Ir ao conteúdo

Defeito com a GTX 1660 Ti - Funciona quando quer!

Ir à solução Resolvido por WOZ Dods,

Posts recomendados

Postado

Oi galera do Clube do Hardware :)
Vim aqui pedir humildemente a ajuda de vocês.
Minha placa de vídeo muitas vezes não liga, e a placa-mãe bipa e o PC não da vídeo.
Mas aleatoriamente dia sim, dia não, ele liga normalmente.
Eu já mandei no técnico limpar, ele limpou ficou lindo por dentro mas mesmo assim ele as vezes não funciona, já tentei tirar e por de novo a placa mas nada aconteceu.
Hoje liguei e está funcionando.
Alguma ideia do que pode ser que esta acontecendo? 
Obrigado a todos :) 

Postado

@Aymar Lopes Recomendo que verifique se a placa está completamente inserida no slot. Se os contatos estiverem mal inseridos, pode ser que ou o espelho da placa ou o encaixe do gabinete estejam evitando que ela entre completamente. Para solucionar isso você tem que basicamente desempenar o que está empenado ou empenar num sentido que force a GPU a entrar toda no slot. Observe também se a trava do slot está fixando ela no lugar.

A limpeza não deve ser feita só na placa, mas muito mais importante é limpar o slot. Deve-se usar isopropanol e uma escova ou pinça. Depois de limpar, teste novamente. 

Lembre-se de que se a sua fonte estiver falhando, você verá o mesmo tipo de problema que citou.

• Obrigado 1
Postado

@WOZ Dods Obrigado pelas dicas. Fiz tudo o que pediu e até agora está funcionando perfeitamente! Obrigado! 
Só mais umas perguntas se puder ajudar mano. 
Eu jogo muitos jogos de mundo aberto com apenas 8gb de memória no meu PC, a maioria deles requer 16 gb. Isso poderia estar relacionado ao problema também ou não?
E se a fonte fosse o problema como eu saberia que o problema é na energia? Existe algum teste?

Postado

@Pepse A placa de vídeo não está ligando e não dá vídeo mais. 😞

Eu não tenho certeza se o defeito é mesmo na gpu.

Se for na memória RAM, existe algum tipo de teste que eu possa fazer?

Postado
agora, Aymar Lopes disse:

tem o memtest86, tente reconectar as memórias pra ver se o PC liga, se ligar é uma suspeita.

• Solução
Postado
22 minutos atrás, Aymar Lopes disse:

@Pepse A placa de vídeo não está ligando e não dá vídeo mais. 😞

Sair testando sem método vai te fazer perder tempo. Faça o seguinte:

Retire todos os módulos de memória. Se tiver apenas um, retire ele. Se tiver isopropanol (álcool isopropílico), limpe os slots de memória com uma escovinha ou pincel molhados com isopropanol. Limpe a/as memórias com papel absorvente molhado com isopropanol (limpe APENAS os contatos dourados, mais nada). Se não tiver isopropanol, apenas passe a escova seca nos slots com a placa-mãe na vertical, para sujeiras caírem. Feito isso, reencaixe apenas uma memória, inserindo ela no slot observando a guia que ela tem, depois apertando apenas um lado de cada vez até fazer o "click", um lado por vez. Faça mais uma pequena pressão nos dois lados ao mesmo tempo para ter certeza de que fixou. Tente ligar seu PC então. Se falhar, desligue ele da tomada, faça um reset prolongado de BIOS fechando curto entre os pinos do jumper CLR_CMOS na placa-mãe. Mantenha esse curto por pelo menos 40 segundos. Feito isso, pare com o curto e reconecte o PC na tomada. Tente ligá-lo novamente.

Se tiver estabilizador, retire ele do PC e jogue fora. Sim, estabilizador estraga PC e não deve ser usado nunca.

Teste outro cabo, o do monitor serve. Confira se está corretamente conectado. Observe que usar conectores novos (com contato prateado apenas na ponta) em tomadas padrão antigo pode causar mau contato. O correto nesse caso é usar adaptador ou então substituir a tomada que solução ideal.

Se tiver adaptadores ou Ts no seu sistema, teste sem eles. 

O que você diz de a GPU não estar ligando não faz sentido. O fato de a ventoinha dela começar a girar e parar não quer dizer que ela não está funcionando. Toda GPU e MB fazem um teste chamado POST e se esse teste falhar o sistema todo é desligado, não só a GPU.

Sobre os bips da MB, você pode observar qual é o padrão de repetição dele para saber qual é o código de erro da placa-mãe. Geralmente é uma sequência de X beeps curtos + Y beeps longos, ou então apenas curtos ou longos. Tem que ver quantos beeps ela dá. Ela fica repetindo a mesma sequência ininterruptamente, tipo, beep beep beep, pausa e repete, beep beep beep. Só precisamos saber quantos tem antes da pausa.

Obs.: O POST é um teste de TODOS os subsistemas do PC, incluindo componentes integrados e não integrados.

• Curtir 2
  • 2 semanas depois...
Postado

@WOZ Dods
Eu tentei de tudo e continuava o problema.
Mas fui atrás de outros materiais para limpar o PC. Usei o isopropanol e limpei bem. 
Aparentemente voltou a funcionar e não se repetiu o problema.
Provavelmente foi só a sujeira '='
Muito obrigado pela ajuda amigo ^^

• Curtir 2
Postado

Galera voltei a ter problema com o PC.
Levei em um técnico ele me disse a minha fonte  - PCYes 550W 80 Plus Bronze - Electro V2 era um câncer pro PC e seria ela a causa do problema.
E se não fosse isso teria q trocar a placa de vídeo. 🥶

Será que pode ser a fonte mesmo??

agora, Aymar Lopes disse:

Galera voltei a ter problema com o PC.
Levei em um técnico ele me disse a minha fonte  - PCYes 550W 80 Plus Bronze - Electro V2 era um câncer pro PC e seria ela a causa do problema.

Será que pode ser a fonte mesmo??

Obs placa-mãe bipa 8 vezes quando ocorre o problema, e o PC so volta funcionar se limpar tudo e por de novo. Aí após isso ele funciona uns dias e para novamente.

Postado
Em 25/09/2021 às 15:40, Aymar Lopes disse:

Seu técnico não entende muito de informática ou não se atualiza aparentemente. Essa fonte foi testada pelo teclab e passou bem nos testes.

Em 25/09/2021 às 15:40, Aymar Lopes disse:

Confirmado, ele não entende muito ou nada... Se ele não pode fazer um diagnóstico definitivo, recomendo que procure um técnico que possa ou continue tentando com nossa ajuda.

Como técnico, eu faria o teste de componente a componente até ter certeza da razão do problema, jamais presumiria uma razão e faria substituição sem antes ter o diagnóstico, pois isso acarretaria em gastos desnecessários para o cliente, e no caso da fonte, já que ele não sabe pesquisar fontes, provavelmente ainda traria um "elefante branco" em consequência quando ele instalasse alguma porcaria aleatória que acha que é boa.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...