Ir ao conteúdo

Como usar o Samba para compartilhar arquivos entre GNU/Linux e Windows 7?

Ir à solução Resolvido por Marcos FRM,

Posts recomendados

Postado

eu tenho um computador linux (com o arquivo 71.pdf, dentro da pasta /home/WORKGROUP), e quero compartilhar essa pasta para um computador com Windows 7, ambos estão na mesma rede...

eu queria usar o Samba para fazer isso, mas não tenho a mínima ideia de como fazer isso... se possivel um tutorial bem detalhado desde o zero seria bom :)

edit: já instalei o samba, e estou perdido no resto 😕

• Membro VIP
Postado

Qual distro do linux?

Alguns possuem ferramentas que ajudam na configuração, outros apenas via edição do arquivo de configuração.

• Curtir 1
Postado

instalei o Kali Linux (rodando xfce4), a fim de aprender como usar os programas :)...

imagino que tenha formas mais faceis de fazer isso, mas se eu aprender editando o arquivo de configuração creio que seja compativel com todas as distros...

vi em tutoriais que se eu clicasse com o botao direito na pasta tinha a opcao de compartilhar, mas não achei... tentei editar o arquivo mas me perdi umas 3x, minha sorte foi que fiz o backup do arquivo :D

Postado

segui esse tutorial:
https://www.thomas-krenn.com/en/wiki/Simple_Samba_Shares_in_Debian

e travei aqui:

image.png.4eb9480c4afac7adb84dc06c29838e8a.png

testei primeiro no meu computador porque ontem testando consegui efetuar login somente no meu pc, mas travei no windows... e perdi o link do tutorial anterior... :/

• Membro VIP
  • Solução
Postado

Para acessar compartilhamentos SMB não precisa nada disso. Use o Nautilus, Thunar, etc. Eles usam o gvfs, que por sua vez usa a libsmbclient para achá-los. Cuide que eventuais firewalls tanto no cliente quanto no servidor precisam liberar as portas usadas pelo Samba (e pelo Avahi para resolução de nomes via mDNS). No Fedora e derivados (firewalld) precisa liberar os serviços "mdns" e "samba-client" ("samba" no servidor).

Por outro lado, para configurar um servidor SMB, daí eu recorro ao arquivo de configuração. Parece que a Canonical tem uma ferramenta (integrada ao Nautilus?) para este fim no Ubuntu, mas estou por fora.

Vários anos atrás decidi escrever um tutorial enxuto sobre o assunto, pois achava os tutoriais existentes muito ruins. Está aqui se interessar. Aliás, precisa ser atualizado levando em conta que o Windows 10 suporta mDNS...

Postado

obrigado :) consegui realizar a conexão, mas enquanto testava isso achei outro problema 😕 eu cliquei em "não salvar credenciais" e o win 7 salvou, tem algum botão de logoff ou algo do tipo, ou forçar a desconexão pelo linux?

outra coisa, se estou em outra rede, é possível conectar com meu pc? por exemplo meu servidor está no 192.168.2.143 / 11.22.33.44, e meu outro pc no 22.33.44.55 por exemplo... quando digito o IP, daria para por "11.22.33.44/192.168.2.143" ou algo do tipo?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!