Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, colegas. já decidi qual vai ser meu KIT :

Fonte Super Flower Legion HX 650w

AMD Ryzen 3 3200g

2x8gb = 16GB 3000mhz Ballistix

Agora falta pegar uma placa e a gpu é no futuro... Vocês conseguem me recomendar boas placas para extrair tudo e mais um pouco desse R3 3200g? Inclusive, gostaria de boas placa para upgrade futuro para R5 ou R7... Bom da AMD é que é o mesmo soquete por geração (varios anos).

valeu!

Inclusive se conseguirem me indicar placas com 4 canais de memória, melhor ainda... Pois vou tentar rodar uns jogos só com essa CPU, não sei se esse r3 suporta 4x4 = 16gb 3000mhz... Mas se sim é melhor!!

Postado

@vap25 a placa-mãe não interfere no desempenho do processador, você deve procurar placa-mãe pelos recursos e portas dela.

Antigamente o gerenciador de memoria, video e outros sistemas ficavam na placa-mãe, dessa forma uma placa-mãe poderia ser melhor do que a outra se usasse um chipset melhor, hoje em dia fica tudo dentro do processador e a placa-mãe é praticamente só onde se encaixa tudo.

Postado

@wagner2029 Certo... Só preciso de placa com slot m.2, HDMI, usb 3.0 ou superior e 4 slots de ram preferencialmente.

Então uma B550 mais cara que a A320 não seria melhor q ela???

Postado

@vap25 qual é a marca dessas placas?

Não vejo utilidade em placa com 4 slots de memoria. você precisa mesmo de tanta ram assim?

Postado

@wagner2029 Supunhetamos que sejam ambas da ASUS, mas tanto faz... Ou ASRock que são minhas favoritas... E sim, eu preciso, quanto mais melhor!! Pois vou usar GPU integrada da APU da AMD, então ajuda MUITO ter bastante RAM!!!

Postado

@vap25 a menos que você use aplicações especificas que usem muita ram você vai jogar dinheiro fora, para jogos e uso comum não faz diferença se você tem 16 ou 32 giga de ram, muito menos para o video onboard.

Postado
2 horas atrás, vap25 disse:

ela é melhor em recursos, tem crossfirex, tem rede 2.5 giga, suporta mais ram e mais umas coisas, mas desempenho vai ser a mesma coisa, claro desconsiderando overclock.

Entre um processador melhor e uma placa-mãe melhor dê preferência para o primeiro.

Outro motivo é que placas mães top estragam mais do que as mais simples.

Postado
5 horas atrás, wagner2029 disse:

@vap25 a placa-mãe não interfere no desempenho do processador, você deve procurar placa-mãe pelos recursos e portas dela.

Antigamente o gerenciador de memoria, video e outros sistemas ficavam na placa-mãe, dessa forma uma placa-mãe poderia ser melhor do que a outra se usasse um chipset melhor, hoje em dia fica tudo dentro do processador e a placa-mãe é praticamente só onde se encaixa tudo.

Não é bem assim... As placas mães também diferem no número de pistas PCIe, qualidade do VRM e construção de forma geral. Botar um processador topo de linha numa placa-mãe básica é garantia de limitar o potencial do processador e de forçar a placa.

4 horas atrás, vap25 disse:

Muito melhor. As B550 bem construídas tem um grande potencial pra overclock e extrair tudo que o processador tem a oferecer. As A320, pelo contrário, são travadas e não permite OC do processador.
Dito isso, o 3200G é um processador bem básico e mesmo uma A320 daria conta. Mas recomendo que pegue uma B450, porque aí você fica com mais opções de upgrade.

2 horas atrás, wagner2029 disse:

Outro motivo é que placas mães top estragam mais do que as mais simples.

De onde você tirou isso? A quantidade de placa top que chega aqui é minúscula comparado com as básicas. Além de que placa básica que deu pau, é caixão e vela preta, um reball de chipset, por exemplo, já é quase o preço de uma placa básica nova. Já uma placa top pode ser que valha a pena consertar. Que sentido faria uma peça melhor construída estragar mais que uma mais simples e com componentes baratos...?

2 horas atrás, wagner2029 disse:

Entre um processador melhor e uma placa-mãe melhor dê preferência para o primeiro.

Meu lema já é diferente... Processador básico, pode pegar placa-mãe básica. Processador médio, placa-mãe intermediária e processador top, placa-mãe top. Se a intenção é ir fazendo upgrades na plataforma e eventualmente pegar um processador top, pode ser interessante já investir na placa top de começo. Os processadores tendem a baixar bastante o preço, enquanto as placas mãe têm maior resistência.

• Curtir 2
  • Obrigado 1
Postado
10 minutos atrás, Shaman93 disse:

De onde você tirou isso?

conhecimento empirico, tambem alguns lojistas que conheci.

Postado
13 minutos atrás, Shaman93 disse:

o 3200G é um processador bem básico

Nem tanto.... Ele roda GTA V sem GPU só com a Vega 8 integrada nele desde que não ponha no máximo, warzone e varios outros jogos em médio e baixo/desligado para tecnologias visuais.

