Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Meu processador é um AMD Ryzen 5 3400g, e ele tem desbloqueio (o que não é overclock eu acho) de até 4gb de vram, eu tenho uma placa-mãe que aguenta ela é uma Asrock steel legend b450m e gostaria de saber se podia colocar 4gb de vram para melhorar o desempenho do meu PC. Só que também etm mais uma questão, se isso pode esquentar muito por que meu PC ele tem um gabinete não muito grande, é um Cylon mini da Aerocool, e se a temperatura dele subir pode esquentar minas peças. Então, valeria a pena colocar meu processador para 4gb de vram e se valesse a pena esquentaria muito?

Postado

Não, a APU já desloca a ram automaticamente quando é preciso. Alocando manualmente você só ficaria impossibilitado de usar uma quantidade maior de ram quando não estiver jogando. Há testes no Yt que mostram que alocar ram pela BIOS não muda o desempenho, e também depoimentos pela internet, como esse: 

Screenshot_20210702-234739-311.thumb.png.e689770174b98ece00cebfc426477ab4.png

E se você não estiver se referindo a alocação da RAM do sistema, saiba que não é possível adicionar Vram dedicada às APUs (como o r3400g). Na verdade nem em placas de vídeo dedicadas.

Postado

@Eloy_Dolynho A APU por si só já pega 2gb de ram só pra ela.

Aumentar o VRAM não vai fazer diferença, só irá reduzir mais os seus 6gb de ram restante.

Pelo que vi na aba Meu PC do seu perfil você tem apenas 8gb de ram, os 2gb de VRAM que tem na VEGA 11 do seu processador, é tirado da sua memória, então você fica com 6gb para uso.

Além disso, nunca vi falar nada disso de que alocar mais VRAM aumenta temperatura, isso é algo que não faz muito sentido.

Postado

@Eloy_Dolynho Pra Melhorar desempenho de Ryzen G o q você pode fazer é:

* Usar RAM de alta frequência - 3000Mhz é o ideal

* Usar RAM em dual channel - 2 x 8 Gbé melhor mas pode ser 2 x 4 Gb também

* Overclock da placa de vídeo integrada, utilize o MSI Afterburner. Mas fique atento à temperatura e limite de tensão seguro (eu usaria uns 1.3v).

Postado
agora, Elder Nauvirth disse:

@Eloy_Dolynho A APU por si só já pega 2gb de ram só pra ela.

Aumentar o VRAM não vai fazer diferença, só irá reduzir mais os seus 6gb de ram restante.

Pelo que vi na aba Meu PC do seu perfil você tem apenas 8gb de ram, os 2gb de VRAM que tem na VEGA 11 do seu processador, é tirado da sua memória, então você fica com 6gb para uso.

Além disso, nunca vi falar nada disso de que alocar mais VRAM aumenta temperatura, isso é algo que não faz muito sentido.

kkk tirei isso da minha cabeça por que associei com o overcloock que aumenta a temperatura. Agora posso te fazer uma pergunta? se eu diminuir a vram do meu processador eu posso ter mais desempenho???

Postado
9 minutos atrás, Eloy_Dolynho disse:

se eu diminuir a vram do meu processador eu posso ter mais desempenho???

Se você mudar de 2Gb pra 64Mb, por exemplo, vai ter mais ram pro sistema, mas não vai mudar o desempenho nos jogos. Talvez não abra um jogo que cheque a quantidade de memória da placa, mas isso não diz respeito ao desempenho.

Postado
35 minutos atrás, Eloy_Dolynho disse:

kkk tirei isso da minha cabeça por que associei com o overcloock que aumenta a temperatura. Agora posso te fazer uma pergunta? se eu diminuir a vram do meu processador eu posso ter mais desempenho???

E dar mais memória ram para o vídeo integrado não é OC, então não tem nada a ver.

Diminuir o VRAM pode ser ruim em caso de abrir alguns jogos, visto que a GPU está dentro do processador e também precisa de memória pra funcionar corretamente sem que o resultado final seja ruim.

Postado
2 horas atrás, Eloy_Dolynho disse:

Do mesmo modo que não faz sentido aumentar a quantidade de VRAM também não faz sentido reduzir, 2Gb é a quantidade ideal levando em conta o motor gráfico da Vega 11, reduzir isso vai te impedir de executar alguns jogos.
Se quer mais desempenho nesse caso o jeito é comprar uma placa de vídeo dedicada.

Postado
13 horas atrás, NIGHT FALL disse:

Do mesmo modo que não faz sentido aumentar a quantidade de VRAM também não faz sentido reduzir, 2Gb é a quantidade ideal levando em conta o motor gráfico da Vega 11, reduzir isso vai te impedir de executar alguns jogos.

Neste vídeo, são alocadas diferentes quantidades de memória, mas o desempenho é sempre o mesmo - não parece haver diferença para a Vega 8/11 se a RAM está separada pra ela ou não:

Pode ser que isso não seja verdade pra todas as placas mãe, se eu tivesse um ryzen G eu testaria de qualquer forma.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!