Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

A um bom tempo eu venho me frustrando pelo fato de meu PC reiniciar do nada mesmo sem precisar abrir algo pesado ou jogar algum jogo, eu até perdi alguns projetos escolares por causa disso, e eu suspeito que seja a fonte que pelo que sei é uma da PC Brazil de 500w, não me parece muito confiável essa marca, mas enfim, eu gostaria de saber como eu poderia fazer para tentar resolver esse problema. 

Specs do PC:

Processador:A8-5600K

memória RAM: 4x2 DDR3 1600MHz

SSD de 120GB + HD 500GB

A fonte como eu disse lá em cima é uma da PC Brazil de 500w

Eu não sei muito de tensão de processador, placa-mãe e etc mas ta aí umas imagens das tensões que vi no HWmonitor

image.png.11dc2934e3dc9640e7abde99c43f7fb2.pngimage.png.a5d8da2f605f88f46f4739223a185486.png

Postado

As tensões que mostram ai são gerenciadas pela placa-mãe, não pela fonte. A fonte entrega a pena 12, 5, 3.3, 0, -5 e -12.

Esse sintoma de fato pode indicar problema na fonte. Se possível teste uma outra fonte antes de comprar uma nova. Caso for comprar uma fonte nova lembre de procurar fontes com PFC ativo e selo 80plus, normalmente são indicativos que a fonte não será uma fonte bomba. E fuja se a fonte tiver um seletor de tensão 110V/220V.

Postado
12 minutos atrás, Pedro Freitas de Souza disse:

A um bom tempo eu venho me frustrando pelo fato de meu PC reiniciar do nada mesmo sem precisar abrir algo pesado ou jogar algum jogo, eu até perdi alguns projetos escolares por causa disso, e eu suspeito que seja a fonte que pelo que sei é uma da PC Brazil de 500w, não me parece muito confiável essa marca, mas enfim, eu gostaria de saber como eu poderia fazer para tentar resolver esse problema. 

Provavelmente é fonte genérica. Com isso recomendo a troca assim que puder. A que recomendo hoje é a XPG Pylon 450 que é suficiente para seu setup, mas se quiser extra pode pegar a de 550. Se tiver grana sobrando e quiser o melhor, pegue uma Leadex III gold 650W na terabyteshop. 

Suas temperaturas estão altas e você precisa corrigir isso também. Precisará corrigir ou trocar seu cooler, talvez melhorar o arrefecimento de seu gabinete.

agora, Leo_stuker disse:

Caso for comprar uma fonte nova lembre de procurar fontes com PFC ativo e selo 80plus, normalmente são indicativos que a fonte não será uma fonte bomba. E fuja se a fonte tiver um seletor de tensão 110V/220V.

Não, esses não são indicativos de uma fonte não é bomba. Tem um enorme volume de fontes bomba que tem 80+ e PFC ativo no mercado. Veja o fiasco da Gigabyte nos EUA esses últimos meses. Fonte de qualidade é fonte que foi testada e avaliada por profissionais fora do fabricante e sem influência dele e passaram nos testes. 
80+, inclusive, é muito comumente falsificado e tivemos casos de uma nova fabricante americana recentemente que estava vendendo fontes 80+ gold que não passavam sequer no white, mas a instituição responsável pelo certificado tinha aprovado, sugerindo que haviam variações dentro da mesma linha (vide o vídeo sobre o assunto no gamer's nexus).

Postado

eu esqueci de mencionar o fato de que quando ele reinicia a BIOS do PC reseta e tira todas as configurações, eu percebi que minha fonte tem seletor, então seria melhor trocar pra uma fonte bacana e sem seletor? Se sim eu gostaria de uma sugestão boa de fonte de 500W ou 550W, pois pretendo colocar uma GTX 1660 no PC.

Postado

@WOZ Dods Eu sei das problemáticas quanto ao selo 80+ e as questões dispostas, mas esses são indicadores para fugir de uma boa gama de problemas que facilmente um leigo reconhece.

4 minutos atrás, Pedro Freitas de Souza disse:

quando ele reinicia a BIOS do PC reseta e tira todas as configurações

Isso é inclusive quando você reinicia ou só quando ele faz sozinho?

Pode ser indicador que a bateria da placa-mãe esta fraca e precisa ser substituída (é bem barato uma nova, tipo uns 10 reais)

12 minutos atrás, Pedro Freitas de Souza disse:

Se sim eu gostaria de uma sugestão boa de fonte de 500W ou 550W, pois pretendo colocar uma GTX 1660 no PC.

A fonte XPG Pylon 450, já recomendada pelo camarada, da conta de uma 1660.

• Curtir 1
Postado
Em 06/09/2021 às 15:54, Leo_stuker disse:

@WOZ Dods Eu sei das problemáticas quanto ao selo 80+ e as questões dispostas, mas esses são indicadores para fugir de uma boa gama de problemas que facilmente um leigo reconhece.

Vou repetir, isso não é parâmetro. Pesquise o assunto, veja o caso que citei. O volume de fontes BOMBA que tem 80+ e PFC ativo é enorme. Se levar em consideração só as fontes fabricadas para o mercado doméstico, a maioria das que carregam essas especificações tem ripple alto e proteções ineficazes, sendo que mesmo não sendo BOMBA, ainda podem prejudicar o PC.

@Pedro Freitas de Souza Pela idade do seu PC, pode bem ser a hora de trocar sua bateria de BIOS. Compre uma CR2032 de boa marca e troque. Isso deverá solucionar seu problema de reset de BIOS.

Sobre a fonte recomendo a Pylon 550 se puder pagar a diferença, pois isso já será suficiente para quando você trocar o seu PC. Uma fonte de qualidade como esta dura muitos anos e pode ser reutilizada em futuras montagens. A que eu mais indico hoje é a Leadex III 80+ gold 650W, mas ela custa 599 reais na Terabyteshop e isso é inacessível para muitos, mesmo que dure uma década facilmente e de quebra reduza a conta de luz. Lembrando, potência não é sinônimo de qualidade, e indico potência de 550W e 650W nesses modelos por que esses tem melhor custo/benefício do que os de menor potência já que o preço muda muito pouco. Outra coisa importante é que você pode calcular o consumo de seu sistema sempre que ficar na dúvida de qual é a potência adequada de fonte que vai precisar. Use esta ferramenta para facilitar o processo: https://outervision.com/power-supply-calculator

Sempre compre uma fonte com folga de 30% ou mais em relação ao que vai de fato precisar, pois somente assim ela terá a eficiência máxima.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...