Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá Saudações à todos.

Encontrei uma fonte numa sucata cujos defeitos são: Dois transistores KSH13009 em curto e dois capacitores estufados na entrada DC alta. 

Os capacitores eu troquei, porém os transistores, notei que o preço está um tanto não viável. Em fim a questão é: Tenho bons transistores D13007 e eu gostaria de saber se posso colocar um conjunto de dois desses transistores em paralelo para suprir o equivalente a cada transistor KSH13009.

Desde já agradeço a todos que se dispuserem em responder.

Postado

Transistor em curto significa que recebeu um surto de tensão. Os 2 modelos possuem a mesma isolação. Quanto ao ganho, o original é melhor mas como o ganho decresce com o aumento da corrente com o paralelismo terá a performance equivalente.

Boa sorte.

• Curtir 1
Postado
5 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Transistor em curto significa que recebeu um surto de tensão. Os 2 modelos possuem a mesma isolação. Quanto ao ganho, o original é melhor mas como o ganho decresce com o aumento da corrente com o paralelismo terá a performance equivalente.

Boa sorte.

Olá. Primeiramente meus agradecimentos por responder.

Quero acrescentar que venho buscando também saber se haveria alguma adaptação a cada um dos transistores em paralelo (Visto que raramente eles venham a ter idênticas características)? Algo como um diodo nos coletores e ou resístor de baixo valor entre coletores para que um não "force" a saída do outro, ou algo nesse sentido. Em fim quais poderiam ser os métodos possíveis para que tal adaptação venha a ser satisfatória?

Entendo que respostas para questões como esta podem vir a ser bem úteis a muitos dos seguidores dessa página.

Postado

A medida que a corrente aumenta cai o ganho e aumenta a tensão base-emissor. Essas 2 características fazem que a corrente se distribua de forma quase igualitária entre os 2 componentes. Como transistores não são elementos de precisão, podemos dizer que no paralelismo de 2 transistores bipolares do mesmo modelo no pior dos casos teremos uma distribuição de corrente de 60%-40%. Se olhar bem nos datasheets dos transistores de alta tensão verá que o ganho costuma ser baixo e que a variação do Vbe em função da corrente é bem elevada. Isso facilita e muito a distribuição dinâmica das correntes no paralelismo. Nos transistores de baixa tensão e alto ganho tentar aproveitar essa característica fica complicado pois a variação entre o ganho mínimo e o ganho máximo é muito elevada e a variação do Vbe em função da corrente mais estreita.   Não é necessário para esta aplicação a colocação de resistores com finalidade de distribuição igualitária de corrente tal qual se faz nos circuitos de áudio.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...