Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Salve galera, beleza?

Depois de uns 4-5 anos vou dar um upgrade na criança, apesar do desastre do dólar atual... Na época pesquisei bastante, montei o que dava de melhor dentro do orçamento.

A criança nunca me deixou na mão esses anos, e mesmo jogos recentes tem dado pra jogar com com todas as opções no ultra e uma taxa de quadros bem razoável. Exceto, é claro, uns poucos, de 2019 pra cá, que ainda assim basta diminuir alguma opção muito pesada e manter o resto no ultra. Ao menos 40 fps tem dado pra manter muito bem.

Esse é o meu PC atual:

placa-mãe: Gigabyte B85M-D3PH - 1150 (PCI-E 3.0)

Processador: Intel Core I5-4460 3.2 Gb Haswell 6MB QUAD CORE

Placa De Vídeo: Geforce Gigabyte GTX 1070 G1 Gaming 8gb Gddr5 256bits

memória RAM: 2x KINGSTON HYPER X FURY 8GB 1866 MHz DDR3 - Total de 16GB

Gabinete: Corsair Carbide Series SPEC-03 Azul Mid Tower

Monitor: BenQ RL2240HE 1MS

Fonte: Evga 600w Reais 80 Plus Bronze

Mouse: Razer Mamba - Wireless 5G 16000 dpi

Teclado: Razer Blackwidow Chroma 2015

Headset: Kingston Hyper X Cloud

O coração da minha nova máquina agora vai ser uma RTX 3060, até por conta desse dólar absurdo, e creio que vai ser o item mais caro do pacote. Pela razão, provavelmente eu vou ter que comprar por último.

Mouse, teclado e headset tá tranquilo e não quero mudar, por enquanto.

Quero o melhor custo x benefício. Se puder economizar e ter um desempenho rodando tudo tranquilo por mais uns 4 anos tá ótimo. Deixo abaixo o orçamento e minha ideia de alguns itens.

To com muita dificuldade de definir o processador ideal... o meu é de 4ª geração, que aguentou bem mais do que eu esperava até... Tá tendo muuuuita diferença de uma geração para a outra? Tipo 9ª para 10ª e 11ª? Ajudem aí.

Segue minha ideia atual de alguns itens:

placa-mãe: GIGABYTE B560M AORUS ELITE DDR4 LGA 1200 10° e 11º GERAÇÃO - (+- R$1k)

Processador: Intel Core i5-11600K 11ª Geração, Cache 12MB, 3.9 GHz (4.9GHz Turbo), LGA1200 (+- R$1.6K)

Placa De Vídeo: Gigabyte GeForce RTX 3060 Gaming OC 12G LHR, 12 GB GDDR6, REV 2.0 (+- R$ 5k)

memória RAM: 2x Memória Kingston Fury Beast, 8GB, 3200MHz, DDR4, CL16, Preto (+-600)

Gabinete: Aceito sugestões

Fonte: EVGA 700W BQ, 80 Plus Bronze, Semi Modular (+-500)

TOTAL: R$ 8.7K

Perguntas importantes:

- Consigo comprar a placa de vídeo por último? O slot pcie 4.0 aceita placas de vídeo pcie 3.0? Daí já compro a base do PC no mês que vem, e junto para a placa de vídeo por uns 3-4 meses.

- A memória RAM DDR3 funciona no slot DDR4? porque daí posso segurar a RAM mais pro final também...

Aceito sugestões de trocas que valham a pena aí considerando os valores...

Abraço meu povo!

Postado

@Paulo Ricardo Lauxen Até esse meu PC atual eu sempre fui team AMD, mas teve um momento que ficou pra trás nas tecnologias de placa de vídeo e processadores, daí desanimei e mudei. E sinceramente não me arrependi.

Porém, se estiver com desempenho 100% igual, e custo bem menor novamente, eu iria de Ryzen sim... mas eu li algo que o DSLL tá muito bom e que é exclusivo da NVIDIA... é isso mesmo? O Ray tracing não é exclusividade não, certo?

