Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

convertendo um PC de escritório em PC gamer


Posts recomendados

Então como o titulo diz, eu quero transformar um PC de escritório velho que recebi recentemente em um PC pra jogos, sei que não é o ideal mas eu quero manter o gabinete pois gostei de sua estética. o problema é que enquanto eu procurava algumas peças eu encontrei um kit com a seguinte configuração que me parece ser boa pelo meu orçamento permite comprar. aqui as peças:
 

  • Processador: AMD Athlon 3000G
  • Memoria RAM: 8gb 3200mhz
  • placa-mãe: ASUS Prime B450M Gaming/BR

 

a principal duvida que tenho é sobre esta placa-mãe, pois andei pesquisando em alguns sites e dizem que o VRM desta placa-mãe não é muito bom pra overclock (coisa que farei pra alguns jogos por enquanto) então, seria uma boa opção pegar esta placa-mãe? eu tinha visto outro kit com o mesmo processador porém com uma placa-mãe sendo a B450M Gigabyte DS3H V2, a qual eu não sei se seria uma opção melhor para utilizar neste computador.

 

As configurações atuais deste computador:

  • placa-mãe: ASUS P5KPL/1600
  • Memoria: 4gb DDR2
  • Processador:  Intel Core 2 Quad Q6600
  • Fonte: 300w nominal
  • Gabinete: K-MEX CX1667 Black 4 baias
  • Armazenamento: 1hdd de 500gb

 

Fotos do gabinete seguem abaixo, parece que ele suporta 3 fans de 80mm (1 traseira, 1 lateral e 1 frontal). seria o suficiente pra garantir uma boa resfriação para um PC voltado para jogos? e um fonte de 650w seria boa suficiente para o computador e futuros upgrades?

Edit: eu não consegui identificar qual a placa de video instalada atualmente, mas não pretendo manter esta parte depois do upgrade.

pc1.jpeg

pc2.jpeg

pc3.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BoxDroid a única coisa que você reaproveita aí é HD. Gabinete dá pra usar como quebra-galho enquanto está com o Athlon, mas terá que trocá-lo para futuros upgrades de processador e placa de vídeo.

 

A placa-mãe tem VRM simples para overclock de processadores de 6 e 8 núcleos. Fazer overclock em processadores de 2 e 4 núcleos não vai ser muito o problema, e nem no gráfico integrado. Ainda assim, existem melhores opções na faixa de preço, como a B450M DS3H V2, que você citou. Geralmente os processadores Ryzen não sobem muito o clock, e os ganhos são quase irrelevantes. Você tem mais ganhos usando memórias mais rápidas do que fazendo overclock.

 

Você não vai ter bons resultados com memória em single-channel, o vídeo integrado do processador leva vantagem com memórias em dual-channel, e também funcionam melhor com memórias de alta frequência, por isso sugiro investir logo em 2x8GB 3200MHz.

 

Potência da fonte não é tudo o que importa, a qualidade também conta. Fontes de 450/500W hoje levam 90% das configurações "gamers", só precisará de mais do que isso para usar com essas novas RTX high-end que tem consumo de energia bastante elevado. Mas ainda existem fontes de 750W que são muito inferiores a fontes de 450W, então precisa saber escolher.

 

Se você disser de quanto é seu orçamento, podemos ajudar a montar uma configuração decente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@BoxDroid a única coisa que você reaproveita aí é HD. Gabinete dá pra usar como quebra-galho enquanto está com o Athlon, mas terá que trocá-lo para futuros upgrades de processador e placa de vídeo.

 

A placa-mãe tem VRM simples para overclock de processadores de 6 e 8 núcleos. Fazer overclock em processadores de 2 e 4 núcleos não vai ser muito o problema, e nem no gráfico integrado. Ainda assim, existem melhores opções na faixa de preço, como a B450M DS3H V2, que você citou. Geralmente os processadores Ryzen não sobem muito o clock, e os ganhos são quase irrelevantes. Você tem mais ganhos usando memórias mais rápidas do que fazendo overclock.

 

Você não vai ter bons resultados com memória em single-channel, o vídeo integrado do processador leva vantagem com memórias em dual-channel, e também funcionam melhor com memórias de alta frequência, por isso sugiro investir logo em 2x8GB 3200MHz.

 

Potência da fonte não é tudo o que importa, a qualidade também conta. Fontes de 450/500W hoje levam 90% das configurações "gamers", só precisará de mais do que isso para usar com essas novas RTX high-end que tem consumo de energia bastante elevado. Mas ainda existem fontes de 750W que são muito inferiores a fontes de 450W, então precisa saber escolher.

