Ir ao conteúdo

SSD NVME novo desconectando

Ir à solução Resolvido por Miguel J Geronimo Jr,

Posts recomendados

Postado

Bom dia! Estou com um problema aqui e preciso da ajuda de vcs para colocar ele pra funcionar e tirar algumas outras dúvidas.

Primeiro sobre a minha placa-mãe, é uma Gigabyte B460m gaming HD, gostaria de saber se ela anula alguma porta sata ao usar um SSD m2 nvme. Procurei no manual e não achei nada, tb não encontrei nada que eu identifica-se isso nas informações do chipset. Quero uma essa placa com um SSD m2 (como secundário) + um SSD sata (como principal) e mais 3 HDs. 

Segundo, comprei um SSD nvme xpg sx6000 de 1tb e ele está desconectando sozinho. não encontrei ele na lista de nvme suportados, mas esse tipo de lista não é exaustiva, sempre tem uma infinidade de diapositivos compatíveis que não estão na lista. Já tentei usar ele com o Windows instalado em outro disco e tb com o Windows instalado nele. quando ele desconecta eu tenho que resetar a BIOS para voltar e algumas vezes tenho que formatá-lo através da recuperação de sistema com comandos no cmd (início o PC com um pendrive de instalação do Windows).

Um momento que ele da problema é quando eu início o RGB Fusion, mas ele já deu problema em outros momentos, inclusive liguei ele uma placa-mãe Stell Legends B450 e tive que formatar ele pelo cmd e depois de usar um tempo desliguei o PC e ele não reconectou. 
Na BIOS da placa-mãe gigabyte ele nunca aparece como conectado no m2 e quando da o problema ele acusa uma temperatura nada a ver no programa de diagnóstico da xpg. 
As telas da BIOS são dos momentos em que ele está funcionando.
Tô perdido aq. 
Desde já agradeço a ajuda do fórum 

102639A3-FCC7-4DBD-BF57-396FE13EAD51.jpeg

FB31E1F7-A6F4-4D50-8EBB-EA93F59C46D4.jpeg

3D40FBFC-194B-44B7-A8DA-1BA521ACBD06.jpeg

E195FA83-B895-4927-A8D5-95C60BD68152.jpeg

Postado

Resete sua BIOS (pode fazer isso de dentro dela com a opção load optimal defaults) e tente novamente. Certifique-se de que o M.2 foi corretamente inserido (até o final) e aparafusado. Sempre instale os drivers do windows todos baixando um a um no site do fabricante da placa-mãe, jamais de outros lugares. 

Se tudo mais falhar, atualize sua BIOS.

Se tiver algum OC ou XMP ativados, não reative após o reset da BIOS. Teste só com eles desligados.

Postado

@WOZ Dods

Instalei os drivers da placa, peguei diretamente do site da fabricante, uma observação é que eles são para uma versão anterior do Windows.

Atualizei a BIOS, agora está na F5b.

Feito isso o SSD nvme voltou e inclusive apareceu como conectado em m2 na BIOS.  Pra testar abri o RGB Fusion e deu tela azul. Ai voltei outro SSD sata que tb tem o Windows instalado e apaguei todas as partições do nvme (diskpart, select disk, clean, convert gpt) depois iniciei e formatei o nvme pelo Windows (ntfs) 

Feito isso ele aparece no sistema e fica utilizável, mas eu volto na BIOS e ele ainda não esta na tela como conectado em m2, ele deveria estar aqui? Nesse momento as telas da BIOS estão todas iguais novamente. Se eu abrir o RGB Fusion ele some, eu poderia achar que o problema é o RGB Fusion, mas ele já desconectou em outros momentos e em outra placa. 

• Curtir 1
Postado

@Miguel J Geronimo Jr Quais dispositivos RGB você tem instalados? Tem certeza de que eles são 100% compatíveis com sua placa-mãe? Se estiver conectando dispositivos ARGB em RGB ou vice versa isso causará falha garantido, se não queimar algo no processo. Revise tanto a instalação quanto a versão do programa. Se estiver usando programa errado também poderá ter erros.

Se o problema ocorre em outra placa-mãe sem o RGB fusion, pode ser que tenha um SSD defeituoso e tenha que acionar a garantia.

Postado
25 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Miguel J Geronimo Jr Quais dispositivos RGB você tem instalados? Tem certeza de que eles são 100% compatíveis com sua placa-mãe? Se estiver conectando dispositivos ARGB em RGB ou vice versa isso causará falha garantido, se não queimar algo no processo. Revise tanto a instalação quanto a versão do programa. Se estiver usando programa errado também poderá ter erros.

Se o problema ocorre em outra placa-mãe sem o RGB fusion, pode ser que tenha um SSD defeituoso e tenha que acionar a garantia.

Uso o RGB Fusion por causa da memória ram, uma hyperX, mas uso ele faz tempo, só que não usava com um SSD nvme. Reparei que o RGB Fusion instala um programa da Patriot Viper SSD. 
Durante a instalação dos drives da placa eu acabei instalando o Intel Rapid, agora o SSD nvme não está desligando, mas ele não é reconhecido em nenhum lugar além do Intel rapid. Na BIOS só aparece na aba do Intel rapid e no Windows ele não aparece no programa dá xpg ssdtools e nem no hwmonitor, mas está utilizável, consigo incluir arquivos e até teste no crystalmark. Mas é como se ele estive totalmente ligado ao Intel rapid e só aparece nele. 