Postado
7 minutos atrás, Danieldrsa disse:

@Paulo Ricardo Lauxen Até esse meu PC atual eu sempre fui team AMD, mas teve um momento que ficou pra trás nas tecnologias de placa de vídeo e processadores, daí desanimei e mudei. E sinceramente não me arrependi.

recomendo rever suas visões, a AMD atualmente está melhor que a Intel, parece impossível mas por incrível que pareça é a verdade

7 minutos atrás, Danieldrsa disse:

Porém, se estiver com desempenho 100% igual, e custo bem menor novamente, eu iria de Ryzen sim... mas eu li algo que o DSLL tá muito bom e que é exclusivo da NVIDIA... é isso mesmo? O Ray tracing não é exclusividade não, certo?

se quiser pegar Ryzen, não vai afetar a GPU, na verdade, recomendo manter a 3060, as RX 6000 estão muito caras pelo o que oferecem

• Curtir 1
Postado

@Danieldrsa NVIDIA e intel são coisas diferentes hehe, pode ficar tranquilo que você não vai perder nada pondo um AMD. Tem que ver os preços que você achar, juntando processador x placa-mãe. Até onde eu sei, Ryzen 5 5600x é a mesma coisa de um i5 11600k. os FX realmente foi um problema, mas os Ryzen estão melhores. 

note que o i5 consome bem mais energia, e lógicamente sempre ta com temperatura maior.

• Curtir 1
Postado

Esse vídeo fala bastante sobre aplicações em geral, novamente, repito, o TDP do i5 é beeeeeem maior, esquenta mais, e ele não vem com cooler box, então teria que desembolsar mais uma grana legal pra segurar esses 125 tdp. No minimo 200 conto. Já o amd o próprio cooler box segura hehe

• Curtir 1
Postado

@Paulo Ricardo Lauxen @Pepse agradeço aos dois pelos comentários e os vídeos. Vou mudar para o Ryzen 5 5600x, adequar a MB, e não trocar mais a fonte. Acabou gerando uma boa economia e, pelo visto, ganho de performance.

Ficou da seguinte forma:

Placa-mãe: GIGABYTE B450 AORUS M 1.0 AMD 9MB45ARSM-00-10 (+-800)

Processador: AMD Ryzen 5 5600X (AM4/6 Cores/12 Threads/4.6GHz/35MB Cache/Wraith Stealth) (+-1.7k)

Placa De Vídeo: Gigabyte GeForce RTX 3060 Gaming OC 12G LHR, 12 GB GDDR6, REV 2.0 (+- R$ 5k)

memória RAM: 2x Memória Kingston Fury Beast, 8GB, 3200MHz, DDR4, CL16, Preto (+-600)

Gabinete: Aceito sugestões

Fonte: não vou mudar

TOTAL: R$ 7.1K

Tem dicas de gabinetes legais? Não precisa ser um com firulas excessivas. A MB é Micro ATX pelo que vi, mas a 3060 achei com 2 fans e com 3 fans.... essa da Gigabyte são 3...

A RAM tá ok? Acham outra marca melhor que a Kingston?

Ah... E a pergunta importante: Essa MB vai ser compatível com a minha 1070, correto? porque vou tentar vender ela e juntar grana para a 3060 por uns 3-4 meses...

Postado
10 horas atrás, Danieldrsa disse:

ASUS Prime B450M-GAMING/BR DDR4 Socket AM4

@Danieldrsa por favor colega, não cometa esse erro...

melhor pegar uma Gigabyte A520M DS3H do que essa B450 ai...

caso não vá mexer com OC e gostaria de economizar um pouco, vá com essa que recomendei acima, caso pretenda brincar de OC, que na minha visão é totalmente desnecessário, tendo em vista que a MB ja oferece o XMP, vá de B550 Aorus Elite

Postado

@TzAWin nem, não quero OC não... to pensando no valor mesmo... Se a A520M for melhor e na mesma faixa de preço eu pegaria ela sim

O que seria o XMP?

O Aorus Elite eu curti sim... mas o valor a mais compensa de fato no meu uso? O que eu ganharia de fato com essa MB para justificar a grana a mais?

Postado
1 hora atrás, Danieldrsa disse:

O que seria o XMP?

Cara XMP, "Extreme Memory Profile", funciona basicamente como presets de overclock, porém, sem precisar aumentar as tensões manualmente uma por uma, o que torna isso uma opção muuuuito mais viável, não concorda?

essa, está num preço muito bom

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...