Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tem muita diferença nas marcas de memória RAM?


Posts recomendados

Boa tarde, estou fazendo um upgrade no meu PC, e preciso comprar 2 RAM de 8GB cada, com frequência de até 3000Mhz

 

As mais baratas que achei (R$ 259 cada) foram de algumas marcas que nunca tinha ouvido falar, como Vulcan e Oloy. O preço mais baixo é por serem marcas mais desconhecidas, ou existe alguma diferença na qualidade do produto?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduarda Torres geralmente tem diferença, o controle de qualidade dessas marcas não é tão bom e esse é um dos motivos dela ser mais barata, lidar com marcas desconhecidas é sorte, pode ser que estrague com pouco tempo ou que dure, se você não quer correr riscos pega uma memória de marca conhecida e principalmente com nota fiscal e  garantia de um ano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduarda Torres Se estava olhando na loja Pichau e achou a Team Group T-Force Vulcan, então saiba que a marca dessa memória é "Team Group". Essa marca específica é relativamente nova no mercado, mas já provou que leva a sério seus produtos e já está sendo considerada uma das melhores opções custo/benefício nos EUA. 

À parte disso, as marcas que mais indico são G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e Adata/XPG. Todas elas são confiáveis e a maioria, senão todas, tem garantia vitalícia. Marcas como Oloy, Killsre, Hikivision e outras genéricas similares, tem maiores chances de falhar e geralmente perdem muito no desempenho também. 

 

Lojas que indico para comprar são Kabum, Terabyteshop e Pichau. 

 

E observe qual é o tipo de memória que seu PC realmente usa e quantas tem. Comprar sem analisar isso antes pode lhe acarretar em uma perda de desempenho ou até em comprar algo que sequer é compatível. Se disser o modelo de sua placa-mãe e quantos módulos de memória tem e seus modelos poderemos ajudá-la melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduarda Torres Pode tirar aqui mesmo, mas não terá tanta visibilidade. Se quiser criar um novo me chame lá escrevendo @ seguido do meu nome e selecionando meu perfil na lista, ou então só ponha o link do tópico aqui já que eu recebo notificação desse tópico.

Sempre coloque no primeiro post do tópico os componentes que já tem que vai reaproveitar (monitor, HD, fonte, mouse e teclado, gabinete) com modelo de cada um dos componentes internos do PC, bem como o valor que está disposta a desprender para a montagem. O ideal é sempre que você mesma monte o PC se quiser o melhor que seu dinheiro pode pagar, pois as lojas raramente montam com os melhores componentes que vendem, apenas com os que querem dispensar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods @WOZ Dods Se tu responder já é o suficiente, dei uma olhada em outros tópicos e vi que tu ta sempre ajudando o pessoal e com certeza entende 100x mais que eu.

 

Então, meu PC hoje tem um AMD Phenom II X6 1055t, placa-mãe biostar n68s3b, 6 gb de RAM, fonte da Corsair de 550W, placa de vídeo é uma AMD Radeon HD 7850, sem SSD e sem cooler.

 

Não quero exatamente um PC High-End por não conseguir montar um com 7k de orçamento (nisso to incluindo monitor 144Hz e placa de vídeo também). Quer dizer, pelo menos acho que não é possível pelo preço que estão as coisas.

 

Sei que placa de vídeo ainda ta muito caro hoje, então por ora eu ia utilizar a que eu já tenho até baixar, e com isso imagino que ainda não preciso de uma fonte também. 

 

Então na prática quero comprar agora processador, placa-mãe, ram, gabinete, cooler e SSD. 

 

Inicialmente, pensei em comprar um i5 10400F, uma placa-mãe B460 ou H410, e 2 RAM de 8GB 3000Mhz

 

Gabinete, cooler e SSD não tenho o menor conhecimento do que vale a pena comprar.

 

O que tu adicionaria/mudaria tendo um orçamento de 7k pra comprar tudo? Vi algumas pessoas recomendando o Ryzen 5 3600 pra processador, mas ele é R$ 500 mais caro e pelas comparações que li eles são bem parecidos em desempenho, então não entendi bem o motivo dessas recomendações.

