Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa Tarde!  Acontece que não sei se minha placa-mãe é compatível com um SSD que achei no Aliexpress. Não entendo muito, é a minha primeira experiência com SSDs e sei que existem alguns tipos, como: NVMe, PCIe, SATA, enfim..

Resumindo, quero um SSD M.2, mas não sei se é compatível com a minha placa-mãe

O SSD é este: https://a.aliexpress.com/_mNFh43V

Minha placa-mãe é esta:http://www.gigabyte.pt/products/page/mb/ga-h110m-hrev_10#kf

Gostaria de saber se são compatíveis. Se não forem, gostaria que pudessem me dar sugestões de SSDs compativeis com a minha placa.

• Membro VIP
Postado

A MB não possui slot nativo para NVME, mas você pode usar adaptador para tal.

Se não tiver GPU você usa um adaptador e pode usar o NVME em sua velocidade nativa, caso contrário fica limitado a velocidade menor dos slots PCIe@x1.

Postado

@Matheus Dutra um modelo de 256 gb, de até uns 350 reais

@dwatashi os adaptadores não fazem ter uma perda de desempenho ? vi algumas pessoas falando que compensa até pegar um SSD com porta SATA, pela perda de desempenho, e o preço que o adaptador agrega.

• Membro VIP
Postado

@Bessav se utilizar no PCIe@x1 a velocidade é menor mesmo, mas ainda assim pode ser mais interessante que os SATA nos acessos aleatórios.

Se usar o PCIe@16x e adaptador o NVME é muito mais rápido.

Outro que vejo é que alguns NVMEs mais simples tem TBW maior que SATAs Padrão, por isso seria uma recomendação.

• Curtir 1
Postado
11 minutos atrás, Bessav disse:

@Matheus Dutra vi que você usa o Kingston a400, mas me recomendou o da pichau, mesmo os dois sendo SATA, tem algo a reclamar do seu ? ou tem algo de melhor no pichau ?

O meu eu só tenho ele porque comprei o PC e ele veio junto. 

Mas eu não recomendo ele, pois tem diversos relatos que esse modelo(a400) tem problema na controladora 

• Membro VIP
Postado

@Matheus Dutra não é um problema na controladora, mas no design do SSD de baixo custo. Ele usa uma controladora dram-less e NAND TLC, assim ele fica barato, mas traz problemas de baixo TBW e performance, por exemplo depois de consumir 50% da vida do SSD ele tenta escolher onde gravar e demora um pouco mais para responder, a gravação fica lenta. O mesmo ocorre quando ele está cheio.

O ideal é fugir dele se puder, a não ser que o orçamento seja bem limitado.

@Matheus Dutra não, o enumerador é de "pistas" (lanes) PCIe, logo um dos PCIe@1x pode ser o #1. No caso teria que usar um adaptador deste tipo. Obviamente a velocidade do NVME fica limitada (Link), mas dependendo do sistema ainda é mais rápido que o SATA, fora que é mais fácil achar NVMEs baratinhos sem os problemas chatos do A400. 

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!