Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá amigos como estão ?

Venho nesse tópico tirar uma dúvida pra ver se deixo minha neura de lado kkkk

Pois bem, tenho uma RX 480 Strix 8GB, 3 fans, tenho ela a um tempo razoável já quase 4 anos, porém é uma placa q tem me servido extremamente bem para o que eu jogo porém de uns tempos pra cá ela começou a aquecer de maneiras que não aquecia antes.

Nesse periodo de 4 anos troquei a pasta algumas vezes, a mais recente troquei agora em Janeiro, coloquei uma G40 da DeepCool, mudei a curva de fans dela de fabrica para uma customizada que não atrapalhasse o barulho, já que o gabinete está na altura da minha cabeça em cima da mesa, porém ultimamente não sei se é algo relaciona a driver ou outro problema mas alterar os fans e etc não tem dado efeito nenhum nos games.

Não costumo jogar nada relativamente pesado e no ultra dos gráficos (o mais pesado que tenho no momento instalado é o Session e o Ghostrunner), mas sem ajustar a curva dos fans manualmente, o driver deixa sempre eles em 800rpm no automático, jogando Spyro por exemplo, a placa beirou 80ºC por conta disso, sem ativar velocidades mais altas de rotação conforme aquecia como fazia antes, quando chegava em 72º aumentava para a casa dos 2100rpm, considerando que o clima hoje esta fazendo na casa dos 15ºC por aqui me assustei com a temperatura

Tentei Undervolt, coloquei 1310mhz em 1070 da tensão e não teve diferença alguma, rodei um stress para teste ficou em 70/72ºC 100% de uso, mesma coisa que pega atualmente com a minha configuração atual da foto, curioso que de fabrica, a frequencia de 1278mhz vem em 1150 de tensão, e 1310 que é o padrão, vem em 1130, deixei a tensão de fabrica pra não ficar mexendo nisso e só mudei o clock para 1325 (a placa por conta chega em 1330)

Bom resumindo a história com alguma duvidas

Um driver recente pode atrapalhar nessa questão ? Não sei até onde isso é verdade de que drivers mais novos podem atrapalhar mais que ajudar em GPUS mais antigas. O fato de uma instalação problemática ou talvez bug no software da AMD estar registrando métricas de temperatura erradas talvez.

Considerando que a placa tem 4 anos, com a configuração da foto 72/73º em FullLoad é uma temperatura segura ? Qual seria o máximo de segurança para esse modelo da 480 ?

Thermal Pads podem causar esse aquecimento fora do normal ? Da ultima vez que abri ela pra limpar notei que os thermal pads estavam meio umidos, mas não estavam esfarelando então apenas troquei a pasta e fechei com todo cuidado)

Tenho essa duvida porque a atual situação inviabiliza de comprar GPU pelo menos no mesmo nível desta minha, agradeço as respostas desde já e bom fds a todos

Restante do setup

Ryzen 5 1600af

PSU XFX 500XT

16gb Crucial 2666mhz DDR4

AB350M

spacer.png

Postado

@LuisGustavo23 Olá,

É normal que a sua placa chegue perto de 80C em full load, ainda mais com essa curva de fans aí.

Única coisa que faria aí caso queira que ela rode mais fria é aumentar a rotação dos fans. Eu configuro na minha placa para que os fans girem a 100% já em 78C. 90% em 70C. 

Barulho a mais não é problema, importante para longevidade da placa é menor temperatura.  

Eu não mexeria em tensão ou clock. No seu caso parece totalmente desnecessário 

• Curtir 1
Postado
58 minutos atrás, LuisGustavo23 disse:

Tentei Undervolt, coloquei 1310mhz em 1070 da tensão e não teve diferença alguma, rodei um stress para teste ficou em 70/72ºC 100% de uso, mesma coisa que pega atualmente com a minha configuração atual da foto, curioso que de fabrica, a frequencia de 1278mhz vem em 1150 de tensão, e 1310 que é o padrão, vem em 1130, deixei a tensão de fabrica pra não ficar mexendo nisso e só mudei o clock para 1325 (a placa por conta chega em 1330)

Uma coisa: o padrão, não é BEM um padrão.. A AMD estabelece essa tensão, eu imagino, que seja pra atender todas as placas do mercado.. Aquelas boas pra OC, que usam pouca tensão pra clock mais alto e para aquelas que são péssimas nisso, que precisam de tensão mais alta, pra um certo clock..

PORÉM, isso NÃO significa que o driver vá usar 1150mV, sempre.. Ele usa menos.. Eu te diria pra usar a placa na configuração padrão e monitorar com o Afterburner ou outro programa do gênero, pra ver como sua placa tá sendo usada, pelo driver.. Clock, tensão, essas coisas..

Sobre temperatura, o máximo é na casa dos 95ºC, então tá tranquilo.. Os thermal pads, pelo que falou, estão em ótimo estado.. A umidade deles é normal..

• Curtir 1
Postado

Fiz a troca da pasta da GPU, aproveitei porque já tinha que trocar a do Ryzen também aí dei uma geral em tudo, deixei as tensões e clock no stock e mudei a curva dos fans levemente maior com 60% na casa dos 65º e 75% caso atinja mais de 75º e a temperatura estabilizou na casa dos 68/70 em full load. Obrigado a todos que responderam !

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...