Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde galera, fui testar o jogo New World e percebi que sempre que tem algum elemento pesado na tela a GPU abaixa o uso, caso eu vá pra um lugar mais leve fica mais alto o uso, não teria que ser ao contrário? Já tenho esse problema a algum tempo com o far cry 5 e alguns outros jogos..

RTX 2060 - R5 1600AF

Pode ser gargalo? Percebo que sempre que o fps cai o uso de cpu aumenta e o da gpu abaixa

Postado

Áreas com muitos NPCs são pesadas para o processador, o que pode acabar gerando uma limitação via CPU (o famoso gargalo), no caso do seu processador, está tendo quedas bem abaixo dos 60 FPS, vi isso em outros vídeos também. O jogo é novo, então pode ser que melhorem isso em futuras atualizações.

Postado
1 hora atrás, MatheusRodriguees disse:

Boa tarde galera, fui testar o jogo New World e percebi que sempre que tem algum elemento pesado na tela a GPU abaixa o uso, caso eu vá pra um lugar mais leve fica mais alto o uso, não teria que ser ao contrário? Já tenho esse problema a algum tempo com o far cry 5 e alguns outros jogos..

RTX 2060 - R5 1600AF

Pode ser gargalo? Percebo que sempre que o fps cai o uso de cpu aumenta e o da gpu abaixa

No vídeo não mostra nenhum problema, a queda de quadros que ocorre é devido a troca de qualidade gráfica, o que é absolutamente normal.

Levando em conta que a limitação do seu hardware é o processador, ideal é jogar na maior qualidade gráfica possível pra jogar todo o peso sobre a placa de vídeo.

Postado
5 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

No vídeo não mostra nenhum problema, a queda de quadros que ocorre é devido a troca de qualidade gráfica, o que é absolutamente normal.

Levando em conta que a limitação do seu hardware é o processador, ideal é jogar na maior qualidade gráfica possível pra jogar todo o peso sobre a placa de vídeo.

Acredito que o que ele está se referindo é o uso da GPU inconsistente, variando entre 80% e 100%.

Postado

Sim, é o uso, quando tem um local com muita gente o uso cai pra menos de 60%, e quando vou pra um lugar leve chega a mais de 80%. Gostaria que fosse o contrário kkk, mas já entendi que como pesa mais. o processador aumenta o uso e ocorre o gargalo.

Postado
42 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

Depende, algumas opções geram muita carga para a CPU também. Como Sombras, Reflexos, Distância de Visão/Render, etc...

O ideal mesmo é procurar travar a geração de quadros em um valor que fique na média de quadros gerados pela CPU, para evitar os malditos travamentos.

Postado
4 horas atrás, MatheusRodriguees disse:

Sim, é o uso, quando tem um local com muita gente o uso cai pra menos de 60%, e quando vou pra um lugar leve chega a mais de 80%. Gostaria que fosse o contrário kkk, mas já entendi que como pesa mais. o processador aumenta o uso e ocorre o gargalo.

@MatheusRodriguees

Por curiosidade, qual restante do setup? (placa-mãe, Memória, Fonte e gabinete)?

Postado
5 horas atrás, MatheusRodriguees disse:

@NIGHT FALL A320-S2H da Gigabyte, 16gb de ram hyperx 2400mhz, gabinete esqueci o modelo dele mas é bem parecido com o HX300 que vende na pichau, com 6 fans, e a fonte mwe 450w 80 plus bronze da coolermaster

Aparentemente não tem nada errado. Recomendo que faça o teste em jogos mais pesados pra ter uma referência melhor de uso tanto da placa quanto do processador.

Como já citado pelo @GuilhermeGB , jogos novos tendem a ser mal otimizados para uso de hardware, além do que alguns jogos mesmo após anos do lançamento continuam mal otimizados (Como PUBG por exemplo).

Postado
22 minutos atrás, MatheusRodriguees disse:

@NIGHT FALL, BfV tá tudo no low, se aumentar o fps abaixa muito e fica travando, no control ta tudo no ultra, resolução 1920x1080

Imaginei que estivesse no low pela taxa de uso da placa de vídeo.
Tenta fazer um over no seu processador, ele está trabalhando em 3.5, creio que ele deva chegar no mínimo a 3.9, isso deve dar uma ajudinha.

Em jogos de campanha essas quedas não fazem diferença na jogatina, isso se torna um problema em jogos de FPS onde cada milisegundo conta.

7 horas atrás, MatheusRodriguees disse:

16gb de ram hyperx 2400mhz

Uma dúvida, esses 16Gb são 2 pentes de 8Gb ou apenas 1 de 16Gb?

Postado

@MatheusRodriguees acho que você tem muitas informações ativadas no seu MSI Afterburner, as vezes não dá pra saber o que é uso da GPU, ou porcentagem de energia, ou porcentagem de rotação das ventoinhas...ative apenas o essencial, ou divida melhor os sensores por nomes.

No caso do BFV, verifique se o Vsync está desativado, o jogo estranhamente está limitado a 75 FPS, o que pode ser causado pelo Vsync se seu monitor for 75Hz. Suas memórias também são bem lentas, seu processador ganharia um gás a mais com memórias de 3000/3200MHz. No Control eu notei que sua GPU estava a 100%, então não estava havendo limitação de CPU.

