Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mini ITX Ryzen 7 5800X + X570 + 32 GB RAM esquenta muito?


Posts recomendados

Estou ajudando uma pessoa a montar um computador mini itx e gostaria de opiniões se por acaso ele não vai esquentar demais. A utilização é edição de vídeos/fotos amadora e jogar (casualmente). 

Gabinete: NXT H210 com dois fans 140 mm na parte frontal (XPG) 

Ryzen 7 5800X

32 gb Ram G. Skill 3200 MHz

NVMe Samsung 980 Pro

Sdd 870 Evo Samsung

Cooler Assassins III

placa-mãe X570 (falta escolher) 

Fonte XPG 750 OU 850 dependendo da placa de vídeo  já que parece que esse gabinete aceita o tamanho até a 3080ti 

Será que vai esquentar muito ou o fluxo de ar será bom para mantê-lo em uma boa temperatura ? 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, mineirimbb disse:

Estou ajudando uma pessoa a montar um computador mini itx e gostaria de opiniões se por acaso ele não vai esquentar demais. A utilização é edição de vídeos/fotos amadora e jogar (casualmente). 

Já começo dizendo que é uma péssima ideia. Entenda que para edição de vídeo e qualquer outra atividade tão intensa o ideal é ter o máximo de airflow dentro do gabinete para não desgastar seus componentes prematuramente e não causar throttling. O problema com gabinetes pequenos é que isso é basicamente impossível. Gabinetes pequenos assim são indicados para atividades leves, como office e uso doméstico básico. 

Se quer investir em um PC para edição e quer que ele dure e tenha o máximo desempenho, então invista num gabinete ATX ou mATX pelo menos.

5 horas atrás, mineirimbb disse:

Gabinete: NXT H210 com dois fans 140 mm na parte frontal (XPG) 

Apesar de ser considerado um gabinete ITX, esse gabinete ainda tem um airflow razoável. O problema é que a diferença de tamanho físico dele em relação a um micro ATX ou mATX é tão pequena que não considero que justifique o gasto ou o sacrifício de arrefecimento. Se você quer isso por causa do look mais sóbrio, recomendo que procure o Deepcool Matrexx 55 Mesh.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, mineirimbb disse:

32 gb Ram G. Skill 3200 MHz

NVMe Samsung 980 Pro

Sdd 870 Evo Samsung

Cooler Assassins III

placa-mãe X570 (falta escolher) 

Fonte XPG 750 OU 850 dependendo da placa de vídeo  já que parece que esse gabinete aceita o tamanho até a 3080ti 

Será que vai esquentar muito ou o fluxo de ar será bom para mantê-lo em uma boa temperatura ? 

32 GBs de RAM são importantes para edição de vídeo em altas resoluções, não há questão sobre isso. Se quiser garantir maior desempenho procure memórias de 3600 MHz, marca de qualidade, idealmente quatro módulos de 8 GBs a menos que você pretenda dobrar a capacidade posteriormente. Entenda que os Ryzen 5th gen tem melhor desempenho com o uso de 4 módulos. Assista este vídeo se quiser entender. Sobre o SSD, tente se concentrar em um de média capacidade (256 ou 500 GBs) tipo M.2 NVMe. Para sua atividade específica pode haver algum pequeno ganho com um modelo de maior desempenho, mas é improvável que você tenha esse ganho a menos que planeje sua montagem especificamente para otimizá-la em torno do uso de SSDs. Até onde eu saiba você tem que investir em mais de um, pois tanto os arquivos do projeto quanto os arquivos da gravação final tem que ser lidos/gravados em unidades M.2 distintas para você ter o benefício de velocidade de conversão em SSDs. Se um ou outro vai para o HDD tradicional você perde esse benefício. Ter dois SSDs e um HDD para transferir os projetos finalizados posteriormente poderia ser o ideal, mas dependendo do seu volume de trabalho uma unidade externa de armazenamento conectada via rede 2.5 Gigabit também poderia ser interessante, desde que você tenha o dinheiro para tal investimento.

