Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, depois de trocar o KIT placa-mãe, CPU e RAM tenho tido problemas ao bootar o computador. Fui de um i5 2500K, P8H61-M, 2x4GB DDR3 1333MHz para um Ryzen 5 3600, B450-M, 2x8GB RAM 3000 DDR4 MHz. No final da instalação o pessoal teve problemas ao tentar ligar, sugeri mexer na RAM e funcionou. Ao chegar em casa, tive o mesmo problema, consegui bootar depois de reposicionar um stick.

Tive o problema algumas vezes, aparentemente todas as vezes depois de um cold boot. Suspeitei do problema estar nas memórias já que na lista QVL não consta minha memória lá apenas "DDR4 3600(O.C.)/3466(O.C.)/2933/2667/2400/2133 MHz". Duas vezes consegui resolver o problema resetando a bateria CMOS e ativando o modo XMP da placa-mãe na BIOS.

Hoje não tive sucesso em bootar o PC, tentei todos os passos acima. Importante ressaltar que depois de ligar a PSU e apertar o botão de power eu tenho um som e o inicío da FAN da CPU girando e depois parando em um segundo.

Desconfio que possa ser a fonte porém não tenho outra pra testar.

Configuração:
Fonte: Antec EA-650 (9 anos de uso)

GTX 1060 3GB

SSD 256 - HD 1TB

Ryzen 5 3600

GIGABYTE B450-M

2x8GB DDR4 3000MHz

Postado

Poderia poderia ser a fonte sim, mas isso se resolve com um teste rápido de 5  minutos no furmark (Não passe de 5 minutos), só para testar se trava ou desliga ao exigir no máximo... também pode testar a fonte usando o teste de CPU do CPU-Z.

Também pode fazer isso....

https://www.softdownload.com.br/como-verificar-pontuacao-indice-experiencia-windows-10.html

Se depois de todos esse testes continuar tudo funcionando sem trava ou desligar.... é quase certo não ser a fonte....

Voltando para as memórias e a BIOS um desses 2 podem ser o problema.

OBS: se não quiser usar nenhum programa de teste pode fazer isso jogando por horas um jogo pesado que dá no mesmo.

OBS2: Furmark é perigoso ir mais que 5 minutos nele pois ele tente a matar placas de vídeo velhas, já que o mesmo é conhecido por desligar vários controles de temperatura e clock colocando a placa no máximo. Usa-lo é com única função de exigir o máximo de sua placa de vídeo exigindo assim muito de sua fonte de alimentação.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!