Ir ao conteúdo

Processador i5-9400F operando em apenas 0.78GHz, o que pode ser?

Ir à solução Resolvido por Vitor Carazzatto,

Posts recomendados

Postado

Tenho um processador i5-9400F cpu 2.90GHz, de um dia para o outro fui ligar o computador e o processador fica rodando em 0.78GHz e não sai disso!

Ele sempre rodou a 2.90GHz e o Max Turb é 4.1 GHz, alguém sabe o que pode estar causando isso?

Caso ajude na informação, placa-mãe Asus TUF H310M-Plus Gaming 

Postado

@eae_space Tente realizar um teste de stress conforme o @Fuzion200 sugeriu, alguns programas possíveis para tal: AIDA64, Prime 95, CPU-Z. 

Acompanhe não só as temperaturas mas também % de uso e a frequência de operação durante o stress, depois nos informe os resultados. Imagino que esteja ciente que o que processador opera com clocks mais baixos quanto não há muita demanda por processamento já que notou que ele esta operando em 0.78GHz.

Para levantarmos as suspeitas e te ajudar melhor, anexe um print onde mostre a % de uso do processador e ele operando a 0.78GHz conforme você relatou.

Outro ponto, você atualizou a BIOS ou alterou qualquer configuração nela recentemente?

• Curtir 1
Postado

@eae_space Pelo que parece o problema não é só com a frequência, pode ver que a % esta baixa demais, em um teste de stress ela deveria estar em 100%, o que me parece é que ele esta com o multithreading desativado.

Vamos confirmar isso, baixe o programa HW Monitor e monitore por lá em vez do gerenciador de de tarefas, mande um print com ele aberto durante o teste de stress e veremos como prosseguir.

• Curtir 1
  • Solução
Postado

@eae_space Me passa um print da tela inicial do CPU-Z enquanto esta rodando o teste de stress, por favor.

Verifica no Windows se no plano de energia esta selecionado a opção "Equilibrado" conforme abaixo, se não estiver, selecione e repita o teste para ver se tem resultado.

image.png.0c6a8d501ed987ab97ab8299bffa314f.png

Confirma na BIOS como esta sendo exibido o clock do processador, caso tenha dificuldade em localizar este campo, anexe fotos e eu vejo como posso ajudar.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...