Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola pessoal essa é minha primeira postagem no forum. Tenho um notebook sony vaio f series com i7 740qm e gt 425m modelo pcg 8114l, ele teve um problema no cooler, a fan dele parou de funcionar e entao ele ligava por poucos segundos e depois desligava, entao levei num tecnico e ele "ajeitou". Ele não tinha uma fan exata do mesmo modelo do note entao  adaptou uma fan de outro notebook no meu e parece q deu tudo certo, porém usando ele um pouco vi q esquentava muito naturalmente. No outro dia deixei ele com a tampa abaixada em repouso e quando liguei ele ficou com a logo vaio em vermelho e a BIOS tava verde e no windows tinha umas manchas , como se fosse artefato. Falei com ele e ele me sugeriu testar o cabo flat, reconectei o cabo flat e troquei a pasta termica e o problema sumiu.

Minha duvida é, esse problema vai acontecer dnv mesmo que eu compre o fan original e instale nele corretamente ?(por que estragou a placa de video dele)Ou se comprar esse fan e instalar certinho nao vai dar problema nenhum?(por ser apenas um problema momentaneo na hora do aquecimento, e a placa de video dele ta boa ainda)

No momento deixe ele aqui parado sem usar , pra ver a melhor solução  pra ele

20210623_113133.jpg

IMG-20210623-WA0021.jpeg

20210623_113145.jpg

• Membro VIP
Postado

Não parece estar relacionado com o fan, a não ser que o adaptado seja inferior ao original.

Veja se acha programas como Rmclock, Throttlestop para fazer o ajuste fino de tensões ou limitar o consumo. Geralmente isso ajuda muito na temperatura.

Postado

Esse problema parece q é artefato na placa de video dele, so q por mais estranho q pareça, trocando a pasta termica dele e reconectando o flat "parece q resolveu"voltou a funcionar normal ate entao. o cooler adaptado tem mesma tensão e corrente, porém ele ficou fora do encaixe original. Isso é sinal q a placa de video morreu ou esta morrendo?

• Membro VIP
Postado

Se aparece artefatos, pode ser problema na GPU ou memória, se der uma procurada no fórum tem explicando os sintomas de cada um.

No caso de notebooks é comum ocorrer problemas por causa de sobreaquecimento, as "esferas" que soldam a GPU aquecem e quando esfriam podem ocorrer pequenas fissuras que causam mau contato, assim gera um problema intermitente. Quando a GPU está Ok, é possível fazer o reballing que é remover, colocar nova solda e retornar na placa, em outros o mau contato acaba danificando a GPU e é preciso trocá-la. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...