 

Se você disser de quanto é seu orçamento, podemos ajudar a montar uma configuração decente.

Bem meu orçamento é de no maximo 3500 reais.

 

mas realmente não tem jeito de aproveitar ele? eu achei que ele tinha bastante espaço interno ja que ele aguenta placa-mãe ATX/Micro ATX. e parece que tamb[em possui um numero bom de baias pra HDD e também possui 7 slots de expansão. 

Ja quanto a memoria, o mesmo vendedor do kit estava também vendendo um com 16gb de memoria com os mesmo 3200mhz de frequencia e julgando pelo o que voce disse acho que talvez seja melhor pegar ela.

 

eu tinha vista uma fonte de 650w da cooler master em um outro site, essa marca é confiavel? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, BoxDroid disse:

mas realmente não tem jeito de aproveitar ele? eu achei que ele tinha bastante espaço interno ja que ele aguenta placa-mãe ATX/Micro ATX. e parece que tamb[em possui um numero bom de baias pra HDD e também possui 7 slots de expansão. 

Como eu disse, se for pra usar apenas incialmente com a configuração que está montando agora, vai ficar tudo OK. Mas depois que colocar um Ryzen aí, tipo um Ryzen 5 3600 ou 5600X, junto com alguma placa de vídeo, é bem provável que seu computador comece a "pegar fogo". Seu gabinete não tem circulação de ar, a frente é toda tapada, tem essas baias aí que você disse, computadores "gamers" não usam mais esse tipo de coisa atrasada. Repare na imagem abaixo que a parte principal do gabinete é totalmente aberta, e existe uma divisão na parte inferior onde ficam fonte e HD/SSD. A parte principal precisa ser o mais limpa possível para haver circulação de ar. A frente do gabinete preferencialmente precisa ser em malha para que o ar possa entrar com auxilio de alguns ventiladores. E esses gabinetes todos são compatíveis com fans de 120mm ou 140mm, que consegue ter um bom fluxo de ar com baixa rotação.

 

mcr-utf-bl013216.jpg

 

MCR-UTF-BL012.png

 

 

8 minutos atrás, BoxDroid disse:

Ja quanto a memoria, o mesmo vendedor do kit estava também vendendo um com 16gb de memoria com os mesmo 3200mhz de frequencia e julgando pelo o que voce disse acho que talvez seja melhor pegar ela.

Tem que ver se são dois pentes de 8GB ou apenas um de 16GB. Geralmente apenas um pente de 16GB sai mais barato que dois de 8GB, mas você não terá o benefício do dual-channel. Por curiosidade: quanto está esse kit? Posso te dizer se vale a pena ou não.

 

9 minutos atrás, BoxDroid disse:

eu tinha vista uma fonte de 650w da cooler master em um outro site, essa marca é confiavel? 

A Cooler Master é uma marca decente. Não é uma marca de fonte que você pode confiar de primeira, pois existem algumas fontes polêmicos. Se não for uma MWE Bronze ou no mínimo uma MWE White, nem compre. Também precisa ver quanto está custando, podem existir fontes melhores na mesma faixa de preço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB

ele tem 2 versões do kit uma com a placa-mãe da ASUS e a outra com essa gigabyte que mencionei, os pentes são 2 de 8gb. e o custo total do kit ta sendo uns 2500 com 16gb e 2000 so com 8gb 

 

eita...bem uma pena que não vou poder usar o gabinete no futuro entao, enquanto eu pesquisava eu encontrei um gabinete de outra marca, o Sharkoon Mid-ATX VS7 Window USB 3.0 Preto. acha que talvez seja um bom modelo pra esse tipo de computador? 

daí no restante dos 3500 reais eu tava querendo comprar:

uma fonte pra alimentar esse kit

um SSD pro sistema

algumas fans 80mm pra colocar nesse computador 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, BoxDroid disse:

@GuilhermeGB

ele tem 2 versões do kit uma com a placa-mãe da ASUS e a outra com essa gigabyte que mencionei, os pentes são 2 de 8gb. e o custo total do kit ta sendo uns 2500 com 16gb e 2000 so com 8gb 

O cara ta te enfiando a faca, dá pra conseguir coisa melhor por esses valores. A Terabyte vende kit com ASUS Prime B450M Gaming/BR + Ryzen 3 4300GE + 8GB DDR3 2666MHz por R$1.939,00. O Ryzen 3 3400GE dá uma surra no Athlon 3000G em todos os sentidos. O 3000G é um processador de R$400, a placa-mãe custa menos de R$600, e um pente de memória 8GB 3200MHz também custa menos de R$300, o total aqui daria R$1.300.

