Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Provedora de internet pode cobrar pra eu usar IP fixo?


Posts recomendados

Olá a todos, não achei nenhuma área em específico para esse assunto mas vamos lá. Como não conheço ninguém dessa área gostaria de ver com vocês do fórum sobre o que acham da atitude da minha provedora de internet. Eu como sou leigo no assunto não sei se isso é comum, mas a minha última provedora abriu as portas no modem sem problema nenhum e não falou nada sobre valor adicional. O pouco que eu sei é que cada computador tem seu IP ele pode ser dinâmico ou estático, o meu era dinâmico, vi um tutorial simples no Youtube e deixei ele fixo, e meu provedor queria me cobrar 20 reais por mês a mais para fazer esse simples serviço. 

WhatsApp Image 2021-06-29 at 15.48.23.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cristian Villarinho isso depende da politica da empresa, eles podem cobrar ou não, não há nada que obrigue um provedor e te realizar qualquer serviço de graça a menos que esteja relacionado no contrato, inclusive podem bloquear portas por que o serviço é de acesso a internet e não prover serviços à internet.

A menos que seja um plano empresarial que relacione esses serviços em contrato.

E você cnão consegue trocar o ip dinamico por fixo, quem faz isso é a operadora, o que você pode fazer é configurar o DDNS, que seria o dns dinamico, sendo o mais famoso o noip.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

59 minutos atrás, Cristian Villarinho disse:

O pouco que eu sei é que cada computador tem seu IP ele pode ser dinâmico ou estático, o meu era dinâmico, vi um tutorial simples no Youtube e deixei ele fixo

WhatsApp Image 2021-06-29 at 15.48.23.jpeg


Você está totalmente equivocado. 

Seu IP é dinâmico, pois o provedor apenas te empresta ele, caso você queira utilizar apenas um determinado endereço o provedor pode sim te cobrar por isso.

Outro detalhe, o IP que você colocou como "FIXO" é apenas o IP da sua rede, não o IP que te identifica na internet.

Na questão do IP a atendente está correta, toda operadora trabalha assim, porém na questão do encaminhamento ela também está equivocada, pra fazer um encaminhamento não é preciso ter um IP FIXO, um simples DNS resolve o problema.

Talvez você não soube explicar a ela qual a sua necessidade. Provedores de internet locais tendem a deixar portas de acesso bloqueadas por medida de segurança, você não precisa solicitar um encaminhamento, apenas que as portas não sejam bloqueadas pelo provedor.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@wagner2029 Eu sou meio leigo no assunto, eu achava que meu IP era fixo, pois procurei na internet "como tornar IP dinâmico em fixo" então fiz o procedimento nas configurações do modem, um lance de "reserva de IP" mas então isso não tem haver com o que o provedor está falando?

@NIGHT FALL Pois então, eu sou leigo no assunto, o que eu fiz, junto aos tutoriais na internet é reservar o IP nas configurações do modem, assim deixando o IP do computador fixo, mas então isso não tem haver com as portas? por exemplo, eu quero abrir a porta 28015 o servidor de um jogo, então eu fui em um lugar de portas lá nas config do modem e coloquei certinho, TCP e UDP mas ainda sim meu servidor não está funcionando, no caso as portas estão bloqueadas pelo provedor? o que eu deveria fazer é pedir pro provedor desbloquear as portas e não "reservar" tais portas a um preço?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Cristian Villarinho disse:

Pois então, eu sou leigo no assunto, o que eu fiz, junto aos tutoriais na internet é reservar o IP nas configurações do modem, assim deixando o IP do computador fixo

 

18 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

o IP que você colocou como "FIXO" é apenas o IP da sua rede, não o IP que te identifica na internet.

 

10 minutos atrás, Cristian Villarinho disse:

mas então isso não tem haver com o que o provedor está falando?

 

IP é uma coisa, porta é outra, IP identifica um equipamento, Porta identifica um serviço.

 

13 minutos atrás, Cristian Villarinho disse:

no caso as portas estão bloqueadas pelo provedor?

 

Alguns provedores bloqueiam, outros não, é  confirmar com o seu provedor, infelizmente não há como eu saber.

 

14 minutos atrás, Cristian Villarinho disse:

 que eu deveria fazer é pedir pro provedor desbloquear as portas e não "reservar" tais portas a um preço?

 

Eles não cobram para liberar portas, mas sim para lhe emprestar um IP específico.

Basta pedir para eles liberarem a porta 28015 que você precisa, se eles falarem que não fazem bloqueio então a regra que você criou no modem está errada.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cristian Villarinho existe o ip interno e o ip externo, o ip interno você pode fixar no seu computador lá nas configurações de rede, vai nas propriedades e anota as configurações e define elas no protocolo tcpip v4.

fixando o ip você pode encaminhar uma porta para o seu ip, não precisa de ip fixo para isso, você pode usar o ddns.

nesse site você testa pra ver se deu certo o encaminhamento de portas

https://testeportas.com.br/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@wagner2029 Entendi, no caso nesse site onde tem pra colocar o IP eu coloco o interno ipv4 ou externo? outra coisa sobre o IP externo, como eu vejo ele? nesse site que você mandou diz que meu IP é x mas em um outro site com a mesma finalidade diz que meu IP é y... aliás fiz o teste com a porta e apareceu "inacessível" não sei se estou colocando o IP errado, se configurei errado no modem, ou como o amigo ali disse, o provedor deixou bloqueados as portas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cristian Villarinho o seu ip externo você pode ver nesse mesmo site ou no meuip.com.br

o ip interno não vai aparecer na internet, na internet o que aparece é o ip externo e a porta.

nesse site teste de portas você só vai colocar a porta, o ip externo ele detecta sozinho.

pesquisa pelo modelo do teu modem no youtube que deve aparecer tutoriais ensinando a abrir as portas dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!