Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, estou querendo conectar um receptor Fly Kky no arduino para controlar dois motores dc(que estão conectados em uma ponte h), consegui fazer um codigo, porém o motor só gira em um sentido, então queria pedir ajuda para consertar esse código para que o motor gire tanto para um sentido quanto para o outro.

Código:

int rc_pulse3,motor_pwm5,motor_pwm6;

void setup() {

pinMode(3, INPUT);
  pinMode(5, OUTPUT);
  pinMode(6, OUTPUT);
}

void loop() {
  motor_pwm5 = 0;
  rc_pulse3 = pulseIn(3,HIGH,25000);
  if(rc_pulse3 > 1100)
  {
    motor_pwm5 = map(rc_pulse3, 1100, 2000, 0, 255);
    if (motor_pwm5>=0)
    analogWrite(5, motor_pwm5);

} 

delay(10);
 }

• Membro VIP
Postado

Só pra ilustrar...

Isto é um receptor FlySky:

1049043645_FlySkyRX.jpg.2e8399364ad1cbecd67a16e7b96a847c.jpg

Estes são transmissores possíveis:

103631811_FlySkyTX.jpg.080c439b9e236ef45bb54c5be2d09172.jpg

Contextualizando:

O repasse de sinal decodificado do protocolo de rádio, que o receptor faz (PWM), em cada canal é originalmente recebido por ESC ou servomotor.

Questionamento norteador para a investigação autodidata:

1) Como um ESC aproveita o sinal PWM do canal?

2) Como um servomotor aproveita o sinal PWM do canal?

Postado

@YLAN876 ,

Não posso te ajudar nessa linguagem , mas posso te dar um norte, eu uso esses receptores em aeromodelos :

SERVO PPM

image.thumb.png.7c8934f8bb074274d8305192ce2343cc.png

Resumindo, o centro do servo fica com timing de 1,5 milissegundo. Acima disso , e até 2 milissegundos, o servo vira para a direita. Abaixo disso, e até 1 milissegundo, vira para a esquerda.

É para isso que serve esse sistema, apenas para posicionar um servo motor, que recebe os comandos no formato PPM.

Para fazer um motor girar em modo contínuo, e ainda mais podendo mudar a direção do giro,  não se usa isso .... 

Paulo

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, aphawk disse:

Para fazer um motor girar em modo contínuo, e ainda mais podendo mudar a direção do giro,  não se usa isso...

Para acelerar ou desacelerar para a frente, somente num sentido, o nome do dispositivo comercial é "ESC" — controle eletrônico de velocidade.

Para se fazer o tal controle de velocidade com a possibilidade de se inverter o sentido de rotação, o modelo de projetos eletrônicos mais comum, amplamente usado, chama-se "ponte H".

Update

Modulador e Demodulador PPM

Para que existe?

O seguinte é um conversor de sinal PWM/PPM/SBus:

P01434654106.jpg.b3ff60c3ff11fbfa00adc28c7e5d8def.jpg

P11434654107.jpg.e1ba32ca0bb342c9837779d258f7df1f.jpg

• Amei 1
Postado

@alexandre.mbm ,

Existem vários circuitos dedicados ao radio-controle de aeromodelos, que são conectados a uma ou várias das saídas dos receptores, e fazem o acionamento digital de várias saídas a partir da modulação ppm.

Um que é bastante usado é um pequeno adaptador que liga em um dos canais, e quando recebem PPM acima de 1,7 milissegundos ele aciona uma alimentação de vários Leds diferentes, inclusive fazendo alguns piscarem,  que são a imitação das luzes noturnas dos aeromodelos.

Eu ví um que era ligado em mais canais, e ele controlava também a iluminação para vários padrões, como pouso e emergência.

Agora, um ESC que inverta a rotação do motor, eu nunca precisei, mas existe também, claro que usando duas saídas também ! :

ESC COM REVERSO

Paulo

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

@aphawk, comecemos pelo básico!

images.jpeg.d2ebaa1386db064f207084bad3a26d90.jpeg

@YLAN876, diferentemente de em um drone multi-rotor, uma "placa controladora" está dispensada como meio-de-campo.

Nesse esquema o sinal PWM é entregue pelo RX diretamente ao ESC comum (de único sentido de rotação).

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!