 

Se por algum milagre tu conseguir um setup quase high-end com esse orçamento ou um pouquinho acima eu agradeço muito também.

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduarda Torres Com seu orçamento dá para montar algo bem superior ao que você chamou de "high end". A questão é qual é seu objetivo, quais jogos ou trabalhos pretende realizar. 7K, mesmo com monitor, dá para montar um bom PC e já reservar parte do valor para a aquisição de uma GPU no futuro. 

 

Sobre o processador, se você levar em consideração apenas o preço da CPU então você sempre vai priorizar Intel aqui no Brasil. O que ela faz aqui é colocar o preço do processador lá em baixo, das placas mãe medianas e boas lá em cima. Com o R5 3600 você consegue gastar 500 ~ 600 reais para ter uma MB muito superior ao que você teria com um Intel de desempenho similar que custaria 1000 ~ 1300 reais. 

 

Com o orçamento definido já dá para fazer uma simulação. Quando pretende adquirir esse PC? Você vai querer aproveitar seus HDs/SSDs desse PC antigo? Já tem mouse e teclado?

 

Outra coisa importante: você pretende jogar em 4K ou em FHD? Já olhou os monitores que tem no mercado para saber qual tipo/especificações vai querer além de ser 144 Hz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods O que vou aproveitar do PC antigo é o HD, mouse e teclado no geral. Não sei se vale a pena trocar de HD, embora ele já tenha uns 10 anos, nunca deu problema e é 1TB. É um hitachi hds721010CLA SCSI, se tu achar que vale a pena trocar ele também me avisa.

 

Fonte, monitor e placa de vídeo eu vou continuar usando o que eu tenho em um primeiro momento, até o preço das placas de vídeo ficarem mais justas. Não faço questão de jogar em 4K, FHD já me serve, se der 4K é um bônus só. O trabalho só uso o Office, jogos no momento só LoL, CS e Valorant, mas muito disso também é pelo PC atual não rodar jogos mais pesados. 

 

Processador, placa-mãe, ram, gabinete, SSD e cooler eu já pretendo adquirir agora.

 

Sobre o orçamento, eu queria gastar no máximo uns 3,5k nessas peças de agora, reservando os 4k restantes pra monitor, GPU e fonte.

 

Sobre o que tu comentou dos processadores da Intel, entendo a placa-mãe ser mais cara, mas isso não compensa na RAM? Pelo que vi os da AMD precisam de RAM melhores, embora eu não tenha ideia do motivo.

 

Enfim, a princípio eu tava mais inclinada a comprar um I5 por R$ 1069, uma B460M da Gigabyte por 800 e duas RAM por 500, essas 3 peças dariam R$ 2370, sobrando 1130 pra comprar gabinete, SSD e cooler. (e HD se precisar).

 

Tu acha que vale mais o custo benefício pegar um Ryzen 5600X por R$ 1670, uma placa-mãe ASUS B450 por R$ 550 e duas RAM de 3600 por R$ 560? Isso daria R$ 400 a mais que a de cima.

 

Sobre o restante das peças, não entendo nada e preciso MUITO de ajuda, se não a chance de eu escolher errado é grande =/.

image.png.b98574cfa1392f12fa028091f43e1942.png
 

Resolvi fazer uma planilha pra ir preenchendo, acho que fica mais fácil de acompanhar. Os '?' não tenho menor ideia de qual modelo comprar. Aceito mudanças também nos que eu já coloquei caso não tenha feito a melhor combinação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, Eduarda Torres disse:

O que vou aproveitar do PC antigo é o HD, mouse e teclado no geral. Não sei se vale a pena trocar de HD, embora ele já tenha uns 10 anos, nunca deu problema e é 1TB. É um hitachi hds721010CLA SCSI, se tu achar que vale a pena trocar ele também me avisa.

10 anos de uso é basicamente fim de vida. Em uso doméstico a média de durabilidade de um bom HD é de 8 anos.

37 minutos atrás, Eduarda Torres disse:

Fonte, monitor e placa de vídeo eu vou continuar usando o que eu tenho em um primeiro momento, até o preço das placas de vídeo ficarem mais justas. Não faço questão de jogar em 4K, FHD já me serve, se der 4K é um bônus só. O trabalho só uso o Office, jogos no momento só LoL, CS e Valorant, mas muito disso também é pelo PC atual não rodar jogos mais pesados. 

