Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde galera! Tenho duas dúvidas aqui, quem puder me ajudar, fico MUITO grato 😁.

Comprei um pente 16GB 2666MHz CL16 da HyperX Fury. Pelo que pesquisei, o meu processador, um i5 11400F se beneficia e MUITO com RAM de frequências mais elevadas. Eu pretendo bem em breve adicionar mais 16GB no PC, e a 1ª pergunta é:

Eu posso comprar um pente com uma frequência mais elevada (3000MHz ou +) e fazer overclock no de 2666MHz? Vale a pena? Mesmo os pentes de 3000MHz+ tendo um CL diferente (CL15 , 19...)?

Obs: Minha placa-mãe aguenta memórias de até 4800Mhz em OC.

Minha 2ª pergunta é mais curiosidade mesmo:

Existe alguma diferença na construção de um pente de 2666MHz e um de 3800MHz, por exemplo?

Porque vi algumas pessoas dizendo que só conseguiram chegar aos 3200Mhz de overclock nesse pente que eu tenho (HyperX Fury 16GB 2666Mhz) e ficar estável. Porém, não seria apenas copiar os parâmetros (tensão, latências, CL...) das memórias com maior frequência?

Agradeço desde já.

Abração!

Postado
9 minutos atrás, Pedro Chaves disse:

Eu posso comprar um pente com uma frequência mais elevada (3000MHz ou +) e fazer overclock no de 2666MHz? Vale a pena? Mesmo os pentes de 3000MHz+ tendo um CL diferente (CL15 , 19...)?

Não vale a pena fazer OC.

Se não me engano, se der problema no PC e precisar da garantia da Intel, eles negam por ter OC em memória ram.

Então é melhor comprar uma memória de 3200Mhz e usar ela em 2666, e quando puder compra outra de 3200Mhz e usa também.

Não entendo de OC, então tem pontos que estão ficando sem respostas para pessoas que entenda do assunto melhor que eu.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Bem, primeiro que para fazer oc o equipamento tem que dar opção para isso...

Segundo, todo equipamento sai travado uma "potencia" abaixo da verdadeira, isso tudo para ja trabalhar com uma "folga", portando, oc só serve para ferrar mais o equipamento, levando ele a trabalhar sempre em 100%, então, vida útil já era..

Terceiro, já que pretende comprar, compra logo a certa, frequência exata e evite ter dor de cabeças seja com garantia, seja com travamentos aleatórios, queima de componentes, etc...

Quarto, não sou e nunca fui e nunca vou ser fã de OC, então, talvez minha opinião não seja tão satisfatória para você..

• Curtir 1
Postado
20 minutos atrás, Pedro Chaves disse:

Boa tarde galera! Tenho duas dúvidas aqui, quem puder me ajudar, fico MUITO grato 😁.

Comprei um pente 16GB 2666MHz CL16 da HyperX Fury. Pelo que pesquisei, o meu processador, um i5 11400F se beneficia e MUITO com RAM de frequências mais elevadas. Eu pretendo bem em breve adicionar mais 16GB no PC, e a 1ª pergunta é:

Creio eu que você tenha se confundido, quem se beneficia de frequências mais altas são os processadores Ryzen da AMD, não os Intel, alias, motivo esse pelo qual até a 10ª geração i3 e i5 suportavam apenas 2666mhz de clock máximo.

Você até pode fazer, mas não vai sentir nenhuma diferença na prática.

22 minutos atrás, Pedro Chaves disse:

Porque vi algumas pessoas dizendo que só conseguiram chegar aos 3200Mhz de overclock nesse pente que eu tenho (HyperX Fury 16GB 2666Mhz) e ficar estável. Porém, não seria apenas copiar os parâmetros (tensão, latências, CL...) das memórias com maior frequência?

Não é bem assim que funciona. Um pente da mesma marca ter saído de 2666 e chegou a 3200 não quer dizer que o seu vai fazer isso. Os meus por exemplo só chegam a 3000mhz mesmo aumentando a tensão pra 1.3v, tenho outra máquina que os mesmos pentes não chegam a 2800 estáveis, isso vai depender da qualidade dos chips utilizados na memória, é o que chamamos de loteria do cilício.

Como pra um Intel isso é basicamente irrelevante, eu não me preocuparia com alteração, principalmente de latência, pode mais atrapalhar que ajudar.

• Curtir 2
Postado

Valeu pelas respostas pessoal! Só queria ter certeza mesmo se vale a pena, porém, também acho melhor comprar a frequência certa ou compra um pente de maior frequência, dar um "underclock" nele pra 2666 e depois comprar um igual e deixar os dois pentes com a mesma frequência.

Em 09/07/2021 às 15:15, Elder Nauvirth disse:

Então é melhor comprar uma memória de 3200Mhz e usar ela em 2666, e quando puder compra outra de 3200Mhz e usa também.

Exatamente o que vou fazer hehe 👍

Em 09/07/2021 às 15:23, NIGHT FALL disse:

Creio eu que você tenha se confundido, quem se beneficia de frequências mais altas são os processadores Ryzen da AMD, não os Intel

Em programas, pelo que eu vi, não faz diferença nenhuma ou faz muuuito pouca. Agora, pra jogos, os 3 testes que eu vi com o 11400F, uma RAM de frequência 3600 ganhava até 22% de desempenho comparado com uma de 2666. Vi até um teste em que o 11400F com memórias de 3600Mhz chegava a ter o mesmo desempenho em games de um 11700K e chegava perto de um 11900K. Portanto então, acho que essa nova geração da Intel tem um certo ganho de performance com memórias de maior frequência, pelo menos pra jogos.

Mas obrigado pelas respostas rápidas pessoal, me ajudou em minha decisão 👍👌.

Abração!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!