Ir ao conteúdo

uso de memoria no dual-channel

Ir à solução Resolvido por MGandalf,

Posts recomendados

Postado

Boa noite time, me tirem uma dúvida por favor ! Eu tenho no momento uma memoria ram DDR4 8gb hyperx Fury 2400MHz no PC e pretendo comprar mais uma para fazer dual channel, para formar os 16gb, Porém estava querendo pegar uma com a frequencia maior, como a 2666Mhz ou até a 3200MHz. Porém meu amigo comentou comigo que em Dual-Channel ela sempre vai trabalhar na memoria de menor frequencia ( no meu caso a de 2400Mhz), Gostaria de saber se é correto essa informação. Pois se for então compensa eu pegar +1 de 2400 invés de 3200 né ?

• Curtir 1
Postado

@MoscoWitaZ  Sempre pegue memórias RAMs idênticas para por no seu PC, assim garante o melhor desempenho.

E sim, seu amigo está correto, e utilizando memórias com frequências diferentes o Dual Channel tem chances de nem ser ativado.

Postado

@MGandalf muito obrigado mano pela resposta ! Então vou comprar mais uma hyperx fury 8gb DDR4 de 2400Mhz, ai o Dual channel ele é ativado automaticamente ou precisa ativar em algum lugar ?

• Curtir 1
  • Solução
Postado

@MoscoWitaZ Para ativar o Dual Channel você precisa primeiramente observar sua placa-mãe.

Se ela tiver 2 slots de memória RAM você coloca no slot extra.

Exemplo: essa HB1M-A da ASUS tem 2 slots de RAM.

Apenas coloque um pente um do lado do outro se for como esta:

image.png.a770a9f212e53826a619bf3c2d7167ca.png

Agora se a sua for aquelas de 4 slots, você precisa prestar um pouco mais de atenção na hora de instalar o outro pente.

Como exemplo tem essa HB7-PRO também da ASUS com 4 slots de RAM. Percebe que tem um par de slots pretos e um par de slots amarelos? Geralmente as fabritantes deixam bem claro dessa forma, colocando pares de cor (Não necessariamente iguais a essas) para ajudar o usuário a ativar o Dual-Channel.

Exemplo: se o seu pente de memória RAM antigo está no slot preto, coloque o novo no outro slot preto.

image.png.776b0089aeeb39eb8579979914b180a7.png

Agora pode ser que sua placa tenha os 4 slots e não tenha essa designação por cor. Mas é simples, basta você pular um slot a partir do que já está ocupado e colocar.

Exemplo: se a RAM antiga estiver no Slot 1, você pula o Slot 2 e coloca a nova no Slot 3.

Se precisar de ajuda pode enviar a foto/modelo de sua placa-mãe aqui.

Abraços.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...