4K dobra ou triplica o esforço da GPU e CPU. Isso significa que seu desempenho seria muito menor com as mesmas GPU e CPU. 

Se sua fonte for da linha CX, segure ela por enquanto. Se for CV ainda passa, mas VS eu já substituiria de uma vez. Lembre-se de que fonte de qualidade protege seu equipamento e reduz sua conta de luz.

Se seu PC rodasse todos os jogos, o que você iria jogar? Cyberpunk? Witcher? Watch Dogs?

40 minutos atrás, Eduarda Torres disse:

Processador, placa-mãe, ram, gabinete, SSD e cooler eu já pretendo adquirir agora.

 

Sobre o orçamento, eu queria gastar no máximo uns 3,5k nessas peças de agora, reservando os 4k restantes pra monitor, GPU e fonte.

Dependendo da GPU pretendida e seu modelo de fonte (como perguntei acima) você pode reservar esse valor só para GPU e monitor. Se quiser um monitor bom hoje da ASUS consegue pegar por pouco mais de mil reais um de 24" com 144 Hz, IPS e FreeSync. 27" já sobre o preço para a casa de 1600 a 1800 para um monitor de qualidade e durável.

42 minutos atrás, Eduarda Torres disse:

Sobre o que tu comentou dos processadores da Intel, entendo a placa-mãe ser mais cara, mas isso não compensa na RAM? Pelo que vi os da AMD precisam de RAM melhores, embora eu não tenha ideia do motivo.

Na verdade o ganho de desempenho dos processadores AMD com RAM é relativo. Em testes é comparado o desempenho efetivo e o ganho é incremental e pequeno, mas quando temos memórias custando 5 dólares a mais (nos EUA) por 400 Hz a mais, o ganho não requer um investimento substancial. Quando falamos aqui do Brasil onde essa diferença de preço se traduz a 60~100 reais, aí é outra história. Um bom kit de memórias de 3200 MHz já dará todo o desempenho que você pode esperar de qualquer Ryzen hoje. Acima disso só recomendo se o preço compensar. Semana passada tivemos promoção de memórias de 3600 Hz custando 299 reais, preço pelo qual as de 3200 normalmente são comercializadas. Nessa situação os 3 FPS a mais valem a pena, entende?

45 minutos atrás, Eduarda Torres disse:

Enfim, a princípio eu tava mais inclinada a comprar um I5 por R$ 1069, uma B460M da Gigabyte por 800 e duas RAM por 500, essas 3 peças dariam R$ 2370, sobrando 1130 pra comprar gabinete, SSD e cooler. (e HD se precisar).

Veja, o que vou te indicar são componentes de qualidade, duráveis e de bom desempenho. Os mesmos 1800 dessa CPU+MB dariam para comprar um Ryzen 5 que é superior com uma MB A520M DS3H que também é superior em tudo. Os módulos de memória que não entendi. Memórias nessa faixa de preço eu desconheço qualquer uma de qualidade no mercado hoje, independente da frequência. Memórias Team Group de 3200 MHz (que Intel também se beneficia ao usar e é o que recomendo hoje) que são as mais baratas vão sair a pelo menos 520 reais o par de 8 GBs.

Gabinete você pode comprar um mais simples de 300 reais, instalando algumas ventoinhas por uns 100 reais. SSD bom vai custar 300 reais, totalizando 700. Sobra o restante para cooler (130 a 189 reais dependendo do que quiser) e ainda sobra para o HD se desejar.

49 minutos atrás, Eduarda Torres disse:

Tu acha que vale mais o custo benefício pegar um Ryzen 5600X por R$ 1670, uma placa-mãe ASUS B450 por R$ 550 e duas RAM de 3600 por R$ 560? Isso daria R$ 400 a mais que a de cima.

