Ir ao conteúdo

Quantas ventoinhas a placa-mãe B450 AORUS M suporta?

Ir à solução Resolvido por Schrodinger,

Posts recomendados

• Solução
Postado

Olá amigo. É super simples, basta você saber qual a especificação do header para FAN da sua placa-mãe. Por exemplo um dos headers da minha placa-mãe é de 2A (amperes) e 24W (watts), então, desde que eu respeite essas especificações, posso colocar 1 FAN ou 100 FANs (claro que 100 é um exagero, mas é pra exemplificar, ok). Só pra ser um pouco mais detalhado, utilizo de FANs de 0.4A e 1.2W cada, nesse header que citei liguei 4 desses, logo, 1.6A e 4.8W respeitanto os limites máximos que são, como já citei, 2A e 24W, ok.

Espero ter ajudado. Grande abraço prô cê!!!

• Obrigado 1
Postado

@atakeon Muito obrigado por essa resposta bem completa. Eu só achei a Âmperagem, mas o Watts eu não achei em lugar nenhum, nem mesmo no manual da placa. Você saberia quanto é? E como que funciona nos headers RGB? Também como saber qual é ARGB e qual é RGB?image.thumb.png.018a498998e568b4040787ab0859247d.png

• Curtir 1
Postado

@michael_br25 Olá. Pois é, também cheguei a dar uma busca rápida e também não achei os watts do header. Que chato não, é uma informação importante e deveria estar junto com a descrição dos headers disponíveis, assim como são com as placas da ASRock (meu caso).

Quanto aos headers ARGB/RGB, normalmente o ARGB é um header de 4 pinos com 1 faltando, ou seja, com 3 pinos efetivos e são de 5V. Já o header RGB é um header de 4 pinos com 4 pinos e são de 12V. Mas pelo menos essa disposição dos headers disponíveis, tem que constar no manual da placa-mãe, ok. No seu caso, uma Gigabyte, salvo engano meu, o header ARGB acredito que seja um header de 3 pinos com 3 pinos. Digo isso porque quando escolho meus dispositivos compatíveis com minha placa-mãe ASRock, com certa frequência vejo menções ao header da Gigabyte, que é diferenciado do padrão que a ASRock, ASUS e MSI utilizam, mas não é uma regra.

Olhando aqui a foto da sua placa-mãe no site da Gigabyte, me parece ter dois header para ARGB (D_LED 1 e D_LED 2) que são esses que eu falei de 4 pinos com 3 pinos efetivos. E tem um header de 5 pinos que pela descrição do que é cada pino impresso na própria placa-mãe, parece ser um header RGB, mas eu particularmente nunca tinha visto um header RGB de 5 pinos. Talvez, algum outro user aqui pelo fórum, que tenha Gigabyte, venha dar uma dica pra você. Mas o que descrevi, é o que eu normalmente vejo ok, mas de novo, NÃO é uma regra.

No mais, todos os headers (FANs, ARGB e RGB) seguem a mesma, agora sim é uma regra, ou seja, devem ter em algum lugar a descrição de tensão (V - volts), corrente (A - amperes) e potência (W - watts), ok. E aí, sabendo essas informações fica fácil ligar os dispositivos, desde que se tenham essas mesmas informações dos dispositivos também, ok.

Por último vale muito a dica do amigo @Diego Both ou seja, na dúvida é só pegar uma controladora como a que ele indicou e pronto, sair ligando tantos FANs quantos forem necessários (ou tantos quantos a controladora permitir), e ser feliz, ok!!!

É isso. Novamente espero ter ajudado e um grande abraço prô cê!!!

• Obrigado 1
Postado

Eu queria Editar meu último post, mas acho que passado um certo tempo, o "botão" Editar some e não é mais possível editar o post, hehehehe. Então cá estou eu postando novamente...

Achei o manual da dua placa-mãe no site da Gigabyte...

https://download.gigabyte.com/FileList/Manual/mb_manual_b450-aorus-m_1102_210615_e.pdf

...e realmente não mencionam os watts, mas constatei algumas curiosidades. Sua placa-mãe possui 1 RGB Header (que eles chamaram de LED_CPU) que nada mais é que um header RGB como outro qualquer, ou seja, de 12V e 2A. Possui também, 2 ARGB headers também convencionais, ou seja, com 4 pinos e 1 faltando, 3 pinos efetivos de 5V/12V (já explico) e 5A e possui ainda algo bem interessante (e aqui é a explicação dos 5V/12V) que são 2 headerzinhos, para você escolher se os ARGB serão de 5V ou de 12V, chamados (DLED_V_SW1/DLED_V_SW2). Ah, e possui ainda realmente um header com 5 pinos que eles chamam de RGBW (o W é justamente o 5º pino), mas que no manual, informa que você também pode usar esse header como um header RGB normal, ou seja, utilizar um conector RGB (4 pinos) normalmente, deixando o 5º pino de fora. Então, na prática, você tem 2 headers RGB (1 de 4 pinos e 1 de 5 pinos), 2 headers ARGB e ainda 2 headerzinhos que possibilita escolher a tensão dos ARGB, ok.

