Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, boa noite!

Comprei e instalei as peças do meu primeiro computador gamer, estou muito feliz inclusive kkk, porém sou novo na área de montagem peças e etc... E estou travado aqui na configuração da BIOS, eu não sei configurar o clock e não sei muito como funciona, e minha dúvida se essa placa-mãe aguenta 3600mhz, porque tô com 2x8 (16gb - 3600mhz)... Eu olhei as informações dela e mostra que ela é compatível assim: "3600mhz (O.C)". Pra que serve esse "O.C"??

Quero usar em Dual Channel mas os slots são da mesma cor, queria saber em qual slots eu coloco as RAMs para trabalharem juntas

Queria configurar ela para rodar os 3600mhz que a memória RAM tem, isso é possível?? Não vai explodir a placa, queimar ou algo do tipo?? (Um rapaz disso que quanto mais MHz tem é melhor, por isso peguei essa de 3600mhz)

Queria ter a melhor configuração para ter o melhor desempenho para jogos e etc... Alguém poderia me ajudar com essa configuração??

Postado

Funcionar funciona, mas depende do seu processador. A frequência é mostrada com "(OC)" porque os processadores são limitados a 3200MHz via JEDEC, qualquer valor acima disso é apenas por overclock (ou XMP, que é um tipo de overclock). Quando você colocar suas memória nela, o PC vai iniciar com elas em dessas frequências: 2133/2400/2667MHz. Nesse caso é só ir na BIOS e habilitar o XMP para rodar na frequência de 3600MHz. Se for um Ryzen 5000, é 99% de chance que vai funcionar de boa com XMP, se for um Ryzen 3000, ainda tem 90% de chance de funcionar, isso porque o controlador de memória é integrado ao processador, então se você tiver o azar de pegar um chip não muito bom, vai ter problemas para estabilizar essa frequência. Mas ainda dá pra tentar ajustar manualmente os 3600MHz, ou tentar valores mais baixos como: 3466MHz ou 3200MHz.

Postado

@GuilhermeGB Ah sim entendi. O processador é um Ryzen 7 5700G

Frequência: 3.8Ghz

Frequência Max Turbo: 4.6Ghz

Frequência Gráfica: 2000mhz

Aí no caso eu só vou conseguir trabalhar até os 2000 de MHz por conta do processador? Ou não tem nada a ver? 

Se eu ativar esse XMP como eu sei que ele vai estar operando os 3600?

Postado
8 horas atrás, GuigousCranel disse:

@GuilhermeGB Ah sim entendi. O processador é um Ryzen 7 5700G

Frequência: 3.8Ghz

Frequência Max Turbo: 4.6Ghz

Frequência Gráfica: 2000mhz

Aí no caso eu só vou conseguir trabalhar até os 2000 de MHz por conta do processador? Ou não tem nada a ver? 

Se eu ativar esse XMP como eu sei que ele vai estar operando os 3600?

Os processadores Ryzen 5000 suportam frequência de até 3200MHz via padrão JEDEC, a maioria das memórias que compramos hoje só vão até 2667MHz via JEDEC, ainda tem boa parte que roda a 2400MHz ou 2133MHz. As frequências de 3000MHz, 3200MHz, 3600MHz, etc. que os fabricantes descrevevem, quase sempre são atingidas via XMP. O XMP (eXtreme Memory Profile) é um perfil de overclock que o fabricante deixa gravado no chip da memória, são parâmetros que funcionam bem para o chip e possuem uma boa compatibilidade, então você pode entrar na sua BIOS e carregar esse perfil. Mas ainda existe aquela pequena chance de dar algum conflito por limitação da controladora do seu processador, ou problema de BIOS da placa-mãe, então às vezes é necessário tentar ajustar algumas coisas manualmente pra funcionar.

• Curtir 2
Postado

@GuilhermeGB Ah entendi que bacana vou anotar isso... então em minha situação com essa configuração que eu falei, ao ativar essa opção XMP eu consigo usar os 3600mhz que a memória RAM tem? Ou 3466, 3200... Pra mim +de 3000mhz seria muito bom.

Postado
2 horas atrás, GuigousCranel disse:

@GuilhermeGB Ah entendi que bacana vou anotar isso... então em minha situação com essa configuração que eu falei, ao ativar essa opção XMP eu consigo usar os 3600mhz que a memória RAM tem? Ou 3466, 3200... Pra mim +de 3000mhz seria muito bom.

Consegue.

Postado

@GuilhermeGB Amigo muito obrigado por me ajudar, eu só tenho uma última dúvida a respeito dessa placa-mãe, no site dela fala que ela tem:

• 3 Fan Connectors

• 5 Temperature Sensors

Ou seja, só posso conectar 3 fans nela né? E por que o gabinete que eu comprei já acompanha 3 fans, aí eu comprei + um kit de 3 fans, dando um total de 6 fans... Ou seja, só vou conseguir utilizar 3? Existe alguma maneira para eu conseguir usar + fans? 

O gabinete tem suporte para 6 fans: 3 frontal, 2 superior e 1 traseira... 

A traseira eu vou colocar a do watercooler, aí o gabinete vem 3 frontais... Porém sobra dois espaço na parte superior, eu queria ver se tem como colocar +2 fans nessa parte superior com o kit que eu comprei... Será que é possível?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: Aprenda a Ler Resistores e Capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!