 

37 minutos atrás, BoxDroid disse:

eita...bem uma pena que não vou poder usar o gabinete no futuro entao, enquanto eu pesquisava eu encontrei um gabinete de outra marca, o Sharkoon Mid-ATX VS7 Window USB 3.0 Preto. acha que talvez seja um bom modelo pra esse tipo de computador? 

Gabinete tem o mesmo problema do seu, apesar de ser melhor. A frente é tapada, veja que não tem entrada de ar. Pelo preço dá pra pegar gabinetes Mancer da Pichau, tem várias opções de gabinetes abertos começando por R$229,90. O que eu usei na imagem é o que eu tenho aqui, o Mancer Ultraflow, atualmente está custando R$239,90.

 

37 minutos atrás, BoxDroid disse:

daí no restante dos 3500 reais eu tava querendo comprar:

uma fonte pra alimentar esse kit

um SSD pro sistema

algumas fans 80mm pra colocar nesse computador 

Eu sugiro pra você:

 

Ryzen 3 PRO 4350G + Gammaxx 400 V2 (R$1.417,33)

Placa-mãe A520M DS3H (R$558,90)

2x8GB 3600MHz (R$579,82)

Fonte Pichau Nidus 500W (R$279,90)

SSD Adata Falcon 256GB NVMe (R$305,90)

Gabinete Pichau Gadit-X (R$269,90) - Está quase de graça, geralmente custa por volta de R$350

 

 

Total: 3.411,75

 

Sugiro você pegar também umas ventoinhas 120mm pra colocar no gabinete, no mínimo uma pra ficar na parte de trás. É importante você saber que o cooler Gammaxx 400 V2 não vai caber no seu gabinete, ele tem uns 15cm de altura, por isso já recomendei um novo.

 

EDIT: Eu coloquei a A520 aí por ser mais nova e com possibilidade de você poder atualizar a BIOS sem o processador instalado, caso ela não venha com a BIOS compatível de fábrica. Você ainda poderia optar por uma B450, mas ela já vai ter que vir atualizada ou da fábrica ou direto da loja. Também existem problemas de compatibilidade entre memórias de frequências mais altas e placas B450, por isso você pode ter (ou pode não ter também) problemas para atingir os 3600MHz dos pentes que eu recomendei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB

Realmente acho que esse kit que você me recomendou vale mais a pena, o processador em si ja é muito melhor, porém nunca comprei no site da terabyte. eu costumo usar o site da kabum, o terabyte e a pichau são confiavéis?

E sobre talvez eu pegue algumas dessa outras partes que voce recomendou. so o gabinete que ainda vou pensar um pouco em qual pegar. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, BoxDroid disse:

@GuilhermeGB

Realmente acho que esse kit que você me recomendou vale mais a pena, o processador em si ja é muito melhor, porém nunca comprei no site da terabyte. eu costumo usar o site da kabum, o terabyte e a pichau são confiavéis?

E sobre talvez eu pegue algumas dessa outras partes que voce recomendou. so o gabinete que ainda vou pensar um pouco em qual pegar. 

 

Terabyte, Kabum e Pichau são as três principais lojas de hardware do Brasil, na verdade eles meio que "reinam" sozinhas. Todas são confiáveis, mas como qualquer outra loja grande, podem existir eventuais problemas, mas é difícil.

 

Como eu disse, se você pegar todo o resto e deixar o gabinete de lado, não vai conseguir usar o cooler do processador. Ele usa uma ventoinha de 120mm, fora o restante dele que resulta numa altura de mais ou menos 150mm, o Gait-X tem 208mm de largura. Seu gabinete só suporta fans de 80mm, então deve ter uns 150mm de largura, e não deve fechar a tampa com esse cooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB

Ah ok então, vou ver dar uma chance a esse site então. 

 

Bem eu não sei ainda se vou usar o gabinete antigo ja que não é o ideal pra partes mais modernas, mas eu queria pesquisar ainda algumas outras opções antes de decidir, eu tava pensando naquele sharkoon mas como voce disse antes, possui o mesmo defeito do outro ( a tampa fechada) então ainda preciso pesquisar mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!