O que eu montaria para mim hoje seria sem dúvidas o 5600X com uma A520M DS3H com memórias de 3200 MHz que estão baratinhas. Veja a diferença de desempenho por si mesma (single e multi thread) aqui: https://www.cpubenchmark.net/compare/Intel-i5-10400F-vs-AMD-Ryzen-5-3600-vs-AMD-Ryzen-5-5600X/3767vs3481vs3859

Entenda que para jogos os três terão desempenhos muito parecido com GPUs medianas, mas quanto melhor o processador mais tempo ele vai durar sem precisar de upgrade e o 5600X hoje tem o melhor custo/benefício e maior perspectiva de durar por muitos anos sem precisar de upgrade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods 

11 minutos atrás, WOZ Dods disse:

10 anos de uso é basicamente fim de vida. Em uso doméstico a média de durabilidade de um bom HD é de 8 anos.

4K imagino que seria bem mais caro do que 8k pra tudo tb, né? Não faço questão mesmo, como eu disse, só se fosse possível com esse orçamento.

 

Sobre os jogos, imagino que Witcher, Watch Dogs, talvez Red Dead tb, uns mais de campanha assim.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, Eduarda Torres disse:

Sobre o restante das peças, não entendo nada e preciso MUITO de ajuda, se não a chance de eu escolher errado é grande =/.

Assim que retornar do almoço faço uma pesquisa pra ti. Pondere sobre que rota preferirá tomar, mas minha especialidade hoje é AMD (acompanho mais o mercado deles). Uma B460 para mim tem que ter um mínimo de recursos e no mínimo 4 slots de memória (isso é condição sine qua non para mim), vai custar mais de 1100 reais, isso enquanto uma MB com mais recursos custa de 500 a 600 reais para AMD.

5 minutos atrás, Eduarda Torres disse:

@WOZ Dods 

4K imagino que seria bem mais caro do que 8k pra tudo tb, né? Não faço questão mesmo, como eu disse, só se fosse possível com esse orçamento.

 

Sobre os jogos, imagino que Witcher, Watch Dogs, talvez Red Dead tb, uns mais de campanha assim.

No caso mais caro que FHD nos requisitos de sistema. Uma RTX 3060 roda 4K medíocremente, mas roda FHD no ultra com folga de desempenho e RT ligado com bom FPS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods

Ok, tu me convenceu, vamos com essa rota aqui: 'O que eu montaria para mim hoje seria sem dúvidas o 5600X com uma A520M DS3H com memórias de 3200 MHz que estão baratinhas'.

 

Sobre a fonte, confundi ela, a que eu tenho na verdade é essa aqui: https://www.kabum.com.br/produto/96485/fonte-cooler-master-500w-elite-v3-mpw-5001-acaan1

 

Imagino que preciso trocar ela também então.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduarda Torres Recomendo a troca sim. Essa série elite da CM foi testada aqui no CDH muitos anos atrás e foi muito mal nos testes. Nunca vi testes posteriores, mas sei que a qualidade não mudou muita coisa. A que recomendo para não atrapalhar muito seu orçamento é a Super Flower Leadex III gold.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja só:

image.thumb.png.a9e18365a6a17603dab426f2a3f28308.png

Detalhe que esse preço de memória que consegui só dura 2 dias

E esse gabinete que encontrei foi um verdadeiro achado.

A potência da fonte depende mais de qual GPU você pretende comprar depois. Essa fonte de 550 que sugeri segura uma RTX 2060, 3060 no máximo. Acima disso sugiro uma fonte de 100 a 200 W a mais.

Esse SSD não é exatamente o melhor em desempenho, tem alguns melhores na mesma faixa de preço. Coloquei ele por que é NVMe, marca boa e durável e é barato.

E o monitor foi só sugestão. Gostei desse por que regulagem de altura é vida para mim.

Ele é TN, se quiser um IPS tem alternativas de preços similares.

 

O outro SSD nessa faixa que eu pegaria no lugar desse seria esse: SSD ADATA XPG SX6000 LITE 256GB M.2 2280 NVME, ASX6000LNP-256GT-C - R$ 299,01

Ou

SSD ADATA XPG SX6000 LITE 512GB M.2 2280 NVME, ASX6000LNP-512GT-C - R$439,01

Esse dispensaria a necessidade de um HDD por algum tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Ó, parece ótimo. Tu não acha que seria melhor uma fonte 650W ou 750W visando a placa-mãe que devo comprar mais pra frente?

