Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Dado um polígono regular com N lados (todos iguais), inscrito em uma circunferência de raio R, temos que LPN=2.R.sen(180/N) corresponde ao comprimento de cada lado desse polígono. Além disso, sabe-se que N.LPN<2.π.R (comprimento do círculo). Escreva um programa que leia os valores de R e D (ambos reais) e imprima os valores dos lados LPN de todos os polígonos regulares até que |2.π.R -N.LPN|≤D. Por exemplo, ao tomar R=2 e D=0.1, serão apresentados os valores dos lados de LP3 até LP14 , ou seja, N variou de 3 até 14.

Postado
27 minutos atrás, Simon Viegas disse:

@Arthur Silveiira, poste o que já conseguiu fazer em qual parte está com dúvidas.

não to conseguindo interpretar direito não sei nem por onde começar, estou usando o pascalzim.

Postado
1 hora atrás, Simon Viegas disse:

@Arthur Silveiira, poste o que já conseguiu fazer em qual parte está com dúvidas.

consegue resolver essa pra mim?

Postado
Em 22/07/2021 às 11:34, Visitante disse:

não to conseguindo interpretar direito não sei nem por onde começar, estou usando o pascalzim.

Um polígono inscrito é como na figura abaixo de um hexágono,

inscrito.png.e91d171ba6bfa62bb17d6e993f247439.png

O enunciado mostra a fórmula que retorna o tamanho dos lados (L) e chegou nela aplicando a razão trigonométrica do seno, cateto oposto (metade do lado) sobre hipotenusa (raio). Primeiro encontrou a metade de um ângulo: sen(a) = (L/2)r. Isolando L fica: L = 2 * r * sen(a). Um ângulo do polígono é igual uma volta dividido por n, logo 360/n. E o ângulo a é metade disso: 180/n. E assim chegamos na fórmula do enunciado: L = 2 * r * sen(180/n).

Para calcular o lado é só usar a função sin na fórmula e fazer um loop para pegar os lados até |2 * π * R - N * L| ≤ D.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...