Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cabo da fonte Bluecase BLU-350E derreteu na conexão


Posts recomendados

primeiro quero deixar o aviso de que sou meio leigo em termos de hardware, então preciso de que tenham paciência caso eu esteja falando *****. mas estou me sentindo enganado, feito de trouxa mesmo.

 

no começo de setembro do ano passado, eu comprei um computador "gamer", indo direto à loja e fazendo um orçamento que dava pro meu bolso. confiei no vendedor, nas peças que ele escolheu, porque sou burro mesmo e não tinha um computador novo fazia anos. mas tudo bem, eu tava feliz e o computador tava funcionando perfeitamente. a única coisa que me frustrou foi que o meu hd de 240 gb ficou cheio rápido, mas aí eu fui "bem esperto" e tirei o hd de outro computador e botei no pc novo. continuei usando normalmente, e ele funcionou perfeitamente por meses. até essa ultima madrugada de domingo pra segunda. o pc não estava ligado por nem 5 minutos e comecei a sentir um cheiro de plástico queimado. desliguei tudo correndo e vi que o cabo da fonte tinha derretido uma parte. conversei com um amigo online e ele me disse que a parada poderia ter pegado fogo e até explodido mesmo. mas tudo bem, o pc não tem nem um ano de uso ainda, ainda tá na garantia da loja. deixei lá pra consertar, e enquanto isso em casa eu fui pesquisar melhor, porque como assim a fonte me derrete o cabo de um pc novinho? aí descobri que a marca da minha fonte, Bluecase, é capeta mesmo. minha culpa ser pobre e não ter dinheiro pra uma melhor né? ...mas então, hoje o cara da loja me diz que a fonte tá funcionando perfeitamente, que até testou o pc "sob estresse" e que o problema era só o cabo. mas eu não entendo como a fonte tá ótima se os pinos do cabo ficaram até meio torrados quando ele derreteu, dá pra ver na foto. até perguntei se o hd extra não tinha sobrecarregado a fonte e ele disse que não. até disse que não tinha problema instalar um hd mais "potente," que a fonte capeta (modelo 350w Bluecase blu-350e) aguenta. mas como?? já tive o mesmo computador por 10 anos e a fonte nunca deu problema, aí esse novinho em folha estraga assim?? agora fico aqui sem saber se confio no cara ou se compro uma fonte nova. só sei que estou bem frustrado e me sinto feito de *****. 

Screenshot_20210608-152823_1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um dos principais motivos para acontecer o que aconteceu aí é mau contato, provavelmente você estava usando seu PC com esse cabo mal encaixado, o que gera aquecimento no ponto de conexão. Se fosse um problema da fonte não aguentar a carga do PC, a situação seria outra: a fonte poderia desarmar, explodir ou simplesmente parar de funcionar. Um HD a mais ou a menos não causa esse tipo de coisa, pois o consumo de energia de um HD é quase insignificante. Você saberia dizer a configuração do seu PC? Processador, placa de vídeo, quantidade de memória, etc.?

 

E sobre seus 240GB, provavelmente o que você tem aí é um SSD, e não um HD. O SSD é muito mais rápido que o HD, porém ele é mais caro, então é mais barato comprar um que tenha baixa capacidade para pelo menos instalar o Windows e os programas mais utilizados, o restante você instala num HD secundário, que é mais lento, porém é facilmente encontrado com maiores capacidades de armazenamento. E de alguns anos pra cá você só encontra HDs com 1TB ou mais. Essa é a técnica de usar SSD junto com HD é o que a maioria das pessoas usam, inclusive eu.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então só trocar o cabo mesmo resolveu o problema? tô desconfiado à toa? ainda não fui buscar o pc então não pude testar eu mesmo se tá tudo certo. e sim, eu falei errado, é um ssd o que tenho de 240 gb, junto com um hd mais antigo de uns 120 gb (não vou lembrar agora exatamente o tamanho) que pretendo trocar por um ligeiramente mais novo de 500 gb. essa foto com cada parte que comprei ajuda a identificar a configuração? 

P_20200904_223144_1_1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AlbinoWolf sendo bem sincero, a única coisa que é relativamente "ruim" ai, é a fonte

os SSDs da Kingston não estão na lista dos mais recomendados ultimamente, então caso note algum problema, troque ele...

 

mouse e teclado tem seus padrões, nada muito "gamer"

 

desculpa a invasão amigo, mas lembra de quanto pagou por esse setup?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

em questão de preço, como pegou monitor, mouse, teclado e a config completa, te digo até que pagou bem

 

apenas se oriente com o que disse acima, de resto tudo certo

 

PS: já ia esquecendo, se conseguir colocar mais 8gb de ram, ficaria perfeito com o vídeo integrado, é isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AlbinoWolf A configuração não está ruim não, só a fonte que é meia boca. Sugiro trocar quando possível, pode ser essa XPG Pylon de 450W: 

 

https://www.kabum.com.br/produto/114267/fonte-xpg-450w-pylon450b-bkcbr-80-plus-bronze

 

Você também ganhará mais desempenho se usar dois pentes de memória, com vídeo integrado é sempre uma boa utilizar dual-channel e ter memória sobrando, pois um dos maiores gargalos de PCs com vídeo integrado hoje é a memória RAM compartilhada com o restante do PC. Aqui tem o link pra um pente de memória igual ao seu pra usar junto:

 

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=103547

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, AlbinoWolf disse:

@GuilhermeGB obrigado pelos links! minha intenção é comprar uma fonte nova assim que possível mesmo.

mas enquanto isso, será que essa bluecase aguenta além do ssd, dois hds, um de 500gb e outro de 250gb? devo instalar um cooler extra só para garantir? 

Pode colocar os HDs. O cooler pode ajudar a melhorar o fluxo de ar no gabinete, se for instalado corretamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/06/2021 às 15:56, Kleber Peters disse:

Como bem disse o colega @GuilhermeGB , o que causou isso não foi a qualidade (falta de) da fonte. Mas sim encaixe imperfeito do cabo na fonte. Mas, mesmo assim, aconselho a troca deste componente assim que possível, pois ela não é boa mesmo. 

pode ter sido a fonte. O encaixe é uma peça que se vende avulsa na China e as fabricantes compram. Existem diversas qualidades

Tem conector por exemplo que na parte interna aguenta capacitor X e Y soldado direto nos pinos, outros conectores internamente já tem outro tipo de desenho feito apenas para um cabo ser soldado

 

Não sei se a fonte já veio com esse cabo ou esse cabo seria já usado ou de outro produto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...