 

Tem uma de 650W desse mesmo modelo q tu comentou por 600 na Pichau.

 

Sobre o monitor, tu comentou antes de pegar um IPS, pelo q eu vi esse é TN, não tem problema?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabo de alterar o orçamento para ter um cooler.

14 minutos atrás, Eduarda Torres disse:

Ó, parece ótimo. Tu não acha que seria melhor uma fonte 650W ou 750W visando a placa-mãe que devo comprar mais pra frente?

 

Tem uma de 650W desse mesmo modelo q tu comentou por 600 na Pichau.

 

Sobre o monitor, tu comentou antes de pegar um IPS, pelo q eu vi esse é TN, não tem problema?

Como eu disse antes, se for pegar GPU superior à RTX 3060 (3070 ou 3080) aí pode sim valer a pena pegar uma fonte de 650W ou mais. A desse mesmo modelo de 650W custa hoje quase 700 reais, e por esse preço já compensa uma XPG Core Reactor que custa 699 reais na kabum: Fonte XPG Core Reactor, 650W, 80 Plus Gold Modular

Essa é a melhor fonte que você compra hoje por esse preço.

Sobre IPS ou TN, fica a seu critério. TN é mais barato, mas é melhor para jogos competitivos por causa do tempo de resposta. IPS tem melhor ângulo de visão e melhor fidelidade de pretos. A faixa de preço é mais ou menos a mesma. Se procurar por >> monitor ASUS 144 Hz << no google shopping vai encontrar uma enorme variedade. As marcas que mais recomendo hoje são LG (a mais durável), ASUS (melhor custo/benefício), Acer (melhor custo), Benq/Zowie (maior fidelidade visutal) e Dell (boa em tudo, mas não é campeã em nada exceto em modelos especiais).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Como eu disse antes, se for pegar GPU superior à RTX 3060 (3070 ou 3080) aí pode sim valer a pena pegar uma fonte de 650W ou mais. A desse mesmo modelo de 650W custa hoje quase 700 reais

Desculpa a falta de conhecimento, mas qual a diferença dessa: https://www.pichau.com.br/fonte-gamer-super-flower-650w-leadex-iii-hg-gold-80-plus-sf-650f14hg pra aquela da Kabum de 582 que tu colocou no orçamento?

Mas de qualquer forma n pretendo ir além de uma RTX 3060 mesmo.

Na prática o orçamento ta ótimo, já vou ir comprando as peças. 

 

Uma dúvida, não precisa de um watercooler? Tinha visto que esse processador esquenta bastante mesmo com air cooler. Ou as ventoinhas já fazem o trabalho?

 

 

 

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Eduarda Torres disse:

Desculpa a falta de conhecimento, mas qual a diferença dessa: https://www.pichau.com.br/fonte-gamer-super-flower-650w-leadex-iii-hg-gold-80-plus-sf-650f14hg pra aquela da Kabum de 582 que tu colocou no orçamento?

Ótimo achado. A diferença é que você encontrou uma com mais potência que custa menos, perfeito.

10 minutos atrás, Eduarda Torres disse:

Mas de qualquer forma n pretendo ir além de uma RTX 3060 mesmo.

Na prática o orçamento ta ótimo, já vou ir comprando as peças. 

Tomara que ache a memória ainda em estoque. 

11 minutos atrás, Eduarda Torres disse:

Uma dúvida, não precisa de um watercooler? Tinha visto que esse processador esquenta bastante mesmo com air cooler. Ou as ventoinhas já fazem o trabalho?

Todo processador esquenta bastante e a tendência dos novos AMD é justamente de esquentar menos do que os antigos tanto dela quanto da Intel. Os Intel 11th gen por sinal falharam terrivelmente em testes de consumo e térmicos. O cooler que coloquei há pouco no orçamento é mais que suficiente e cabe lindamente no gabinete sugerido. Se quiser gastar um pouco mais para ter seu sistema rodando ainda mais frio tem várias opções, dependendo do quanto quiser gastar. No geral te aviso que todo processador que tem "boost" (seja Intel ou AMD) vai aumentar a frequência até certo limite térmico para aumentar seu desempenho proporcionalmente. Eu pessoalmente prefiro desligar o turbo boost dos AMD, especialmente de um que ficará tão subutilizado, para manter as temperaturas sempre abaixo de 60° C. Depois que montá-lo observe as temperaturas em alguns testes com jogos e veja se realmente vai precisar dessa medida, mas no geral ele vai rodar numa temperatura ótima com um cooler after market. 

