Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Vi um comentário na Kabun sobre usar o filtro de linha com sistema dps em tomada sem fio terra daria choque. Isso é real?

Se eu não tenho aterramento e nem tem como fazer um aqui em casa a princípio, há como usar filtro de linha? Qual o recomendável?

Postado
29 minutos atrás, Alan Sales disse:

Se eu não tenho aterramento e nem tem como fazer um aqui em casa a princípio, há como usar filtro de linha? Qual o recomendável?

vamos la

o aterramento é sim importante para drenar todas essas cargas q dao aqueles choques cabulosos na ponta dos gabinetes e evitar outros danos..

o filtro de linha protege das pertubacoes eletricas vindas da rua, de eventos meteorologicos como raios, etc, etc..

logo, o filtro em si com o aterramento é o conjunto adequado para uma protecao completa dos equipamentos ligados na tomada.. se não pode fazer o aterramento, use o filtro de linha.. mas se puder juntar as 2 coisas, melhor ainda

33 minutos atrás, Alan Sales disse:

Qual o recomendável?

filtro de linha decente, q tenha de fato as protecoes.. os da clamper sao bem recomendados, eu pelo menos aqui uso da clamper e recomendo tranquilamente.. ja me salvou uma vez de pertubacoes da rede eletrica

Postado

@Alan Sales Sim, meu filtro é três pinos, e a tomada também. Se a sua tomada for 2 pinos, e se sua casa não tiver aterramento, você pode simplesmente quebrar o pino do meio com uma alicate 

Mas caso queira usar um adaptador, pode ser também, eu só acho mais prático quebrar o pino do meio 

Postado

@Alan Sales Cada região do brasil tem uma variação de tensão diferente, a depender da companhia de energia, no meu caso aqui é a COPEL, você pode entrar no site da companhia e procurar a norma que diz sobre tensão secundária, os valores que podem variar para ver se está adequado, ou ligar pra eles mesmo, mas essa variação de tensão tem a ver com a própria companhia de energia.
No caso do filtro de linha ser 127v e sua tomada 120v, não tem problema, pode usar. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Alan Sales disse:

@Matheus Dutra seu filtro é de três pinos, correto? Sua tomada também? A tomada específica do local é de dois pinos. Há problema usar adaptador? 

Adaptadores devem ser evitados ao máximo. Recomendo que troque a tomada para o novo padrão, coisa de R$10,00 ou menos.

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, Frib 2K4 disse:

Adaptadores devem ser evitados ao máximo. Recomendo que troque a tomada para o novo padrão, coisa de R$10,00 ou menos.

Já que ele não possui aterramento, simplesmente quebrar o pino do meio não seria uma opção ? o que você acha @Frib 2K4

• Membro VIP
Postado
12 minutos atrás, Matheus Dutra disse:

Já que ele não possui aterramento, simplesmente quebrar o pino do meio não seria uma opção ? o que você acha @Frib 2K4

Eu não tenho aterramento e uso com o pino, pois quebrar o terceiro pino dá trabalho e corre o risco de inverter a polarização das tomadas, muito mais prático manter o pino e comprar uma tomada do novo padrão.

Postado

@Frib 2K4 essa questão de inverter o pino não tem problema, porque a maioria dos componentes trabalham em DC, tem um conversor na entrada do circuito que ajusta a tensão do equipamento utilizado e essa tensão tanto faz se vem fase neutro ou neutro fase da tomada... Essa questão só de polaridade só tem problemas em motores de corrente alternada monofasico 

• Membro VIP
Postado

@Matheus Dutra Mas é muito mais simples contratar um eletricista e trocar a tomada, já que os aparelhos novos são todos do novo padrão, além disso, as novas tomadas evitam choque, o que já é outra vantagem.

• Curtir 1
Postado

Não são os varistores (DPS) que dá choque sem ateramento, são os capacitores Y entre neutro-terra e fase-terra que existe dentro dos filtros da clamper, daneva, sms e etc.. Como você não tem aterramento essa energia fica "flutuando" aí no neutro

Todas fontes de computador tem pelo menos 2 capacitores Y na entrada AC antes da conversão para DC para também filtrar terra-neutro e terra-fase

Muitas pessoas tomam choque no gabinete por conta disso, não é o filtro o problema, o problema é a falta de aterramento.

Mais um motivo para você não quebrar o pino nem usar adaptador e sim usar a tomada de 3 pinos mesmo sem aterramento pois não é bom inverter a polaridade. 

Nesse teu caso eu me preocuparia menos com o filtro. Compra um iPocket da clamper que caso venha uma descarga na rede o iPocket tentará destruir o varistor para preservar teu equipamento. Nesse caso você pode utilizar uma extensão comum ligada nele, tipo essa: 

https://www.magazineluiza.com.br/extensao-multipla-5-tomadas-10a-250v-3-metros-57504030-tramontina/p/6283628/cj/extl/

Cedo ou tarde você terá de fazer um aterramento, e aí nesse caso é só conectar o cabo terra na tomada de pinos que já vai estar na sua parede. Se você mora em casa procure um profissional para fazer um TN-S logo que puder

Postado
2 horas atrás, Alan Sales disse:

@donzmaker mas essa tomada simples com o pocket não teria o mesmo efeito do filtro? O filtro parece ter um custo benefício melhor.

Na minha opiniao você vai aproveitar melhor o DPS sem os capacitores X e Y para filtragem já que você não tem aterramento

Se você for fazer aterramento em breve (espero que sim) compra o filtro que será melhor

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!