CFE4E2D7-48AB-4318-A305-53A1BB214DC6.jpeg

70C80D8C-A301-4C70-93D6-B99994BF975E.jpeg

932FEC57-6A85-4DE8-89A9-49E0706D3CA4.jpeg

Postado

Tente desligar o recurso de armazenamento inteligente da Intel na BIOS e veja o que acontece. O Intel rapid pode estar configurado de alguma forma diferente e esse programa da kingston que citou pode ser bugado. Tem muitas variáveis e eu, no seu lugar, instalaria o sistema limpo e faria testes a cada programa do tipo que instalasse até achar o vilão.

Postado

@WOZ Dods coloquei ele na steel legends b450m, nela eu consigo visualizar na BIOS e até iniciá-lo, mas quando reinício ele some, inclusive ele some muitas vezes sem reiniciar. Mas essa placa não está atualizada, como meu filho q usa ela eu não queria mexer. 

Nunca configurei um SSD pcie, me ajude com algumas dúvidas:

1- o SSD pcie pode ser usado como disco secundário, apenas pra dados, ou tem q ser o principal com o sistema operacional instalado nele? 
2- quais as configurações da BIOS e nele são necessárias para deixar como secundário e como principal? (tipo UEFI, CSM, fast boot, MBR ou GPT, etc)

Postado
  1. Pode ser usado das mesmas maneiras que se pode usar um HDD, ou seja, todas. Só tem que observar que algumas placas mãe podem ter algum tipo de conflito, limitação ou dificuldade de uso. Isso tem que ser observado antes de adquirir o componente quando possível.
  2. O método de leitura sempre será AHCI, mas acredito mesmo que estivesse em RAID ainda funcionaria exatamente da mesma maneira. Isso de como secundário ou principal não faz diferença, hoje não há mais uma hierarquia entre os discos. Todo disco pode ser configurado como primeiro dispositivo de BOOT. Para o Windows 10 é recomendado ativar UEFI, desativar CSM, usar o fast boot (mas testar sem ele em caso de problemas), usar tabela de partições GPT e observar que se houver mais um dispositivo de armazenamento contendo o windows 10 esse deverá SEMPRE ser desconectado do PC antes de instala-lo em outra unidade. Se você instala o windows no SSD com ele já instalado no HDD e presente no sistema, ele vai reaproveitar a partição de boot do HDD e tornar o SSD dependente dele. A hora que você limpar o HDD perderá os dois sistemas nesse caso.

Enfim, como você já testou esse SSD em duas máquinas e o problema persiste em ambas (imagino que já tenha limpado ele, excluído todas as partições ou dado "clean" pelo menos uma vez). Acredito que seja hora de acionar a garantia.

• Obrigado 1
  • 1 ano depois...
Postado

O slote M.2 da sua placa é o que vem um borracha que prende o M,2 por pressão? Peguei um kit, o M.2 desconecta constantemente, ja tirei e coloquei varias vezes e depois de algumas inicializações ele simpliesmente some da BIOS, resolveu trocando o M.2? Minha placa-mãe é uma Gigabyte H510M-H

WhatsApp Image 2022-08-25 at 18.52.23.jpeg

• 4 semanas depois...
Postado

Olá, bom dia a todos. Alguém pode me ajudar?

Estou com um problema parecido com um SSD T-Force Cardea Z440 gen 4.0. Ja fiz todos os procedimentos citados acima e não deu jeito, ele fica desconectando aleatoriamente, as vezes passa 1 mês ok, ai ligo o PC e ele não está mais lá, nem na BIOS nem no Windows. Já testei no outro slot M.2 e fica do mesmo jeito. A BIOS e os drives estão atualizados. Não há log de eventos de quando ele desconecta. Abaixo os Logs de quando ele se conecta:

Log eventos do Windows 11:

Evento 1:

O dispositivo SCSI\Disk&Ven_NVMe&Prod_T-FORCE_TM8FP700\5&37131a14&0&000000 foi iniciado.

Nome do Driver: disk.inf
Guid da Classe: {4d36e967-e325-11ce-bfc1-08002be10318}
Serviço: disk
Filtros Inferiores: 
Filtros Superiores: 

Evento 2:

Dispositivo SCSI\Disk&Ven_NVMe&Prod_T-FORCE_TM8FP700\5&37131a14&0&000000 configurado.

Nome do Driver: disk.inf
Guid da Classe: {4d36e967-e325-11ce-bfc1-08002be10318}
Data do Driver: 06/21/2006
Versão do Driver: 10.0.22000.1
Provedor do Driver: Microsoft
Seção do Driver: disk_install.NT
Classificação do Driver: 0xFF0007
ID do Dispositivo Correspondente: GenDisk
Drivers sem Classificação: 
Dispositivo Atualizado: false
Dispositivo Pai: PCI\VEN_1987&DEV_5016&SUBSYS_50161987&REV_01\4&db6900a&0&0009

Evento 3:

As configurações do dispositivo para SCSI\Disk&Ven_NVMe&Prod_T-FORCE_TM8FP700\5&37131a14&0&000000 foram migradas da instalação do sistema operacional anterior. 

último ID de instância de dispositivo:  SCSI\Disk&Ven_NVMe&Prod_T-FORCE_TM8FP700\5&37131a14&0&000000
GUID de classe:  {4d36e967-e325-11ce-bfc1-08002be10318}
caminho de local:  
classificação de migração:  0x0
presente:  true

Minha config:  

MB ASUS tuf gaming b550m-plus

r5 5600x

16gb memória corsair 3200mhz

GTX 1070

2 SSDs 1tb sata 3

1 SSD NVMe skc1000 960Gb

1 SSD NVMe Cardea Z440 1Tb

1 HD seagate surveillance 1Tb

Fonte MWE 650

Water Cooler MasterLiquid 240

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...