Sobre a placa-mãe, não recomendo X570. Esse chipset entusiasta é anterior ao B550 e muitas das placas mãe que o utilizam são tão antigas quanto. Hoje você faz melhor pegando uma MB Gigabyte B550 Aorus Elite V2 se quiser algo realmente bom.

A fonte pode sim ser a XPG, que é uma ótima alternativa, mas a Leadex III gold custa menos e é ótima opção também.
Sobre a GPU e o fluxo de ar vou te avisar, 3080 TI é quente, muito quente, e esse gabinete é completamente inadequado para ela.

23 minutos atrás, mineirimbb disse:

@WOZ Dods indica algum super tower bom?

O Matrexx 55 Mesh é bom, é sóbrio, é bem construído, mas dado seu alto investimento em GPU e seu fluxo de trabalho, recomendo o Aerocool Aero One Frost (ou sem frost também), pois ele tem dois pontos de instalação de ventoinhas de 120 mm exclusivamente para a GPU.

Além disso, recomendo que pondere se vai mesmo investir em uma 3080 TI para edição de vídeo. Para edição 3D eu sei que seria exagero, mas você ainda teria retorno. Já para edição de vídeo não sei e seria bom analisar o desempenho nos programas de edição de vídeo específicos que você vai usar para ter certeza de que o retorno justifica o investimento.

 

Fui rever o gabinete NZXT e tem uma foto que é esclarecedora lá. Veja só como a GPU fica sufocada:

1615555828-h210-white-black-mainw-system.png?fit=crop&fm=webp&h=576&w=576

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods valeu pelas explicações, mas esse gabinete Aerocool Aero One Frost é midtower e nas fotos ele não tem como colocar as fans para GPU. A 3080ti a pessoa vai comprar nos EUA então vai compensar (e ela vai jogar tb). Quanto ao gabinete a pessoa não tem limitação de valor. Se o mini itx não atende, poderia ser um mid ou super tower. Poderia indicar um. Top de cada? O super tower eu vi o Corsair Obsidian 1000D.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mineirimbb Veja a página da fabricante: https://aerocool.io/product/aero-one-frost/

O último item é:

"COOLING FOR YOUR GRAPHICS CARD
Supports graphics card cooling: 2 x 120mm fans for superior VGA cooling."

 

Se observar fotos internas, verá que diretamente no PSU Shroud ele tem furações para a instalação das referidas ventoinhas. 

31 minutos atrás, mineirimbb disse:

Top de cada? O super tower eu vi o Corsair Obsidian 1000D.

Super Tower eu não indico a menos que ele tenha necessidades muito específicas. Para quem precisa de muitos HDDs, por exemplo, recomendo o estudo da possibilidade de armazenamento de rede. Se ele não tiver necessidades específicas, o Aero One Frost é uma ótima pedida, pois tem frente em mesh, ventilação exclusiva para a GPU, bom suporte a ventoinhas em todas as posições, boa filtragem, bom cable management, de quebra já vem com 4 ventoinhas de alta qualidade. Se não quiser dessas ventoinhas sempre pode procurar o Aero One, que vem só com a de trás (comum) ou com nenhuma, não me lembro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mineirimbb A review dele é favorável. Não gosto do formato pessoalmente, especialmente com vidro na frente. Prefiro mesh, mas vai de cada um. Pelo menos o espaçamento do vidro e as entradas de ar no painel frontal são boas. Ainda sou mais o aerocool que indiquei.

Vi mais um defeito... A saída de ar no painel superior também é coberta por vidro. Por mais que tenha bom espaçamento, esquentar o vidro vai causar perda de eficiência no arrefecimento com certeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mineirimbb Cara, eu pegaria o Aero One por que em workloads de edição de vídeo essa GPU vai aquecer bastante por períodos prolongados. Como a GPU é o item mais caro, eu me concentraria 100% em manter a saúde dela. Fica a seu critério se desejar outro gabinete, mas eu pegaria o Aero One apenas por causa desse fator. Se eu conhecesse outro com esse mesmo benefício indicaria ele também.

O meu mesmo tem algo parecido, com duas ventoinhas puxando ar de baixo do gabinete para cima, porém o meu é bem obsoleto (ainda é com baia de DVD, algo que preciso). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!