@wagner2029 E já me decidi, vou pegar uma melhor ainda que b450, vou de a520 por R$479 na Pichau... Vou deixar sobra grande pra upgrade....

da asus

Postado
9 minutos atrás, vap25 disse:

Nem tanto.... Ele roda GTA V sem GPU só com a Vega 8 integrada nele desde que não ponha no máximo, warzone e varios outros jogos em médio e baixo/desligado para tecnologias visuais.

É o processador inferior da linha Zen 2 (e, na verdade, tecnicamente usa tecnologia da geração anterior, Zen+) e tem apenas 4 threads, que já sofre pra rodar os jogos mais exigentes atuais. E digo básico principalmente em termos de exigência. Um 2700x, por exemplo, é quase como se fosse três 3200G funcionando juntos, só sem o vídeo integrado.
A Vega 8 é o ponto 'forte', por assim dizer, mas se o intuito for colocar uma placa de vídeo melhorzinha no futuro, vai ser interessante trocar o processador também. O 3200G leva até uma 570~580, por aí, depois já começa a gargalar bastante. E em jogos de mundo aberto e simulação a tendência é que os 4 threads sofram desde já.

Não pega A520, também é travada pra OC. Essa da Pichau nem dissipador no VRM tem, além de ser muito simples. É praticamente uma A320 com chipset A520. Melhor ir de B450 mesmo.

• Curtir 3
Postado
4 minutos atrás, vap25 disse:

Eu faria um esforço a mais pra pegar essa: https://www.kabum.com.br/produto/127869/placa-mãe-gigabyte-b450m-ds3h-v2-amd-b450-matx-DDR4-rev-1-0-

Daqui uns meses/anos, quando tiver pra colocar placa de vídeo, tu paga R$ 500 num R7 2700, faz um OC pra transformar ele num 2700x e fica com um monstro de processador. Dá pra botar até uma 2080Ti que segura tranquilo.

• Curtir 2
Postado

opa salve, montei um PC com a mesma config, e usei 16gb de ram 2 pentes, dual channel é a coisa mais crucial em uma APU, sem duvidas, dobra o FPS, eu uso uma B350 da Gigabyte, acredito que seja muito boa, e n tenho problemas algum, nada a reclamar. A placa de vídeo vai usar 2 gb de ram da memória, e isso sobra 14 no PC, mais o windows, uns 13 gb, tu consegue rodar tudo com essa quantidade, ent n se preocupe em ter mais de 16 gb de ram, porque é bem loucura, eu tmb comprei esse processador visando um upgrade, amanhã chega minha placa de vídeo, e vai ficar show! 

• Amei 1
Postado
25 minutos atrás, vap25 disse:

Essa é inferior, le a ficha das 2.

Inferior no que? Permite OC, tem VRM equivalente, mas com dissipador, e o dobro de slots de RAM. Pegar uma placa capada pra OC pra usar pra processadores bons de OC como os Ryzen é tipo comprar um carro que só vai até a 4a marcha.

• Curtir 3
Postado

@vap25 Porque está tentando economizar 50 reais em uma placa-mãe ? Não tem sentido nenhum, uma placa-mãe com chipset como o B450 é um pouco mais cara porém vem com VRM do cpu preparado para overclock e com + fases, ou seja, vai extrair melhor o desempenho do seu processador, pegue a placa-mãe recomendada pelo membro Shaman93, mesmo que não vá fazer overclock irá valer a pena da mesma forma pois terá um placa-mãe robusta com maior durabilidade. 

• Curtir 1
Postado

@vap25 cara, a A520M pra mim é um soco na barriga, é o mesmo preço de uma B450M sendo uma placa-mãe "semi" intermediária, as B450M tem uma construção melhor, e a A520M sendo melhor ou não comparado a B450M, na parte do bora ver ela é a exata mesma coisa, ou seja, é sério que você vai perder uma boa placa-mãe por cair em papinho de comparação? não vejo motivos, é dinheiro no lixo.

• Curtir 2
Postado

@Pepse O que te motiva a achar que a b450m é superior a a520m??? B é superior a A? Para min só a A320 que é de entrada aqui... Repara bem nos detalhes dessa que mandei o link e compara com as b450 que aparecem no google quando você pesquisa pra ver qual é melhor... O realtek de audio, de internet e inclusive a BIOS UEFI é superior na 520...

Realmente sou semi-leigo no assunto. Se conseguirem me provar que é melhor, eu compro.

@Sparta Hardware @Shaman93 @Pepse

Postado
53 minutos atrás, vap25 disse:

O que te motiva a achar que a b450m é superior a a520m??? B é superior a A? Para min só a A320 que é de entrada aqui...

A520 é de entrada também, é o modelo mais básico que suporta nativamente Zen 3. Seguindo a sua lógica, as X570 devem ser as piores, já que X vem depois de B que vem depois de A...?
As B450 são modelos intermediários pra Zen 2, que suportam Zen 3 com uma atualização de BIOS.

