Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera, abaixo está minha atual configuração e gostaria que me ajudassem a escolher qual troca de componentes me daria um melhor desempenho para jogos. Como o mercado no geral está com tudo muito caro, acho bom definir o que realmente quer comprar e assim aproveitar alguma oportunidade que aparecer. Estava pensando em gastar no máximo 5k.

Placa-mãe: B360 Aorus gaming 3
Processador: Core i7 8700

Placa de vídeo: GTX 1070 Ti mini Zotac
Memória ram: 2x 8gb Corsair Vengeance 2666mhz
SSD M.2 NVMe Kingston A2000 250GB (somente SO: Windows 10) 
HD: 1 Seagate 1TB e 1 Segate 2TB 7200rpm (Jogos e arquivos)
Fonte: Cooler Master 650W Real série Bronze 80 plus
Water Cooler Corsair H60

Estava pensando em adquirir um processador i9-9900K ou uma placa de vídeo RTX 3060. Aceito outras sugestões também! Valeu...

Postado
24 minutos atrás, victorhorodrigues disse:

Galera, abaixo está minha atual configuração e gostaria que me ajudassem a escolher qual troca de componentes me daria um melhor desempenho para jogos. Como o mercado no geral está com tudo muito caro, acho bom definir o que realmente quer comprar e assim aproveitar alguma oportunidade que aparecer. Estava pensando em gastar no máximo 5k.

Placa-mãe: B360 Aorus gaming 3
Processador: Core i7 8700

Placa de vídeo: GTX 1070 Ti mini Zotac
Memória ram: 2x 8gb Corsair Vengeance 2666mhz
SSD M.2 NVMe Kingston A2000 250GB (somente SO: Windows 10) 
HD: 1 Seagate 1TB e 1 Segate 2TB 7200rpm (Jogos e arquivos)
Fonte: Cooler Master 650W Real série Bronze 80 plus
Water Cooler Corsair H60

Onde especificamente essa config está deixando a desejar em jogos? É um setup muito bom diga-se de passagem.
Quais são os principais jogos e em qual resolução você joga ou pretende jogar?

Postado
5 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

É um setup muito bom diga-se de passagem.

Também achei bem legal,da pra ele esperar o preço das placas abaixarem ou amd e intel lançarem nova geração 

Postado

@Matheus Quinaud

22 horas atrás, Matheus Quinaud disse:

Ano passado sugeria troca a placa de vídeo, hoje se você espera, no futuro com esse dinheiro compra a placa e o processador (zoas você entendeu)

A ideia é esperar um pouco mesmo. Só queria definir melhor minhas escolhas pra aproveitar alguma possível promoção e tal

@NIGHT FALL

22 horas atrás, NIGHT FALL disse:

Onde especificamente essa config está deixando a desejar em jogos? É um setup muito bom diga-se de passagem.
Quais são os principais jogos e em qual resolução você joga ou pretende jogar?

Jogos mais antigos rodam de boa até 4k aguenta, já os mais recentes não estão rodando legal. Os dois últimos que joguei foram Assassin's Creed Valhalla e Resident evil Village. Em ambos tive que mexer bastante nas configurações de vídeo pra jogar. Apesar da minha tela ser 4k, estou jogando em 1080p mesmo. O RE village rodou até legal com configurações no médio e algumas no alto, mas nas partes abertas do jogo já não ficava legal. O Assasins Creed eu já não curti os gráficos, tive que reduzir bastante a qualidade pra ficar "jogável", porque tava travando bastante. Aí estava pensando no que eu poderia melhorar o desempenho. Não seria por agora, mas queria definir o que seria.

Postado
34 minutos atrás, victorhorodrigues disse:

@NIGHT FALL

Jogos mais antigos rodam de boa até 4k aguenta, já os mais recentes não estão rodando legal. Os dois últimos que joguei foram Assassin's Creed Valhalla e Resident evil Village. Em ambos tive que mexer bastante nas configurações de vídeo pra jogar. Apesar da minha tela ser 4k, estou jogando em 1080p mesmo. O RE village rodou até legal com configurações no médio e algumas no alto, mas nas partes abertas do jogo já não ficava legal. O Assasins Creed eu já não curti os gráficos, tive que reduzir bastante a qualidade pra ficar "jogável", porque tava travando bastante. Aí estava pensando no que eu poderia melhorar o desempenho. Não seria por agora, mas queria definir o que seria.

