Ir ao conteúdo

PC novo reiniciando sozinho depois de um tempo

Ir à solução Resolvido por José Luiz Denck Junior,

Posts recomendados

Postado

olá pessoal, eu comprei novo o kit da pichau que é o Ryzen 5 5600x, placa-mãe a520m-k, memória RAM vulkan 3000mhz 8gb, eu tenho uma GTX 1050ti, comprei junto com o kit a fonte p550b da gigabyte, eu abro um jogo ou começo a transmitir e não tenho nenhum problema, até o computador reiniciar sozinho, sabem o que pode ser? chequei as temperaturas e está tudo ok, já que junto com o kit veio o cooler corax da pichau que é bem bom, não sei o que pode ser, tenho 2 ssds da kingston de 240gb cada.

Postado

Está parecendo ser um problema de fonte. Não confio nessas fontes da Gigabyte, percebe-se que são modelos de baixa qualidade, e parece que existem algumas reclamações de problemas. Mas não dá pra condena-la sem fazer uns testes mais aprofundados.

Postado
10 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Está parecendo ser um problema de fonte. Não confio nessas fontes da Gigabyte, percebe-se que são modelos de baixa qualidade, e parece que existem algumas reclamações de problemas. Mas não dá pra condena-la sem fazer uns testes mais aprofundados.

meu amigo vai emprestar a fonte dele no domingo e vou testar, mas hoje a noite quando chegar do trabalho vou ver se funciona o que o cara fez nesse vídeo 

Postado

@José Luiz Denck Junior esse vídeo aí não tem nada a ver. Essas configurações de tempo são para o Windows desligar após X minutos em inatividade, enquanto você usa o computador ele nunca começará a contar esse tempo. Qual teste de estresse você fez? Você está usando algum tipo de overclock nas memórias ou na placa de vídeo?

Postado

Comprei o kit e recebi no dia 16/08/2021, após instalado em meu computador joguei CS GO, killing floor 2 sem problema algum, mas no dia que eu baixei e joguei Apex tudo começou... O PC reiniciava sozinho todas as vezes que eu clicava para jogar Apex. 
Foi verificado peça por peça várias e várias vezes e nenhuma acusava problema. Eu até troquei a minha fonte de 500 para uma de 600 e continuava.... 
Após vários e vários testes chegamos a conclusão que era a temperatura do processador!!! Os coolers que vem com o kit não aguentam o processador =( 

Quando eu estava quase comprando um water cooler resolvi tentar mais uma coisa e troquei a pasta térmica e graças a deus resolveu o meu problema.... 

O PC voltou a funcionar normal ONTEM e rodar todo tipo de coisa sem reinicia, mas como é muito recente qualquer novidade eu posto aqui, porém até agora está normal... 

espero ter ajudado 

meu setup 
AMD Ryzen 5 5600X, ASUS PRIME A520M-K, 8GB DDR4 3000MHz, Cooler Corax, Geforce 1050 ti de 4 GB, SSD 240 e HD  1 TB 

• Solução
Postado

consegui resolver clã, eu instalei a BIOS mais recente, o problema estava na parte de energia da BIOS antiga que quando exigido a mais do processador ele reiniciava, então eu instalei a BIOS nova e deu boa

1 minuto atrás, José Luiz Denck Junior disse:

consegui resolver clã, eu instalei a BIOS mais recente, o problema estava na parte de energia da BIOS antiga que quando exigido a mais do processador ele reiniciava, então eu instalei a BIOS nova e deu boa

@thiagobarretolessi

• Curtir 1
Postado
3 minutos atrás, José Luiz Denck Junior disse:

@thiagobarretolessi

Essas placas AMD costumam ter bastante problemas com BIOS, isso nem me passou pela cabeça. Que bom que resolveu.

• 7 meses depois...
Postado

To com o problema parecido, porém no meu caso não possuo placa de vídeo, somente o 5600G mesmo.

Tem dia que não acontece nada durante o dia todo, enquanto que hoje por exemplo, já reiniciou 3x em um período de 2 ou 3 horas.

Já realizei o seguinte na tentativa de descobrir:
1- Reinstalei o sistema, Windows 10, 11 e inclusive Linux e não resolveu;
2- Substituí a SSD que comprei pelo SSD do notebook da minha esposa e o problema continuou;
3- Realizei testes nas memórias usando o Memtest, aparentemente estão 100%;
4- Atualizei BIOS da placa-mãe b450M Aorus elite para a última versão de 02/2022;
5- Efetuei o teste de estresse do AIDA64 por 3 horas e durante o teste nada aconteceu.
Não consegui testar:
1- Outra fonte;
2- Outro Processador;
3- Outra placa-mãe.
Vocês teriam alguma dica sobre o que eu fazer?

As peças  são:

• Ryzen 5600G;
  • MB Gigabyte n450m Aorus Elite;
  • SSD Adata SX8100NP;
  • Fonte Corsair CV450;
  • 2x Memórias Geil Evo Potenza 8GB 2666MHZ.

Estou na luta pra ver se troco de processador com alguém por uns dias, que é o que seria mais fácil de testar a princícpio.

Postado
Em 07/04/2022 às 11:43, Ikso disse:

To com o problema parecido, porém no meu caso não possuo placa de vídeo, somente o 5600G mesmo.

Tem dia que não acontece nada durante o dia todo, enquanto que hoje por exemplo, já reiniciou 3x em um período de 2 ou 3 horas.

Já realizei o seguinte na tentativa de descobrir:
1- Reinstalei o sistema, Windows 10, 11 e inclusive Linux e não resolveu;
2- Substituí a SSD que comprei pelo SSD do notebook da minha esposa e o problema continuou;
3- Realizei testes nas memórias usando o Memtest, aparentemente estão 100%;
4- Atualizei BIOS da placa-mãe b450M Aorus elite para a última versão de 02/2022;
5- Efetuei o teste de estresse do AIDA64 por 3 horas e durante o teste nada aconteceu.
Não consegui testar:
1- Outra fonte;
2- Outro Processador;
3- Outra placa-mãe.
Vocês teriam alguma dica sobre o que eu fazer?

As peças  são:

• Ryzen 5600G;
  • MB Gigabyte n450m Aorus Elite;
  • SSD Adata SX8100NP;
  • Fonte Corsair CV450;
  • 2x Memórias Geil Evo Potenza 8GB 2666MHZ.

Estou na luta pra ver se troco de processador com alguém por uns dias, que é o que seria mais fácil de testar a princícpio.

Mora proximo a praia? acredita se quiser umidade elevada faz essas placa maes ou processadores Ryzen reiniciarem.

Postado
21 horas atrás, cdcmarcos disse:

Mora proximo a praia? acredita se quiser umidade elevada faz essas placa maes ou processadores Ryzen reiniciarem.

Não moro, vou ver se consigo trocar MB, Fonte e Processador, 1 por vez pra descobrir.

• 2 semanas depois...
Postado

Pessoal, 

Consegui fazer algo para que a reinicialização não aconteça, porém ainda não sei qual peça está apresentando o problema.

As memórias 2666MHZ, na BIOS fixei elas em 2400MHZ e pronto, o problema parou de acontecer... agora, onde está o problema?

Encontrei alguém com memórias 2666 aqui na cidade, vou trocar com ele por uns dias e depois conto aqui o que aconteceu.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!