Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Há dias que estou procurando e não encontro informações que me ajudem. Eu já consegui configurar para bootar ISO e deu certo. E só pela diversão, gostaria de tentar bootar uma imagem (RAW) que criei com o dosbox-x e instalei o Windows 95. No máximo, fiz o GRUB2 listar os arquivos nessa imagem.

O grub tem o módulo para MS-DOS. Sei que devido a grande dioferença de hardware, pode aparecer uma mensagem de erro. Mesmo com o "HIMEM" configurado. Mas se bootar o MS-DOS, já tá valendo.

Sites com configurações que não me ajudaram:

https://www.ab9il.net/linux/grub2-iso-booting.html

http://www.gnu.org/software/grub/manual/grub/grub.html#DOS_002fWindows

E outros fórums.

Alguma ideia?

Postado

@Lerub você tá falando de maquina virtual ou dar boot direto na placa-mãe?

O windows 95 é complicado de rodar até em maquina virtual, já tentou rodar no virtualbox?

Mas se você quer a experiencia completa de rodar o windows 98 eu sugiro a placa-mãe a7n266 vm, você acha o kit completo com processador e ram por 100 reais

Postado

@wagner2029 

50 minutos atrás, Lerub disse:

[...] Sei que devido a grande diferença de hardware, pode aparecer uma mensagem de erro. Mesmo com o "HIMEM" configurado. Mas se bootar o MS-DOS, já tá valendo.

Na minha máquina e só pela diversão. E eu não posso comprar hardware, no momento.

Postado

Eu consegui bootar um disquete do Win95 com esses comandos:

menuentry "floppy disk" {
        linux16 /boot/memdisk
        initrd16 /w95bd.img
}

E apesar de eu conseguir fazer o GRUB listar os arquivos da imagem, não consigo fazer o MS-DOS reconhecer a partição.

Config:

loopback loop0 /pata.img
        ls (loop0,msdos1)/
        linux16 /boot/memdisk
        initrd16 /w95bd.img
}

Postado

Resultado atual:

Eu reduzi o tamanho de uma partição para ficar um pouco mais de 2G de espaço livre. Essa partição extra foi formatada em fat1'6. Para economizar tempo, bootei o HD com QEMU.

Como eu não ia bootar a distro Linux, não tem problema fazer isso.

O MS-DOS reconheceu a partição, mas não o sistema de arquivos. Apago a partição com o FDISK e crio outra. Depois frormatei com o comando format e bootei no Arch Linux. Iniciei o GParted e o mesmo diz:

Cant have overlapping partitions

Eu clico em ignorar e todas aparecem normais e acessíveis (com exceção da MS-DOS). A formatada pelo MS-DOS aparece com um exclamação amarelo. Mas posso montar-la e escrever dados nela.

Fiz só umas mudanças no "disquete" (não mandei o FDISK marcar como ativa) para ter suporte a HIMEM.SYS e tentei inicializar o Windows 95. Porém, o mesmo diz que a versão do DOS é incorreta. E a imagem de boot é do Windows 95.😂

Edit:

As partições todas aparecem normalmente, agora. Mas, curiosamente, o espaço "não alocado" continua com o valor de 2G. Mas todas as partições estão normais.

O que aconteceria se eu usasse o comando "dd" para sobrescrever só "/dev/sda3" e não "/dev/sda". A tabela atual continuaria? O "grub-mkconfig" reconheceria como ma partição bootavel?

Postado

Ok. Tudo funciona normal. Só não posso apagar a partição do Windoows 95 sem apagar a do Arch.😅

Pretendo comprar outro HD mesmo. Quando fizer isso, farei uma copia dos arquivos importantes e formato o HD.

Postado

Olha o que p FDISK do Win 95 fez na tabela de partição. Só liberei 2G para o Win95 e o resto foi feito com FDISK. Ainda posso bootar o Linux e usar normalmente. Mas não posso mais reparticionar sem que (automaticamente) apague a do sistema.

putz.png

• Membro VIP
Postado

Interessante. GRUB tem uma "linguagem" de configuração tenebrosa, porém não dá para negar que suporta tudo que é tipo de tranqueira... 😂 Continue atualizando o tópico com suas descobertas!

Postado

@Marcos FRM Só mais uma.

Euo nem gosto do Windows. Só faço pela diversão mesmo. E eu consegui bootar a partição com o MS-DOS instalado usando a config que vi em um fórum concorrente.

insmod progress
    parttool(hd0,msdos1) hidden+
    parttool(hd0,msdos3) hidden-
    set root=(hd0,msdos3)
    chainloader +1
    parttool ${root} boot+
    boot
}

O instalador do Windows 95 sobrescreveu o setor de boot do HD e tive que usar uma distro instalada em meu HD externo para recuperar o GRUB. E detalhe, o sistema da MS não bootou. Mas já era previsto.

Postado

Eu consegui instalar o Windows 98, seguindo as dicas nesse fórum, mais o que eu sei sobre o "HIMEM.SYS". [A moderação: Por favor, caso forem apagar o link por ser de outro fórum, ao menos fazer uma tradução da solução para o probema.]

Eu só não sei por que baralhos o teclado não funciona. E eu acho estranho pelo simples fato de até o MS-DOS 6.22 reconhecer o teclado e aceitar inputs. Eu testei.

Alguma solução?

Uma curiosidade:

Existe uma música chamada "HIMEM.SYS".

Postado

Em uma busca rapida, descubro o óbvio. Antes da interface de usuário (e no modo seguro) o Windows 98 (e MS-DOS) funciona com "BIOS Compatibility". Ou seja, a compatibilidade nativa com o hardware.

Sei que devo adicionar a seguinte linha no arquivo "win.ini".

SkipRedetectMouse=0

Não sei exatamente em que linha adiciono, então adicionei após "[Devices]". Vou testar e sabendo que pode gerar outro erro.

Postado

Instalei o Windows 98 usando o QEMU e deu tudo certo. Na máquina host, reconhece as portas USB 2.0. Teclado funciona, mas mouse não. Para bootar, da uma tela azul, reinicialização forçada e depois boota.

Postado

Instalei em uma imagem (usando o dosbox). Transferi para a máquina host e reconheceu o USB 2.0. Só teclado respondeu. Com exceção de alguns dispositivos específicos, vídeo funcionou (16 cores) e aplicações também.

Fim de experimento.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!