 

Outros que indico dependendo do quanto quiser gastar: 

 

18 minutos atrás, Eduarda Torres disse:

Uma dúvida, não precisa de um watercooler? Tinha visto que esse processador esquenta bastante mesmo com air cooler. Ou as ventoinhas já fazem o trabalho?

Outra coisa: Water Cooler é muito bom para quem vai fazer OC constante e tem muito dinheiro para gastar. Se quer algo econômico, que não vai te dar dor de cabeça e que vai durar por muitos anos sem manutenção, recomendo sempre Air Coolers. Geralmente um Air Cooler sempre será melhor do que um WC de preço similar até certo patamar de preços, mas todo WC precisa ser 100% substituído quando falha a bomba ou o líquido coagula, um gasto adicional que se amontoa com o tempo e o torna uma opção dispendiosa. Recomendo o vídeo abaixo para elucidar.

Spoiler

 

 

 

Ps.: Lembre que o gabinete que recomendei suporta coolers para processador com até 165 mm de altura na hora de escolher seu cooler. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods

17 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Tomara que ache a memória ainda em estoque. 

Ela ainda ta em estoque sim! Mass, achei essa aqui, https://www.pichau.com.br/memoria-team-group-t-force-vulcan-pichau-8gb-1x8-DDR4-3600mhz-vermelha-tlprd48g3600hc18j01

 

Tu acha interessante ou prefere da Geil pela marca e por ser específica pra AMD?

 

20 minutos atrás, WOZ Dods disse:

No geral te aviso que todo processador que tem "boost" (seja Intel ou AMD) vai aumentar a frequência até certo limite térmico para aumentar seu desempenho proporcionalmente. Eu pessoalmente prefiro desligar o turbo boost dos AMD, especialmente de um que ficará tão subutilizado, para manter as temperaturas sempre abaixo de 60° C.

 

Esse boost que tu diz é o Overclock? Ou to confundindo coisas diferentes? Por sinal, esse processador vai até 4,6GHz, sendo o normal 3,7GHz, esse aumento diminui a vida útil do produto?

 

 

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

O outro SSD nessa faixa que eu pegaria no lugar desse seria esse: SSD ADATA XPG SX6000 LITE 256GB M.2 2280 NVME, ASX6000LNP-256GT-C - R$ 299,01

Qual a diferença prática desse pro que tu colocou ali no orçamento.

 

Por fim, tem alguma recomendação de HD e de ventoinhas? Ou não precisa de ventoinhas pelo Cooler já fazer o trabalho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Eduarda Torres disse:

Ela ainda ta em estoque sim! Mass, achei essa aqui, https://www.pichau.com.br/memoria-team-group-t-force-vulcan-pichau-8gb-1x8-DDR4-3600mhz-vermelha-tlprd48g3600hc18j01

 

Tu acha interessante ou prefere da Geil pela marca e por ser específica pra AMD?

Sou mais a Geil por ser uma marca com mais tempo de mercado e no geral mais durável. Isso de ter AMD ou Intel no nome é marketing, não interfere em nada no desempenho ou compatibilidade.

12 minutos atrás, Eduarda Torres disse:

Esse boost que tu diz é o Overclock? Ou to confundindo coisas diferentes? Por sinal, esse processador vai até 4,6GHz, sendo o normal 3,7GHz, esse aumento diminui a vida útil do produto?

Turbo boost é uma tecnologia que salvo engano foi inventada pela Intel anos atrás. Ela significa que a placa-mãe vai aumentar a frequência do processador toda vez que perceber que ele tem "folga" térmica para isso. Com isso a CPU roda mais quente, mas ganha desempenho. Eu prefiro meus componentes rodando frios e durando mais. Hoje muitas pessoas desligam o turbo boost e fixam uma frequência mais alta na CPU para não terem esses heat spikes nem terem FPS instável em jogos, o que é o caso de alguns jogos quando a referida tecnologia é ativada. Pessoalmente eu prefiro ter 100 FPS constantes e macios doque 150 por alguns segundos e depois cair para 100 novamente.

