Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Alguém interligou fisicamente dois PIC para se comunicar vai RS232?

Pode ligar direto TX->RX ?

Fiz um teste rápido aqui entre um 16f628 e um 18F2250,e quando ligo os dois juntos,o 18F2550 não conecta o USB com PC.

Tentei também umSTM32F103 com o 16F628,e o STM fica 'travado' o USB quando envia algo para o 16F628.

É obrigatório quando eu enviar algo de um PIC para o outro,o  que recebeu tem que retornar alguma coisa?

Postado

@vtrx ,

Se for comunicação serial TTL, pode sim ligar os pinos de TX no RX e vice-versa.

voce tem apenas de garantir o formato igual nos dois lados, e para usar apenas as linhas de tx/rx , tem de ser modo Assincrono. Por exemplo, 38400 8N1 = 88400 BAUDS, SEM paridade, 1 Stop bit, e 8 bits de dados.

Se quiser pode também usar os outros sinais complementares, mas dá um baita trabalho inútil, afinal é só Pic a Pic, se fosse via modem poderia ser mais complicado.

Outra coisa : RS232 precisa de conversores de nível .... se você ligar apenas os pinos diretamente de um Pic para outro é o que chamamos Serial TTL  ( 0 e 5V para os níveis Alto/Baixo ).

Nos AVRs precisa ser utilizado um resistor ligado ao +5V para garantir o nivel alto , pois a maioria das bibliotecas trabalha com a saída tipo open coletor ( open drain ) ... não me lembro se os Pics também tem de usar esse resistor ....

Paulo

Postado

@vtrx Eu já liguei os dois pic16f628a e funcionou normalmente, porém a configuração dos baud tem que ser o mesmo para os dois e não precisou de resistor pull Up. Foi direto como você informou,. Certifique- se o clock do PIC 18F2550 para o uso do USB que é 48mhz, porém tem como dividi-lo com suas PLL . Olha, não sei é o seu caso, mas eu já fiz uns projetos com o PIC 18f2550 utilizando USB e tentei utilizar a Interrupção do INT0 e INT1 com o USB ativo e não funcionou.Fiz todas as configurações possíveis e nada, porém sem USB ativo, as interrupções funcionava normalmente, pesquisei em vários fóruns e não achei nada sobre.Parece que com o USB ativo alguns periféricos não funciona perfeitamente,Mas ao mesmo tempo penso que antes de lançarem ao Mercado, a michochip devem ter feito vários testes com esse microcontrolador .

• Curtir 1
Postado

Obrigado a todos,mas o erro foi meu...

1-Liguei o pino RX do 16f628 no lugar errado.

2- Usei uma fonte de carregador de celular para os 5V,mesmo com 1.5 a ela 'arriava' e matava o circuito,provavelmente pelo consumo,que é baixo,a fonte achava que era uma bateria ja carregada.

Vou usar o 16f628 como auxiliar,dedicado só para as matrizes,que são 15 ou 16,e o 18F4550 vai ser o teclado USB.

Logo posto por curiosidade o esboço do de teste do Hardware que são duas plaquinhas antigas cheia de fios...

• Curtir 1
Postado

Segundo li nos datasheet,para eu usar a alimentação de uma porta USB/PC,não seria possível alimentar um 16f648 e um 18f4550,ambos SMD,pois não teria corrente suficiente,correto?

Obs:Os micros não acionam nada pelos ports.

Postado

Bom ... Eu tenho um projeto com 18f2550/18f14k50/18f4550 "DIP" e alimento direto pelo USB e funciona de boa, simplesmente mando informações de um teclado matricial para o PC.Mas já fiz teste com 18f4550 comunicando direto com 16F628A  via serial e funcionou, mas só foi testes, mas acredito que deva funcionar, sim. Agora para acionamento cargas, não dá !   

• Curtir 1
Postado

@vtrx ,

Pode confiar que pelo menos 500 mA toda porta USB 2.0 em diante consegue fornecer sem arriar demais a tensão, mantendo na faixa de 4,8 a 5 Volts.

As mais modernas , tipo 3.0, eu consegui tirar 700 mA mas a tensão cai para 4,8 Volts.

Dá para alimentar tranquilamente seus Pics ...

Paulo

Postado

Obrigado pela respostas dos dois.

Sabe como é ,ja pensou mandar fazer as plaquinhas na China e depois ter que jogar no lixo porque o circuito ficou instável?

Li que a média de corrente da porta USB é de 300ma.

Podendo alimentar os dois pela USB deixaria o circuito bem mais limpo pois só haveria alimentação externa na placa controladora das matrizes.

Postado

@vtrx ,

Eu tive essa dúvida sobre a corrente de uma porta USB, e primeiro fui atrás de alguns chipsets da Intel que faziam essa parte, e todos diziam fornecer 1A, isso nos idos de 2016...  mas alguns HDs externos do tipo de notebook não funcionavam sempre que eram conectados em uma porta USB, indicando algum tipo de problema.

Mas funcionavam normalmente quando trocava de porta no mesmo notebook.... o que indicava que havia mal contato no conector USB.

Então, surgiu um aparelhinho legal, que ligava na porta USB como se fosse um monitor de energia, e indicava a tensão e a corrente que estava sendo consumida, comprei ele e  fiz minhas próprias pesquisas.

Resultado : algumas portas tinham tanto mal contato que mesmo com 500 mÁ a tensão caia abaixo de 4 Volts.... aí uma simples mexida na conexão fazia a tensão subir para quase 5 Volts....  ou seja, realmente ficava complicado confiar na conexão para uma corrente  acima de uns 200 mA. 

Resolvi o problema com uma ideia simples : o AVR que estava usando tinha a capacidade de medir a tensão de alimentação com uma razoável precisão,  entao usei um Mosfet que chaveava uma carga de 15 ohms direto na alimentação, e logo após fazia a medida da tensão,  se continuava acima de 4,7 Volts indicava uma boa conexão para o meu caso, acendia um led verde e deixava o circuito funcionar e fazer o seu trabalho; senão acendia um Led vermelho e parava tudo, indicando ao usuário que ele tinha de procurar uma conexão melhor. Meu circuito precisava de apenas 80 mA para trabalhar, mas preferi testar com cerca de 300 mA para garantir que havia uma boa conexão. 

Tive de fazer um circuitinho de Reset que esperava meio segundo para liberar o AVR,  Isso resolveu os problemas de partida do mesmo.

Paulo

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...