Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 5 3400G com quad-channel?


Ir à solução Resolvido por Mathiew,

Posts recomendados

Olá. Tenho um Ryzen 5 3400G em dual channel 2x8gb 2666mhz (que aliás veio muito bom na loteria do silício) que nos testes de benchmark diz bater 60/70fps no Forza Horizon 4 no médio, mas o meu no médio roca a cerca de 90 fps e no ultra com o anti-aliasing no 2x ao invés de 16x roda em 50/55fps, e gostaria de saber se eu poderia colocar mais 2 pentes de memória ram da mesma marca e mesma frequência, no caso, se ele funcionaria em quad-channel, já que uso em dual.
 Talvez eu compre memórias ram novas de 3200mhz para cima e venda as minhas, já que estão 100% saudáveis, e ao fazer isso, utilizar as memórias em 3000mhz, já que o meu aceita até 2933mhz, e um dia trocar meu processador para um Ryzen 7 5700G ou parecido para utilizar as memórias em 3200 ou 3600 se suportar.

Fez sentido? Trocar as minhas 2666 por 3200 ou superior para depois trocar o processador...?


Obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A plataforma só suporta dual-channel, não é porque tem 4 slots que é quad-channel, funciona assim:

A1, B1, A2, B2, ou seja, dois canais, canal A e canal B. Quad-channel é quando se tem plataforma por exemplo de X99 que possuem 8 slots de RAM, em quad-channel, como na imagem abaixo. O desempenho não muda com 2X8GB ou 4X4GB pois ambos os casos estariam em dual-channel.

image.png

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Pode usar sim os 4 slots sem problemas, não há diferenças, sendo em dual-channel como eu citei é irrelevante usar 4X4GB ou 2X8GB, claro que 2X8GB te daria mais margem para upgrades futuros como colocar mais 2X8GB futuramente e ficar com 32GB. Sobre limitação depende da sua placa-mãe que você não especificou a marca/modelo dela, geralmente as A320 suportam até 32GB de RAM, algumas 64GB, então a limitação seria da placa-mãe e não do processador. Se sua placa-mãe for a Asrock A320M-HD, no próprio site da Asrock em especificações você encontra a limitação de RAM, onde grifei de marca-texto amarelo:

image.png

 

 

*Edit: Agora que vi que deixou sua configuração, no caso, a sua B450M da Asus:

image.png

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!