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bom dia, esse barulho está desde de eu usei pela primeira vez, só que ele era bem mais baixo, e de meses pra cá esse barulho só aumenta

eu queria saber se esse ruído é prejudicial pro desempenho do HD, e se tem como resolver esse ruído
eu ví em vídeo em inglês que eu posso tentar usar configurações de AAM, que esse ruído iria parar, mas também que poderia interferir drasticamente na performance 

Modelo do HD: Western Digital wd1003fbyx-01y7b1 
 

 

WD1003FBYX__15334.1575288487__13042.1575288687.jpg

  • Coordenador
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- Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito ou teste com outro, caso esteja utilizando um.

 

2) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

3) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros, testes de diagnóstico e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Western Digital SSD Dashboard, Crucial Storage Executive, SanDisk SSD Dashboard Installer, Intel SSD Toolbox, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox, GUI do SeaTools SSD e etc).

 

3.b) Se o seu HD for da Seagate, verifique também se existe atualização de firmware: https://www.seagate.com/br/pt/support/kb/determining-internal-drive-details-004206en/. Se for da Western Digital, baixe o verificador de firmware: https://support.wdc.com/downloads.aspx?lang=bp#WD_softwarepc

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o  WD Data Lifeguard e faça um teste completo. (pode ser usado em qualquer HD/SSD)

 

6) Baixe também o SeaTools Bootable (pode ser usado em qualquer HD/SSD), em Basic Tests (Testes básicos) faça o SMART Check (Verificação SMART)Short Drive Self Test (Autoteste de disco rápido) e Long Generic Test (Teste genérico detalhado). Pra saber mais sobre essa ferramenta: https://www.seagate.com/br/pt/manuals/software/seatools-bootable/.

 

7) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

8 ) Se o HD estiver fazendo barulho, pode comparar com os sons desse site: Failing hard drive sounds

 

 

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@Enzoribeiro ótimo. Em minha concepção, matou a charada, pois, nesta aba, é referente a um erro que ocorre quando há mau funcionamento da cabeça de leitura, logo aponta conflito na placa lógica do dispositivo. O  software HDD regenerator pode resolver, já consegui recuperar dois HDs utilizando-o.

Postado

@Enzoribeiro , só para avisar, dependendo da quantidade de armazenamento do HD pode demorar,

então se o seu HD tem 1TB, é bom pegar um café ou algo para ler. Utilizei este programa em um de 1TB e demorou três horas.

 

Obs.: não mexe em nada no sistema enquanto o programa realiza a leitura dos setores.

Postado

@Matheus Rodrigues eai mano, deixei rodando enquanto eu tinha ido dormir, quando acordei tava em 85%, eu tive que cancelar porque eu precisava desligar o PC

Eu pensava que iria demorar menos, tipo 3 horas como você falou, mas a estimativa era de 8 horas
Então só vou poder colocar pra analisar na sexta a noite, porque de manhã tenho que usar o PC pra aula
No sábado eu posto o resultado 👍

  • Obrigado 1

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