Ao final, minha opinião quanto ao título (quantas ventoinhas...), que saber, respeitando a tensão (V) e a corrente (A), utilize quantos FANs achar que deve, pois dificilmente você ultrapassará a potência máxima (W), que em outras placas-mãe da Gigabyte, costuma ser de 24W. Lembre do meu caso onde posso utilizar 24W mas com 4 FANs estou utilizando somente 4.8W. Então, @michael_br25 mete bronca aí e ligue os FANs que acha que deve ligar usando cabinhos "Y" e respeitando o que informam, que é a corrente (A) e a tensão (V) e pronto, vai dar tudo certo, hehehehehehe. Belê?!?

Grande abração prô cê aí e depois fala pra gente quais foram os resultados, ok!!!

• Amei 1
Postado

@atakeon Cara, primeiramente muito mais muito obrigado por todas essas informações. E só mais quatro dúvidas que surgiram agora, usando HUBs ou cabos "Y" a velocidade das Fans são controladas pela placa-mãe? Esses 2 headers que podem escolher as tensões 5V/12V, controla as tensões por onde? Na imagem anexada mostra "Corrente nominal" e "Corrente de segurança", qual delas eu devo seguir? Também na imagem anexada diz "Corrente nominal RGB" ser 1.40A, minha placa-mãe aguentaria 4 dessas?

Screenshot_20210915-154105_Opera.jpg

12 minutos atrás, michael_br25 disse:

@atakeon Cara, primeiramente muito mais muito obrigado por todas essas informações. E só mais quatro dúvidas que surgiram agora, usando HUBs ou cabos "Y" a velocidade das Fans são controladas pela placa-mãe? Esses 2 headers que podem escolher as tensões 5V/12V, controla as tensões por onde? Na imagem anexada mostra "Corrente nominal" e "Corrente de segurança", qual delas eu devo seguir? Também na imagem anexada diz "Corrente nominal RGB" ser 1.40A, minha placa-mãe aguentaria 4 dessas?

Screenshot_20210915-154105_Opera.jpg

Acabei de ver a corrente do RGB no site do fabricante e diz outra corrente

Screenshot_20210915-155944_Opera.jpg

• Curtir 1
Postado

Olá @michael_br25 Vamos lá. Usando Cabinhos "Y" ou HUB e se os FANs forem PWM, sim, os rpms serão controlados pela placa-mãe. Quantos aos headers de 5/12V, utilize os DLED_V_SW1/DLED_V_SW2 que são headerzinhos de 3 pinos apenas, e quando estão na posição 1-2 então os headers ARGB estarão setados em 5V (mais comum para ARGB) e se estiverem na posição 2-3 então os headers ARGB estarão setados em 12V (menos comum para ARGB). Corrente nominal normalmente a corrente que o fabricante diz que o FAN possui e corrente de segurança é pra dar uma margem de "folga" pra garantir que realmente a corrente do header não seja excedida. Pode considerar a nominal mesmo. Por último, pela tensão de 5V DC, presumo que o FAN em questão seja ARGB, correto? Sendo assim você tem uma capacidade de 5A (lembrando que os DLED_V_SW1/DLED_V_SW2 devem estar ambos na posição 1-2 ok) então 5A divido por 0,55A (tava achando estranho 1.40A hehehe) dá um pouquinho mais de 9 então considere 9 FANs. Já quanto aos headers de FAN em si, 2A dividido por 0,25A dá exatamente 8, ou seja, você pode ligar até 8 FANs em cada header SYS_FAN. Mas não faz muito sentido ligar 9 FANs no ARGB mas só poder ligar 8 no SYS_FAN, né. Então limite-se a 8 em cada header, ok. Como você tem 2 SYS_FAN e 2 ARGB dá pra ligar tranquilamente 16 FANs ARGB desse que mostrou, no seu Setup, ok. Por último 3W vezes 8 FANs em cada header dá exatamente 24W que acredito seja realmente a capacidade de seus headers, ok.
Prontinho, tudo resolvido, acho que isso cobre a quantidade de FANs que seu gabinete suporta, certo?
E disponha, sempre que precisar e eu puder ajudar, é só chamar, ok.

Abração prô cê!!! Muito boa sorte na sua empreeitada!!! E ao final, não esqueça de vir mostrar o resultado, certo!!!

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!