E até onde eu sei não reduz a vida útil do produto, já que ele foi feito para rodar assim, mas mesmo assim eu sou paranoico com temperaturas então sou suspeito para opinar. Perdi as contas de quantos componentes de clientes já tiver que substituir por simples aquecimento. Todos os PCs que eu monto sempre tem isso em mente e ainda não vi um único dos que montei perder componentes por essa razão.

16 minutos atrás, Eduarda Torres disse:

Qual a diferença prática desse pro que tu colocou ali no orçamento.

 

Por fim, tem alguma recomendação de HD e de ventoinhas? Ou não precisa de ventoinhas pelo Cooler já fazer o trabalho?

O SSD um pouco mais caro não é versão LITE, o que imagino ser a versão DRAM-Less dessa linha. DRAM-Less reduz um pouquinho o desempenho, nada absurdo, mas se a diferença de preço é tão pequena eu prefiro o modelo sem ser LITE.

HD recomendo qualquer um que não seja surveillance das marcas Western Digital ou Toshiba. Seagate é a que menos dura, mas como isso significa durar 8 ao invés de 10 ou 11 anos, se encontrar só dela não tem problema.

Ventoinhas pode ser as mais baratas a menos que você queira alguma com RGB e outras firulas. As marcas que recomendo são Cooler Master, DeepCool, AeroCool, Thermaltake, Corsair, BE QUIET!, Noctua, Arctic, Lian Li, NZXT e Scythe. Na Kabum tem essa com bom preço hoje: Cooler FAN Deepcool XFan 120, 120mm, Preto - DP-FDC-XF120 - R$ 22,90

Mais barata aqui: Cooler Para Gabinete DeepCool Xfan, 120mm, DP-FDC-XF120 - R$ 19,90

 

Já comprou tudo?

Estou vendo se você vai precisar de um fan HUB olhando o manual desse gabinete.

 

Ok, aparentemente você vai precisar de pelo menos um desses: Controlador de Fan Deepcool FH-04, com 4 Saídas de 3 e 4 pinos, Função PWM, DP-F04PWM-HUB - R$ 29,90

Como sua placa-mãe tem dois SYS_FAN headers você poderá instalar dois desses HUBs para controlar até 8 ventoinhas diretamente pela placa-mãe. Eu presumo que essas ventoinhas que venham pré-instaladas no gabinete venham com algum tipo de splitter ou daisy chain que dispense a necessidade de mais um HUB, coisa que é comum aos coolers da Deepcool, mas só terá certeza quando chegar já que o manual não menciona.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

Já comprou tudo?

Estou vendo se você vai precisar de um fan HUB olhando o manual desse gabinete.

Ainda não.

 

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

Ok, aparentemente você vai precisar de pelo menos um desses: Controlador de Fan Deepcool FH-04, com 4 Saídas de 3 e 4 pinos, Função PWM, DP-F04PWM-HUB - R$ 29,90

Como sua placa-mãe tem dois SYS_FAN headers você poderá instalar dois desses HUBs para controlar até 8 ventoinhas diretamente pela placa-mãe. Eu presumo que essas ventoinhas que venham pré-instaladas no gabinete venham com algum tipo de splitter ou daisy chain que dispense a necessidade de mais um HUB, coisa que é comum aos coolers da Deepcool, mas só terá certeza quando chegar já que o manual não menciona.

 

Não entendi muito bem, já vem ventoinhas no gabinete? Nesse caso ainda é necessário comprar mais 3?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Eduarda Torres disse:

Não entendi muito bem, já vem ventoinhas no gabinete? Nesse caso ainda é necessário comprar mais 3?

Esse gabinete que sugeri já vem com 3 ventoinhas, duas no painel frontal e uma no traseiro. Recomendo a instalação de mais uma ou duas no topo do gabinete.

Pensando aqui, esse gabinete é bem compacto, micro ATX. Você gostaria de ter um maior para ventilar melhor ou prefere pequeno mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!