Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Excel VBA - Objeto ou Parâmetro para listar todos itens do Excel Sense de um comando.


Posts recomendados

Olá,

 

Estou estudando VBA, e me surgiu uma curiosidade:

Como criar um código para que o Excel mostre uma lista dos NOMES de todos os recursos que um comando tem?

Seria para mostrar nas célula A1, próximo item na célula A2, etc, mostrar os nomes dos itens.

Por exemplo, eu sei que o componente Environ faz isso:

 

Environ(1) mostra ALLUSERSPROFILE=C:\ProgramData, Environ(2) mostra o próximo, etc.

 

qwer.png

 

 

 

Quero um comando que faça o mesmo para qualquer comando, por exemplo com o ActiveCell, que mostre todos os itens disponíveis dele lá na coluna A:

 

asdf.png

 

 

asdf.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pela iniciativa de estudar VBA... e já que você está nessa vibe, vamos dando nomes corretos aos bois?

você gostaria de uma maneira, via VBA, de listar, para todos os objetos do Excel (e os do próprio VBA/VBE etc.), todos os seus métodos, suas propriedadesseus eventos, suas constantes tipadas/enumeradas... é isso?

Olha, desconheço uma maneira de fazer isso ser listado via código. Mas dentro do editor do VBA, você pode a qualquer momento verificar a estrutura do Modelo de Objetos  atravé do Pesquisador de Objetos, teclando F2:

624700835_PesquisadordeObjetos.jpg.12a79459fe1924dfd53566fc3ef4d4c5.jpg

 

Outra maneira, embora rudimentar, seria exibir o Help online de um dos tópicos e analisar a árvore do lado esquerdo do navegador:

 

81869957_ModelodeObjetosviaHelp.jpg.421c3b18bcabbccdcbf3c1905fd35975.jpg

 

A listagem que você fez em seu exemplo, usando a função do VBA (do VBA mesmo, não do Excel) a VBA.Environ não lista recursos nem comandos. Lista apenas Variáveis de Ambiente do Windows, uma simples String.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edson Luiz Branco Obrigado, Edson. Gosto de ver todas as opções para ter uma visão do todo. Vi que são inúmeros objetos, métodos, eventos... mas vou assimilando um pouco todos os dias.

Para complementar meus estudos, você poderia indicar algum curso ou canal que julgue bastante relevante no estudo de VBA?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, daviddatal disse:

...você poderia indicar algum curso ou canal que julgue bastante relevante no estudo de VBA?

 

Fazendo uma analogia coloquial, seria como dizer que "...nunca comi um pão feito em padaria, sempre fiz meus próprios pães em casa... mas dizem que a Panificadora do Zé faz um pão 'da hora'" hehehe.

Então não saberia lhe orientar sobre isso... mas há bons canais no YT sobre VBA para iniciantes, como o da Hashtag Treinamentos, o da VBA Academy, o do Tomás Vasquez... enfim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Edson Luiz Branco disse:

 

Fazendo uma analogia coloquial, seria como dizer que "...nunca comi um pão feito em padaria, sempre fiz meus próprios pães em casa... mas dizem que a Panificadora do Zé faz um pão 'da hora'" hehehe.

Então não saberia lhe orientar sobre isso... mas há bons canais no YT sobre VBA para iniciantes, como o da Hashtag Treinamentos, o da VBA Academy, o do Tomás Vasquez... enfim.

 

Agradeço por isso. Estou vendo algumas aulas de um canal, mas já pretendo rever de outros para aprofundar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!