Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Archer C1200 substituindo por ASUS RT-AX82U resolve problema de sinal?


Posts recomendados

Pessoal tenho um roteador tp-link Archer C1200, que tem conectado os seguintes dispositivos (nem todos ao mesmo tempo) : dois smartphones, um notebook, um PC de mesa, uma Mi Box e uma TV (sendo essa vida cabo). Geralmente ficam três dispositivos conectados ao mesmo tempo (nunca as duas TVs juntas) ,  nem os computadores. O roteador fica em um extremo da casa e tirando a TV cansada todo o restante se conecta via wireless. A casa não é sobrado e de uma ponta a outra tem quase 20 metros que seria a área de cobertura. 

No meio do caminho às vezes coloco um repetidor de sinal caso precise usar dispositivos nos cômodos mais distantes. 

Tenho notado que mesmo sem o repetidor o sinal não é constante, e tem dias que chega mais longe, outros ficam mais curtos. Esse seria um problema do roteador ou do sinal da minha internet (fibra)? Seria normal essa oscilação? 

Ah, dos dispositivos um smartphone e o PC de mesa conecto em 5Ghz (que tem dias que parece ser o mais afetado por essa oscilação, chegando ao ponto de ao ligar um dispositivo o mesmo demorar um pouco para encontrar ou conectar). 

Vi esse Roteador Gamer ASUS RT-AX82U, 5400Mbps, WiFi6, Aura RGB, AiMesh - 90IG05G0-MY8R10 , que até pelo preço deve ser muito melhor que o meu. Mas teria diferença quanto a potência do sinal e a suportar a quantidade de dispositivos conectados? 

Do que li acho que um smartphone e o PC (esse tenho certeza) aceitam o Protocolo AX. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quanto mais distante do roteador pior o sinal, pode ser que o sinal varie por causa da interferência (roteadores próximos, alguns dispositivos ligados e outros não, recursos do próprio roteador), não vai adiantar comprar outro roteador e colocar no lugar, o ideal é transformar em uma rede mesh  ou colocar outro roteador ligado via cabo no outro extremo da residência. Estando conectado no 5G a interferência pode ser mínima, o que acontece é oscilação devido a "fragilidade" da frequência.

@mineirimbb

52 minutos atrás, mineirimbb disse:

Vi esse Roteador Gamer ASUS RT-AX82U, 5400Mbps, WiFi6, Aura RGB, AiMesh - 90IG05G0-MY8R10 , que até pelo preço deve ser muito melhor que o meu. Mas teria diferença quanto a potência do sinal e a suportar a quantidade de dispositivos conectados? 

por opinião própria é dinheiro jogado no lixo, por muito menos compra um kit deco da TP_LINK que vai te atender melhor ainda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  1. O wireless sofre interferências diversas, pode ser desde outros clientes, ambiente, etc. Não tem relação com a operadora, não é uma característica do sistema sem fio.
  2. O 5Ghz tem a vantagem de conseguir trafegar mais dados, porque utiliza canais maiores na verdade, mas perde em distância. O 2,4Ghz tem muito mais poder de penetração/distância, mas a banda geralmente é menor porque sofre mais com interferências.
  3. Se for substituir o roteador AC pelo AX pode não ter grande diferença de performance, porque o AX ele oferece mais banda ainda, mas menor distância. Você consegue velocidades quase gigabit, mas na mesma sala por exemplo. Agora uma vantagem dos roteadores AX é que a maioria suporta o mesh, que é adicionar aparelhos para melhorar a qualidade do wireless. Como ele tem diversas bandas, ele consegue conectar várias para conseguir melhorar o sinal e não depende apenas de uma delas, assim tanto o sinal wireless fica melhor, quanto a velocidade não é tão reduzida. (Obviamente ainda existe redução por causa da tecnologia, mas é menor)

As melhores alternativas é tentar posicionar o roteador no meio da casa, já que é wireless as antenas de roteadores transmitem para ambos os lados, assim você "ganha" sinal sem trocar de equipamento.

 

Conectar um outro aparelho com cabo (Modo AP) é melhor que utilizar o repetidor wireless, pois grande maioria dos repetidores utiliza uma banda apenas, não são como o mesh.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!