Só agora que percebi essa combinação.
Você tem um processador muito forte embarcado em uma placa-mãe com muita firula mas com VRM que não me parece nada adequado a um monstrinho como o 8700.
Seu kit não deveria ter dificuldades pra jogar nenhum dos títulos em qualidade satisfatória, mesmo ACV que é bem pesado, mas em qualidade Alta/média deve ficar na casa dos 50~60 fps, isso me leva a suspeitar que pode estar havendo drop na frequência caso VRM da placa não esteja suportando.

Chegou a fazer algum monitoramento durante a game play pra saber como andam as temperaturas e o clock do processador?

Qual a marca e modelo do gabinete e quantas fans tem nele para refrigeração.
Sei que a pergunta do tópico não era essa, mas seu kit é muito bom, creio que dê pra contornar a situação sem ter que gastar em upgrade no momento, agora caso não queira insistir em testes e queira partir direto pra recomendações, basta falar que pulamos a parte difícil.

Postado
53 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

Só agora que percebi essa combinação.
Você tem um processador muito forte embarcado em uma placa-mãe com muita firula mas com VRM que não me parece nada adequado a um monstrinho como o 8700.
Seu kit não deveria ter dificuldades pra jogar nenhum dos títulos em qualidade satisfatória, mesmo ACV que é bem pesado, mas em qualidade Alta/média deve ficar na casa dos 50~60 fps, isso me leva a suspeitar que pode estar havendo drop na frequência caso VRM da placa não esteja suportando.

Chegou a fazer algum monitoramento durante a game play pra saber como andam as temperaturas e o clock do processador?

Qual a marca e modelo do gabinete e quantas fans tem nele para refrigeração.
Sei que a pergunta do tópico não era essa, mas seu kit é muito bom, creio que dê pra contornar a situação sem ter que gastar em upgrade no momento, agora caso não queira insistir em testes e queira partir direto pra recomendações, basta falar que pulamos a parte difícil.

Temperatura eu olhei, está ok. Clock não olhei certinho, apenas verifiquei a porcentagem de uso no próprio windows. ACV usa de 30%~45% da CPU.

Uso um gabinete corsair spec03. Atualmente está com 3 fans, duas frontais e uma traseira. A parte de cima é aberta e dá pra colocar mais duas fans. Também estou utilizando watercooler no processador, modelo H60 da corsair. E além disso, possuo um ar condicionado no ambiente que fica o PC, então acredito q temperatura não deve ser problema.

Sobre minha placa-mãe, comprei por cerca de R$500. Realmente não era das melhores, mas outras superiores passavam de R$900. Vendo o mercado hoje, deveria ter investido um pouco mais na placa-mãe e talvez em memórias mais rápidas também.

Postado
18 horas atrás, victorhorodrigues disse:

Temperatura eu olhei, está ok. Clock não olhei certinho, apenas verifiquei a porcentagem de uso no próprio windows. ACV usa de 30%~45% da CPU.

Uso um gabinete corsair spec03. Atualmente está com 3 fans, duas frontais e uma traseira. A parte de cima é aberta e dá pra colocar mais duas fans. Também estou utilizando watercooler no processador, modelo H60 da corsair. E além disso, possuo um ar condicionado no ambiente que fica o PC, então acredito q temperatura não deve ser problema.

Mesmo que tenha todas as condições favoráveis, por desencargo de consciência recomendo que utilize o software PRIME95 para estressar o processador por alguns minutos (30 min por exemplo) e o software HWinfo para monitorar a frequência, se em algum momento ela cair drasticamente isso indica um sinal de superaquecimento no VRM da placa-mãe.

18 horas atrás, victorhorodrigues disse:

e talvez em memórias mais rápidas também.

