Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Dei uma pesquisada boa pra escolher as peças mas ainda estou inseguro com a temperatura, compatibilidade das coisas (principalmente das memórias ram com a placa-mãe) e se o gabinete e a fonte vão suportar a configuração sem problemas. Se alguém puder dar uma olhada e ver se não tem nenhum erro ajudaria muito, pelo nível do PC não quero errar em nada  =D

Processador: Processador AMD Ryzen 9 5950X 16-Core 3.4GHz AM4

Placa de Vídeo: Placa de Video Gigabyte GeForce RTX 3080 Ti Aorus Master 12GB GDDR6X

Placa-mãe: placa-mãe Gigabyte B550 Aorus PRO DDR4 Socket AM4

Memória: Memoria Team Group T-Force Vulcan Pichau 16GB (1x16) DDR4 3600MHz 
(no caso, duas dessa)

Gabinete: Gabinete Gamer Pichau Seraph

Fonte: Fonte Gamer Super Flower 750W Leadex III ARGB Gold 80 Plus

Water Cooler: Water Cooler NZXT Kraken Z53 240mm

Armazenamento: 1 SSD Team Group T-Force Vulcan G 1TB 2.5" Sata III e 1 HD Seagate Barracuda 4TB 3.5" Sata III

Postado

Deve verificar com o fornecedor se a MB virá com a BIOS atualizada para essa CPU.

Troque o gabinete por ter condições adversas para refrigeração, se tiver orçamento(como parece pelo WC), coloque um full Tower

Quanto ao WC achei carésimo, precisa ser mesmo ele? Tem outros tão eficientes quanto e bem mais baratos.

• Curtir 1
Postado

@Drag0on eu trocaria o gabinete pelo Corsair Carbide Series 275R Airflow, que é um gabinete bem bonito e possui um air-flow melhor que o desse que você quer, e sobre as memórias vi que você quer 32 GB, e essa placa-mãe que você quer suporta 4 pentes de RAM, recomendo que pegue 4 pentes de memória D30, que dará 32 GB e irá entregar mais desempenho por ser 4 pentes de 3000 e não 2 pentes de 3600, sobre o processador pegaria o 5900X, já que a diferença entre ele e o 5950X é que o 5950X tem mais núcleos, de resto é a mesma coisa, trocaria o WC pelo Corsair iCUE H115i PRO XT, ou pelo NZXT Kraken Z73 que é 360MM e mais barato que esse que você quer, e entrega mais desempenho, SSD trocaria pelo Samsung 970 EVO Plus que custa o mesmo que esse SSD que você quer, o problema é que ele é de 500 GB e esse seu é de 1 TB, mas esse SSD é um NVMe então entrega muito mais desempenho, e 500 GB, com um HD de 4 TB duvido que vá lotar esse SSD, e sobre o HD recomendo os da Western Digital, a fonte não precisa mudar, mas se quiser 10 anos de garantia a XPG Core Reactor tem isso, e com um PC desse porte ele vai durar muito tempo sem sofrer

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Solução
Postado
1 hora atrás, Drag0on disse:
  1. Processador: Processador AMD Ryzen 9 5950X 16-Core 3.4GHz AM4
  2. Placa de Vídeo: Placa de Video Gigabyte GeForce RTX 3080 Ti Aorus Master 12GB GDDR6X
  3. Placa-mãe: placa-mãe Gigabyte B550 Aorus PRO DDR4 Socket AM4
  4. Memória: Memoria Team Group T-Force Vulcan Pichau 16GB (1x16) DDR4 3600MHz (no caso, duas dessa)
  5. Gabinete: Gabinete Gamer Pichau Seraph
  6. Fonte: Fonte Gamer Super Flower 750W Leadex III ARGB Gold 80 Plus
  7. Water Cooler: Water Cooler NZXT Kraken Z53 240mm
  8. Armazenamento: 1 SSD Team Group T-Force Vulcan G 1TB 2.5" Sata III e 1 HD Seagate Barracuda 4TB 3.5" Sata III
  1. Superdimensionado. Um 5600X terá praticamente o mesmo desempenho custando menos. O 5950 por sinal tem pouco desempenho a mais em jogos que o 5900. Acima do 5600X hoje eu só consideraria comprar se fosse para trabalho.
  2. Superdimensionada também. Se for jogar em monitores de 27" ou menos, vale mais a pena pegar FHD. Em FHD a 3060 já segura qualquer jogo por anos adiante. QHD para cima só indico se for usar uma tela muito grande e longe de você, pois gela grande perto não funciona a menos que você tenha olhos gigantes.
  3. Boa MB. Recomendo no lugar dela a B550 Aorus Elite V2 que tem nova e melhor topologia de memórias. De quebra custa menos.
  4. Bom.
  5. Para um PC desse porte o gabinete tem que ser bem ventilado, frente em mesh com boa qualidade de fabricação. Recomendo o "Aerocool Aero One" ou "One Frost. Alternativamente poderia ser o Cooler Master Masterbox MB511 TG ou o Cougar MX410 Mesh-G RGB.
  6. Boa.
  7. Recomendo que mude para o "Scythe Kotetsu Mark II" ou o "Scythe Mugen 5". Não recomendo WC a menos que você queira ter que trocar de tempos em tempos. Veja o vídeo no final do post sobre o assunto.
  8. Ok, apesar de que WD dura mais para HD e SSDs das marcas WD, Intel, Samsung, G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e Adata/XPG duram mais também. A Team Group já comprovou que é boa em RAM, mas os SSDs deles ainda tem falhas prematuras e é comum chegarem DOA.
Spoiler

