Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi, pessoal, estou tendo muitos problemas com o Ubuntu acusando constantemente falta de espaço de armazenamento. Eu estava apenas com o Windows 10 e recentemente fiz um dual boot e coloquei o Ubuntu 20.04 por questões de trabalho. Eu possuo apenas um SSD de 240gb e para instalar o Ubuntu, fiz uma partição de 20gb (O Ubuntu exigia 10gb, então dei uma margem de +10gb pra instalar programas básicos. Porém, assim que eu reiniciei um o Ubuntu pela primeira vez após concluir a instalação, ele começou a acusar problema de espaço. Ao que tudo indica, o diretório /var/log está ocupando em torno de 8,5gb! Sem eu fazer literalmente nada, do dia pra noite e eu nem sei que conteúdo está armazenado para consumir tanto espaço assim. Sou novato no Linux, então peço que, se possível,  me ajudem sendo bem específicos, já que não domino esse SO. Segue um print para ilustrar o problema.

Captura de tela de 2021-09-01 10-41-06.png

Captura de tela de 2021-09-01 10-42-21.png

  • Membro VIP
Postado

Não entendo por que o Ubuntu habilita o journal persistente (arquivos do diretório /var/log/journal) e ao mesmo tempo mantém uma segunda implementação syslog ativa duplicando mensagens para /var/log/syslog e /var/log/kern.log -- só esses dois comem mais de 6 GiB. Boa prática recomenda uma coisa ou outra.

 

Contudo, apesar disso, esses arquivos não parecem estar sendo rotacionados. Ubuntu/Debian não é minha praia, mas acho que o logrotate neles é acionado através de um arquivo de unidade (timer) do systemd. Veja qual é saída do comando

 

systemctl status logrotate.timer

 

  • Membro VIP
Postado

Há quanto tempo essa instalação existe?

 

Se o Ubuntu seguir o Debian (provável), os logs mantidos pelo rsyslog são rotacionados uma vez por semana (pelo fragmento de configuração /etc/logrotate.d/rsyslog).

 

Talvez você use muito pouco e não tenha dado tempo do serviço rodar?

 

De qualquer maneira, force o rotacionamento com

 

sudo logrotate -f /etc/logrotate.conf

 

  • Membro VIP
Postado

@Davi Silvaa Sim, uma vez por semana. Como comentei, não acho uma boa manter logs duplicados no journal persistente e nos arquivos tradicionais. Em teoria você pode remover o pacote rsyslog e se livrar de metade do tamanho desses logs sem prejuízo nenhum (apt remove rsyslog). Todos os arquivos listados aqui podem ser removidos após a desinstalação do pacote:

 

https://salsa.debian.org/debian/rsyslog/-/blob/debian/master/debian/rsyslog.logrotate

 

 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...