Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde! Pessoal, como vão?

Atualmente estou com um processador I5-3330 já bem antigo e optei por fazer um upgrade e comprar um Ryzen 5 3600.

Minha dúvida acredito que seja algo bem simples, eu preciso fazer algum procedimento no sistema antes de efetuar a troca? Preciso formatar o Windows ou remover algum driver? Se sim, como remover? Pergunto pois estou passando de Intel para AMD e não sei se é necessário remover algo antes de efetuar a troca.

Outra dúvida seria se eu posso utilizar a bateria da BIOS da placa-mãe antiga na nova placa-mãe ou é recomendado que compre uma nova?

PS: Será trocado tudo, placa-mãe, memorias e processador.

Agradeço desde já.

• Solução
Postado

@Erick Cardoso Nem tente reutilizar seu sistema. Se há troca da placa-mãe tem que reinstalar o sistema do zero. Recomendo que baixe os drivers da nova placa-mãe diretamente no site do fabricante dela, que é o correto a fazer. O único procedimento que você deve fazer no sistema é seu backup. Depois que fizer o primeiro boot na placa-mãe nova, lembre-se de ativar o UEFI e desativar o CSM na BIOS para que a instalação do windows fique correta. Se tiver partição de menos que 150 GBs para o sistema, recomendo que pondere sobre mover seus arquivos pessoais para outro HD e reparticionar o HD reservando esse espaço só para o windows. O mesmo é válido para SSDs com mais de 256 GBs, mas se for dessa capacidade ou inferior recomendo que mantenha só para o sistema.

Remova as partições todas do windows antes de instalar novamente.

Para mais dicas leia o tópico abaixo.

• Obrigado 1
Postado
13 minutos atrás, Erick Cardoso disse:

Outra dúvida seria se eu posso utilizar a bateria da BIOS da placa-mãe antiga na nova placa-mãe ou é recomendado que compre uma nova?

Geralmente MBs novas vem com bateria nova. Se comprou MB na china e veio sem, compre uma nova, custa uns 3 a 7 reais. Se tiver mesmo comprado na china, boa sorte, pois vai precisar. Essas MBs chinesas são extremamente instáveis e pouco duráveis, para não falar sem recursos. Se precisar baixe os drivers do chipset diretamente do site da AMD.

• Obrigado 1
Postado

@WOZ Dods Tenho atualmente um HD de 1TB e 1 SSD de 256GB.

Tenho algumas dúvidas, a questão do backup e formatação posso realizar pela própria ferramenta do Windows depois que instalado a nova placa ou preciso salvar alguma ISO no HD e instalar o Windows após instalação da outra placa-mãe? 

Sobre a compra da placa-mãe, é uma TUF B450M-PRO Gaming da ASUS e sim, foi comprada pelo Ali Express.

Acredito que essas minhas dúvidas são bem bestas porém não tenho muita experiência com troca de Hardware e sua explicação foi um tanto técnica demais pro meu baixo conhecimento kkkk

Postado
17 minutos atrás, Erick Cardoso disse:

Tenho algumas dúvidas, a questão do backup e formatação posso realizar pela própria ferramenta do Windows depois que instalado a nova placa ou preciso salvar alguma ISO no HD e instalar o Windows após instalação da outra placa-mãe? 

Não, não consegue fazer backup pela instalação do windows não. Terá que iniciar o PC no sistema que tem hoje, mover seus arquivos todos para o seu HD secundário, desligar o sistema, desconectar o HD (sempre faça isso) e somente então iniciar pelo pendrive para instalar o sistema. Como só tem 256 GBs, recomendo que remova todas as partições pela instalação do windows e sem criar nenhuma partição mande instalar no espaço não alocado. Ele faz o resto.

Sobre a compra da placa-mãe, é uma TUF B450M-PRO Gaming da ASUS e sim, foi comprada pelo Ali Express.

E veio sem bateria? Compre uma CR2032. Não compre nenhuma de reserva, pois quando a que tem no seu PC acabar, a reserva já estará com validade vencida.

Acredito que essas minhas dúvidas são bem bestas porém não tenho muita experiência com troca de Hardware e sua explicação foi um tanto técnica demais pro meu baixo conhecimento kkkk

Nada demais. O importante é não deixar de pesquisar. É assim que todo mundo aprende nessa área, pesquisando, experimentando, errando e refazendo. Boa sorte aí e use o tópico que indiquei.

Vai facilitar muito sua vida depois.

• Obrigado 1
Postado
6 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Não, não consegue fazer backup pela instalação do windows não. terá que iniciar o PC no sistema que tem hoje, mover seus arquivos todos para o seu HD secundário, desligar o sistema, desconectar o HD (sempre faça isso) e somente então iniciar pelo pendrive para instalar o sistema. Como só tem 256 GBs, recomendo que remova todas as partições pela instalação do windows e sem criar nenhuma partição mante instalar no espaço não alocado. Ele faz o resto.

Ótimo, agora consegui entender perfeitamente!

6 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Nada demais. O importante é não deixar de pesquisar. É assim que todo mundo aprende nessa área, pesquisando, experimentando, errando e refazendo. Boa sorte aí e use o tópico que indiquei.

Vai facilitar muito sua vida depois.

Irei dar uma atenção especial para o post recomendado, de qualquer forma acredito que minhas dúvidas foram sanadas, agradeço muito pela atenção.

• Obrigado 1
Postado
53 minutos atrás, Erick Cardoso disse:

@WOZ Dods

O backup deve ser dos arquivos que você considera importante, como documentos, fotos, vídeos, etc. e deve ser feito antes da troca de placa-mãe. Por exemplo mova a pastas Meus Documentos (supondo que seus arquivos importantes estão nela) para uma partição do HD, e também eventual arquivo salvo na Area de Trabalho (o que não é lugar para isso).  Aproveite e apague pastas que considerar desnecessárias do HD.

Depois desligue o micro, troque a placa-mãe e deixe o HD desconectado - seguro morreu de velho.

Faça a nova instalação do Windows no SSD, e depois de pronto conecte o HD.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!