Seu processador suporta apenas memórias até 2666mhz. Fora que pra Intel esse quesito não faz diferença.

• 3 semanas depois...
Postado
Em 29/06/2021 às 18:18, NIGHT FALL disse:

Mesmo que tenha todas as condições favoráveis, por desencargo de consciência recomendo que utilize o software PRIME95 para estressar o processador por alguns minutos (30 min por exemplo) e o software HWinfo para monitorar a frequência, se em algum momento ela cair drasticamente isso indica um sinal de superaquecimento no VRM da placa-mãe.

Seu processador suporta apenas memórias até 2666mhz. Fora que pra Intel esse quesito não faz diferença.

Fiz os testes e não percebi nada de anormal. Teste de estresse ele aguentou legal se queda drástica. Temperatura ficou pouco acima de 80º. 

Postado
3 horas atrás, victorhorodrigues disse:

Fiz os testes e não percebi nada de anormal. Teste de estresse ele aguentou legal se queda drástica. Temperatura ficou pouco acima de 80º. 

Temperatura do processador nem sempre é relevante.
Chegou a conferir a frequência mínima do processador durante o teste? Em qual valor ela ficou?

Postado
39 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

Temperatura do processador nem sempre é relevante.
Chegou a conferir a frequência mínima do processador durante o teste? Em qual valor ela ficou?

Tirei o print enquanto o Prime95 estava executando.

image.png.9243d097a9407bd826a1e329f4946436.png

Postado

@victorhorodrigues Em algum momento seu processador teve uma redução bem drástica e anormal de frequência, isso pode indicar thermal throttling.

Claro, não sei detalhes dos testes que você efetuou, mas não é comum que o clock baixe tanto (A não ser que o sistema operacional esteja em modo de economia de energia).

image.png.1cc8922dbb049eb1d57d579128dbab84.png

Postado
24 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

@victorhorodrigues Em algum momento seu processador teve uma redução bem drástica e anormal de frequência, isso pode indicar thermal throttling.

Claro, não sei detalhes dos testes que você efetuou, mas não é comum que o clock baixe tanto (A não ser que o sistema operacional esteja em modo de economia de energia).

o estranho é que esse valor mínimo fica sempre o mesmo, independente de estar fazendo teste ou não. Reniciei o PC e abri, e está o mesmo valor. Refiz o teste e usei o HWMonitor pra olhar o clock.

Antes do teste

1.thumb.png.628fac16998e42fc9b0c7a22dcade0b7.png

Durante o teste

2.thumb.png.24bcada2deb8c28cd914f8e7dd05a64b.png

Postado
12 minutos atrás, victorhorodrigues disse:

@NIGHT FALL Então, estava usando o Hwinfo. Ele que estava com o valor fixo mínimo de 800 MHz. Agora esses últimos prints foram do HW Monitor.

Use o prime95 pra stressar o processador durante cerca de meia hora, ao chegar em 30 minutos, tire um print das telas do Hwinfo e do hwmonitor (SEM FECHAR O PRIME92) e poste aqui no tópico.

Não corte nenhuma informação, poste os prints de forma integral.

Postado
14 minutos atrás, victorhorodrigues disse:

@NIGHT FALL  Fiz como falou. Iniciei o teste as 17h30 e tirei o print agora com tudo aberto. 

image.thumb.png.2800961a71cce841b514f0dbadd295f6.png

Seu Hwmonitor está apresentando problemas, isso já tira a confiabilidade das informações obtidas.
Faltou tirar foto dos sensores do Hwinfo que seria essa tela. A ideia aqui é saber se o clock abaixa devido a temperatura.

image.png.cac5739862b646294bb3376377577975.png

Postado

@victorhorodrigues Houve uma leve redução de clock, mas ao que tudo indica apenas para manter o processador dentro da margem segura.
Se usa ar condicionado no local onde armazena o setup, isso já reduz bastante as chances de throttling, ao que tudo indica a placa está aguentando bem o tranco (Se as medições estiverem corretas claro.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!