Esqueci de falar que Ryzen 5000 tem mais performance com quatro módulos de 8 GBs em comparação com 2 de 16. Isso foi comprovado pelo Steve do GN, assista o vídeo: 

Spoiler

• Obrigado 1
Postado
1 hora atrás, WOZ Dods disse:
  1. Superdimensionado. Um 5600X terá praticamente o mesmo desempenho custando menos. O 5950 por sinal tem pouco desempenho a mais em jogos que o 5900. Acima do 5600X hoje eu só consideraria comprar se fosse para trabalho.
  2. Superdimensionada também. Se for jogar em monitores de 27" ou menos, vale mais a pena pegar FHD. Em FHD a 3060 já segura qualquer jogo por anos adiante. QHD para cima só indico se for usar uma tela muito grande e longe de você, pois gela grande perto não funciona a menos que você tenha olhos gigantes.
  3. Boa MB. Recomendo no lugar dela a B550 Aorus Elite V2 que tem nova e melhor topologia de memórias. De quebra custa menos.
  4. Bom.
  5. Para um PC desse porte o gabinete tem que ser bem ventilado, frente em mesh com boa qualidade de fabricação. Recomendo o "Aerocool Aero One" ou "One Frost. Alternativamente poderia ser o Cooler Master Masterbox MB511 TG ou o Cougar MX410 Mesh-G RGB.
  6. Boa.
  7. Recomendo que mude para o "Scythe Kotetsu Mark II" ou o "Scythe Mugen 5". Não recomendo WC a menos que você queira ter que trocar de tempos em tempos. Veja o vídeo no final do post sobre o assunto.
  8. Ok, apesar de que WD dura mais para HD e SSDs das marcas WD, Intel, Samsung, G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e Adata/XPG duram mais também. A Team Group já comprovou que é boa em RAM, mas os SSDs deles ainda tem falhas prematuras e é comum chegarem DOA.

Muito obrigado pela ajuda e por todas as observações, revi a config e decidi dar mais uma pesquisada, saí com isso:

1. Vi algumas benchmarks com a placa de vídeo que escolhi e a Ryzen 7 3800x parece chegar muito perto do desempenho da que tinha escolhido e o preço é absurdamente menor, compensa ou posso descer direto pra 5 3600x mesmo?

2. Vou jogar num monitor WQHD 34'' e pretendo aproveitar o ray tracing e dlss então acho que vale a pena

5 e 7. Se eu pegasse o gabinete Corsair Carbide Series 275R Airflow (que já vem com os 2 fans frontais e 1 traseiro) e colocar o Water Cooler de 240mm na parte superior (não tenho tanto problema em trocar frequentemente, mas ainda vou estudar colocar um Air) a refrigeração seria boa?

1 hora atrás, Pepse disse:

@Drag0on eu trocaria o gabinete pelo Corsair Carbide Series 275R Airflow, que é um gabinete bem bonito e possui um air-flow melhor que o desse que você quer, e sobre as memórias vi que você quer 32 GB, e essa placa-mãe que você quer suporta 4 pentes de RAM, recomendo que pegue 4 pentes de memória D30, que dará 32 GB e irá entregar mais desempenho por ser 4 pentes de 3000 e não 2 pentes de 3600, sobre o processador pegaria o 5900X, já que a diferença entre ele e o 5950X é que o 5950X tem mais núcleos, de resto é a mesma coisa, trocaria o WC pelo Corsair iCUE H115i PRO XT, ou pelo NZXT Kraken Z73 que é 360MM e mais barato que esse que você quer, e entrega mais desempenho, SSD trocaria pelo Samsung 970 EVO Plus que custa o mesmo que esse SSD que você quer, o problema é que ele é de 500 GB e esse seu é de 1 TB, mas esse SSD é um NVMe então entrega muito mais desempenho, e 500 GB, com um HD de 4 TB duvido que vá lotar esse SSD, e sobre o HD recomendo os da Western Digital, a fonte não precisa mudar, mas se quiser 10 anos de garantia a XPG Core Reactor tem isso, e com um PC desse porte ele vai durar muito tempo sem sofrer