O realtek de audio

É o mesmo nas duas. Na verdade a ASUS diz "ALC887/897", enquanto na da Gigabyte é 887. Quer dizer que se você der um 'pé quente', pode vir o 897. Tem alguma diferença? Não. São tão próximos que mesmo que você seja audiófilo e tenha um equipamento de som de 2000 reais, vai ser difícil notar qualquer diferença. Pra fazer alguma diferença significativa no áudio, tem que comprar uma placa de áudio offboard que custa basicamente o mesmo (ou até mais) que você quer pagar na placa-mãe inteira.

de internet

Como você sabe? A Giga nem especifica e a ASUS usa um dos mais básicos, senão o mais básico do mercado. São ambos Gigabit e não vão te fazer qualquer diferença perceptível.

a BIOS UEFI é superior na 520...

Também prefiro a BIOS da ASUS, mas BIOS é um negócio que você mexe uma vez na vida e outra na morte. Não vejo sentido em escolher uma placa-mãe baseado nisso.

Já mais slots de RAM, dissipador no VRM e possibilidade de fazer overclock...

• Curtir 2
Postado
16 minutos atrás, Shaman93 disse:

Como você sabe? A Giga nem especifica e a ASUS usa um dos mais básicos, senão o mais básico do mercado. São ambos Gigabit e não vão te fazer qualquer diferença perceptível.

na verdade os modelos mais novos de placa-mãe vem com uma velocidade de 100 MB ou mais, minha A320M por exemplo, quando usando a rede a cabo consegue utilizar os 200 MB da minha internet facilmente, e se não conseguir, existem adaptadores Wi-Fi pra conseguir isso

19 minutos atrás, Shaman93 disse:

Também prefiro a BIOS da ASUS, mas BIOS é um negócio que você mexe uma vez na vida e outra na morte. Não vejo sentido em escolher uma placa-mãe baseado nisso.

com certeza, já utilizei BIOS da ASRock, ASUS e Gigabyte, a ASUS tem a melhor BIOS com certeza, atrás vem ASRock e por último Gigabyte, além de que como dito, se você for uma pessoa normal que não usa muito o PC, você difícilmente vai entrar na BIOS se a placa-mãe durar muito

além de que, as B450M são bem mais estilosas que a A520M, pelo menos pra mim.

• Curtir 1
Postado

@Shaman93

1 hora atrás, Shaman93 disse:

A520 é de entrada também, é o modelo mais básico que suporta nativamente Zen 3. Seguindo a sua lógica, as X570 devem ser as piores, já que X vem depois de B que vem depois de A...?
As B450 são modelos intermediários pra Zen 2, que suportam Zen 3 com uma atualização de BIOS.

É o mesmo nas duas. Na verdade a ASUS diz "ALC887/897", enquanto na da Gigabyte é 887. Quer dizer que se você der um 'pé quente', pode vir o 897. Tem alguma diferença? Não. São tão próximos que mesmo que você seja audiófilo e tenha um equipamento de som de 2000 reais, vai ser difícil notar qualquer diferença. Pra fazer alguma diferença significativa no áudio, tem que comprar uma placa de áudio offboard que custa basicamente o mesmo (ou até mais) que você quer pagar na placa-mãe inteira.

Já mais slots de RAM, dissipador no VRM e possibilidade de fazer overclock...

Certo, então qualquer B450 é melhor q essa ou somente essa da GigaByte que você indicou?

1 hora atrás, Shaman93 disse:

Então o correto é ao contrario do meu entendimento? Logo as melhores são as com letras mais próximas do fim do alfabeto?

OK, então só pra entender, não existe investimento melhor para fazer do que em uma b450 desbloqueada para over neste patamar R3 3200g ~ 500 reais, afirmativo?

Postado
19 minutos atrás, vap25 disse:

Certo, então qualquer B450 é melhor q essa ou somente essa da GigaByte que você indicou?

qualquer modelo, mas como dito o DS3H é o mais custo-benefício

19 minutos atrás, vap25 disse:

Então o correto é ao contrario do meu entendimento? Logo as melhores são as com letras mais próximas do fim do alfabeto?

exatamente, é assim á anos, se não me engano começou lá pra 2011 ou 2012 com o LGA 1155 com as placas mãe H61 que eram de entrada/intermediárias e com as Z87 que eram placas top

20 minutos atrás, vap25 disse:

OK, então só pra entender, não existe investimento melhor para fazer do que em uma b450 desbloqueada para over neste patamar R3 3200g ~ 500 reais, afirmativo?

sim, não tem, a A520M só se compra caso esteja uns 100 reais mais barata  que a B450M

• Obrigado 1
Postado
1 hora atrás, Pepse disse:

qualquer modelo, mas como dito o DS3H é o mais custo-benefício

O que é esse dsh3?

o que é zen 2, 3?

E logo o numero importa menos q a letra né...

Velho, obrigado!!! Vou escolher melhor agora!!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!