Postado

@NIGHT FALL São 2 pentes de 8gb

1 minuto atrás, GuilhermeGB disse:

@MatheusRodriguees acho que você tem muitas informações ativadas no seu MSI Afterburner, as vezes não dá pra saber o que é uso da GPU, ou porcentagem de energia, ou porcentagem de rotação das ventoinhas...ative apenas o essencial, ou divida melhor os sensores por nomes.

No caso do BFV, verifique se o Vsync está desativado, o jogo estranhamente está limitado a 75 FPS, o que pode ser causado pelo Vsync se seu monitor for 75Hz. Suas memórias também são bem lentas, seu processador ganharia um gás a mais com memórias de 3000/3200MHz. No Control eu notei que sua GPU estava a 100%, então não estava havendo limitação de CPU.

Deixo travado na frequencia do monitor, quando destravo aumenta muito o uso de cpu... já até tentei fazer OC nas memórias mas sem sucesso, sempre dava tela azul, e sobre o overclock no processador eu li que chipset a320 não faz over, pois não tem dissipador nas vrm e esquentaria muito....

Postado
15 minutos atrás, MatheusRodriguees disse:

Pra tentar melhorar o desempenho então faça 2 coisas.

1º - Use o aplicativo Ryzen Master e faça overclock no seu processador, 3.9ghz ele deve alcançar (Talvez até passe disso). Realmente, não tinha me atentado para a placa-mãe, A320 não faz overclock, então desconsidere essa opção.

2º - Tente aumentar a frequencia das suas memórias, 2400 é um valor bem baixo levando em conta que os Ryzen são extremamente dependentes, tente chegar a 3000mhz.

15 minutos atrás, MatheusRodriguees disse:

Deixo travado na frequencia do monitor, quando destravo aumenta muito o uso de cpu... já até tentei fazer OC nas memórias mas sem sucesso, sempre dava tela azul, e sobre o overclock no processador eu li que chipset a320 não faz over, pois não tem dissipador nas vrm e esquentaria muito....

Overclock é chato mesmo, provavelmente faltou tensão nas memórias. As minhas são 2666 e eu consegui setar a 3000mhz, mas tive que aumentar a tensão de 1.2 para 1.3 pra funcionar bem.

Postado
2 minutos atrás, MatheusRodriguees disse:

Deixo travado na frequencia do monitor, quando destravo aumenta muito o uso de cpu...

Então não tem nada errado no desempenho do BFV, pra conseguir mais do que aquilo só com o Vsync desativado.

3 minutos atrás, MatheusRodriguees disse:

já até tentei fazer OC nas memórias mas sem sucesso, sempre dava tela azul, e sobre o overclock no processador eu li que chipset a320 não faz over, pois não tem dissipador nas vrm e esquentaria muito....

Overclock na memória é um pouco complicado, não é apenas subir a frequência, tem que ajustar os timings, o mais certo seria vender as suas e comprar outras de frequência alta. Todos os chipsets do soquete AM4 fazem OC, só não é bom forçar nesses mais básicos justamente pela falta de dissipadores. Se você souber o que está fazendo e acompanhar as temperaturas com termômetro, não terá nenhum problema.

Postado
33 minutos atrás, MatheusRodriguees disse:

Então, tentei o OC pelo Ryzen Master, vi tutoriais e não alterou nada, fui ver no Ryzen master e ta lá que a320 não suporta... image.png.321829d034ad1f2f00c868d11cbf10ae.png

Sua placa-mãe deve fazer overclock apenas pela BIOS. Ouvi falar que o Ryzen 5 1600 AF pega 4.1GHz fácil, mas você pode tentar menos e ir testando.

Postado
28 minutos atrás, MatheusRodriguees disse:

@GuilhermeGB Coloquei pela BIOS 3.7 pra testar só, no gerenciador de tarefas mostra clock base 3.7GHZ, mas em jogo ou fora de jogo mesmo só fica 3.5gz

Você precisa desativar o SMT turbo para ficar num clock fixo.

EDIT: confundi os nomes, não é SMT.

Postado
7 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Você precisa desativar o SMT turbo para ficar num clock fixo.

EDIT: confundi os nomes, não é SMT.

Já fiz isso, continua a mesma coisa, mostra no gerenciador de tarefas o clock que coloquei mas no cpu-z e nos jogos continua a mesma coisa

image.png.edccada33d50facd25015dbd342c959d.png

Postado
agora, MatheusRodriguees disse:

Já fiz isso, continua a mesma coisa, mostra no gerenciador de tarefas o clock que coloquei mas no cpu-z e nos jogos continua a mesma coisa

Pode estar ocorrendo um thermal throttling. A temperatura do processador continua OK? Baixe o AIDA64 e faça um teste de estresse, veja se ele vai acusar thermal throttling.

Postado
8 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Pode estar ocorrendo um thermal throttling. A temperatura do processador continua OK? Baixe o AIDA64 e faça um teste de estresse, veja se ele vai acusar thermal throttling.

Eu fiz o teste aqui, deixei estressando a cpu e o maximo que chegou foi 45 graus.. clock travado a 3.5

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...