Adorei o gabinete e pretendo trocar por esse mesmo, fora as memórias, muito obrigado! Troquei o processador e o preço desceu consideravelmente então revi o HD e o SSD pra um SSD WD Blue SN550 1TB M.2 2280 NVMe e um HD WD Purple 4TB 3.5" Sata III, vale a pena né?

Postado
10 minutos atrás, Drag0on disse:

1. Vi algumas benchmarks com a placa de vídeo que escolhi e a Ryzen 7 3800x parece chegar muito perto do desempenho da que tinha escolhido e o preço é absurdamente menor, compensa ou posso descer direto pra 5 3600x mesmo?

Vai por mim, pegue o 5600X. Use esta ferramenta para comparar: https://www.cpubenchmark.net/compare/AMD-Ryzen-7-3800X-vs-AMD-Ryzen-5-5600X/3499vs3859

O 5600X é campeão de custo/benefício desde o dia que foi lançado, é difícil encontrar melhor opção hoje.

12 minutos atrás, Drag0on disse:

2. Vou jogar num monitor WQHD 34'' e pretendo aproveitar o ray tracing e dlss então acho que vale a pena

Lembre-se que RT é bonitinho e tal, mas veja os benchmarks dessas GPUs e verá que o custo é muito alto para ter desempenho "razoável" com esse recurso ligado. Pode ser super divertido ver, mas quando o frame rate ficar ruim você vai ter que escolher entre se divertir com o jogo ou com a aparência dele.

21 minutos atrás, Drag0on disse:

5 e 7. Se eu pegasse o gabinete Corsair Carbide Series 275R Airflow (que já vem com os 2 fans frontais e 1 traseiro) e colocar o Water Cooler de 240mm na parte superior (não tenho tanto problema em trocar frequentemente, mas ainda vou estudar colocar um Air) a refrigeração seria boa?

Veja o vídeo que recomendei com calma. O gabinete 275R é muito bom sim, mas ainda defendo que air cooler, especialmente os que indiquei, são a melhor opção. Tem outros modelos também que seguem abaixo. Todos eles cabem no 275R Airflow.

• CM Hyper 212 Black Edition - 158,8mm
    CM Hyper 212 Turbo - 163mm
    CM MasterAir MA410P - 158,5mm
    CM MasterAir MA410M - 165,1mm
    CM MasterAir MA620P - 165mm
    DeepCool NEPTWIN V2 - 158mm
    Scythe Fuma 2 - 154,5 mm
    Scythe Kotetsu Mark II - 154 mm
    Scythe Mugen 5 - 154,5 mm
32 minutos atrás, Drag0on disse:

Adorei o gabinete e pretendo trocar por esse mesmo, fora as memórias, muito obrigado! Troquei o processador e o preço desceu consideravelmente então revi o HD e o SSD pra um SSD WD Blue SN550 1TB M.2 2280 NVMe e um HD WD Purple 4TB 3.5" Sata III, vale a pena né?

SN550 é ótimo. Pode pegar sem medo.

• Obrigado 1
Postado
54 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Veja o vídeo que recomendei com calma. O gabinete 275R é muito bom sim, mas ainda defendo que air cooler, especialmente os que indiquei, são a melhor opção. Tem outros modelos também que seguem abaixo. Todos eles cabem no 275R Airflow.

• CM Hyper 212 Black Edition - 158,8mm
    CM Hyper 212 Turbo - 163mm
    CM MasterAir MA410P - 158,5mm
    CM MasterAir MA410M - 165,1mm
    CM MasterAir MA620P - 165mm
    DeepCool NEPTWIN V2 - 158mm
    Scythe Fuma 2 - 154,5 mm
    Scythe Kotetsu Mark II - 154 mm
    Scythe Mugen 5 - 154,5 mm

Tenho preferência pelos RGB então entre o CM Hyper 212 Black Edition e CM MasterAir MA620Pk, qual se sai melhor? São suficientes para ambas 5 5600x e 7 5800x ou só para a primeira?

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...