Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Saudações, amigos. Necessito da ajuda de vocês.

Possuo Vivo Fibra 300MB em minha casa (combo). Mas o modem/roteador deles (MitraStar) não me atende.

Comprei um roteador MESH ano passado - D-Link COVR. Só que não funciona adequadamente.

Já tentei com o COVR como ROUTER (com DHCP ligado e desligado), com o COVR em BRIDGE (mesmo sabendo que perderia a função MESH), desligando o Wi-Fi do roteador da Vivo.

Nada. Conexão instável!

Alguém tem alguma sugestão para isso? Será que existe alguma limitação pela operadora para esse tipo de problema? Outra tipo de solução poderia ajudar (um outro roteador? Um Ubiquiti? Um repetidor?)

Preciso muito ter sinal em minha casa, pois meu filho não sai do tablet, rs. 

Desde já, agradeço a atenção.

Abraços!

Postado

Bom dia. 

A internet chega, mas a maior parte do tempo não funciona. Tenho alguns equipamentos Wi-Fi para casa inteligente (interruptores, tomadas, lâmpadas, sensores, Hubs IR, etc), e esses quase nunca respondem quando pareados ao COVR.

Já até usei a ajuda de técnicos da D-Link, que não adiantou. Eles até trocaram meu aparelho, pensando que era defeito de fabricação, mas o problema continua o mesmo.

Pensei até que pudesse ser uma limitação imposta pela operadora, para impedir roteamento de equipamentos de terceiros...

• Membro VIP
Postado

Não utilizei este modelo, mas parece ser algum problema entre a internet e o COVR.

Sendo Fibra, provavelmente não consegue tirar o roteador da operadora e não deve ser possível configurar o COVR sem roteamento, então você tem 2 roteadores. Este pode se uma das causas do problema.

• Curtir 1
Postado
10 minutos atrás, dwatashi disse:

Não utilizei este modelo, mas parece ser algum problema entre a internet e o COVR.

Sendo Fibra, provavelmente não consegue tirar o roteador da operadora e não deve ser possível configurar o COVR sem roteamento, então você tem 2 roteadores. Este pode se uma das causas do problema.

Entendi. Será que um Ubiquiti resolveria meu problema? Ou talvez um repetidor?

• Membro VIP
Postado

Ubnt poderia resolver se colocasse aqueles APs, mas o custo é maior porque muito das soluções necessitam de um controlador. Geralmente são utilizados quando necessitam vários clientes conectados, como em shoppings por exemplo.

(Nesse caso eu recomendo entrar em contato com um revendedor para ver qual a solução Ubnt ele recomenda)

O repetidor talvez ajude na estabilidade, mas velocidade não porque eles geralmente usam uma banda apenas e a velocidade cai pela metade quando conectado pelo repetidor.

• Curtir 1
Postado

Estou exatamente com o mesmo problema.
D-Link COVR e Oi Fibra 400MB. Instável demais.

Efetuei praticamente as mesmas tentativas do @adalbertozauli e ainda com problemas.

Não sei se outra marca de MESH resolveria. 😕

• 4 meses depois...
Postado

Estranho, acabei de instalar 6 Covr 1100 aqui em casa, tenho fibra da vivo de 300mb, e estou conseguindo a velocidade máxima praticamente em todos os cômodos da casa, todos ligados via cabo, modem da operadora em Bridge, toda  configuração feita pelo Covr principal.

Screenshot_20220217-181201_Samsung Internet.png

Postado
Em 17/02/2022 às 22:12, Edlei Oliveira disse:

estou conseguindo a velocidade máxima praticamente em todos os cômodos da casa, todos ligados via cabo

hahahahaha mas é claro que com tudo cabeado o resultado será lindo e maravilho!!! Quero ver via wireless que sempre é um grande desafio!!! rsrs

Em 13/09/2021 às 17:48, adalbertozauli disse:

Já tentei com o COVR como ROUTER (com DHCP ligado e desligado), com o COVR em BRIDGE (mesmo sabendo que perderia a função MESH), desligando o Wi-Fi do roteador da Vivo.

Nada. Conexão instável!

Não sei se este modelo permite configurar as VLANs via TriplePlay, você já fez isso? Tenho o modelo COVR 1102 e estou tremendamente satisfeito! Configura o roteador HGU da vivo em modo ONT(Brigde) (somente recebendo sinal fibra), conecta o cabo Cat5e ou 6 na porta Eth1 e a outra ponta espeta na porta internet do COVR. Acessa pelo navegador 192.168.0.1 o admin de configuração e inicia a configuração via PPPoE você terá que saber seu usuario e senha, após este procedimento irá conectar e será o seu roteador DHCP principal. Configura o WiFi, e em largura do canal, escolhe apenas a opção 80MHz que é a de 5GHz. Salva as alterações e aguarda os "Nós"/"Satélites" sincronizarem/emparelhar.

Detalhe importante: Na opção Rede (LAN), Configurações avançadas, Velocidade da porta WAN tem que estar em 1000Mbps ou seja 1Gigabit.

Caso este cenário não melhore a conexão nos satélites, a solução será cabeada.

• 1 ano depois...
Postado

@Edlei Oliveira Eu comprei um kit deste. não sei se o q pretendo fazer da certo..  Tenho minha internet da claro funcionando normalmente e ela esta ligado a um switch gigabit. Eu quero fazer o seguinte esquema:

Switch Gigabit ----( cabo cat7)--- Mesh principal ( na porta internet) ---- ( Cabo cat7 da porta ethernet deste para a internet do segundo mesh) --- Mesh 2 --- ( cat7 da ethernet para internet)

qual motivo quero usar cabo... há locais na minha casa q fica complicado levar o sinal wi-fi mesh ... a comunição eh ruim... então o que pensei... vou por um mesh na sala.... e por cabo levo um ponto mesh lá pra o ultimo cômodo da casa... qual meu objetivo... q na hora q eu saia da rede da sala... e entre no ultimo cômodo a rede mesh troque sem que seja necessário eu mudar a conexão.. além disto ter a velocidade máx. em cada um dos pontos... ou seja... quero dois pontos bem distantes, ligados via cabo... como se fosse uma unica rede... tipo.. como se ao chegar no ultimo cômodo a rede fosse automaticamente trocada no celular. é possível?

878251273_redemesh.thumb.jpeg.189b700bcb24305fa1c106e0e0f72995.jpeg

Postado

Não precisa de cabos CAT7 ou mesmo CAT6 para essas modestas velocidades. Seus conectores também são CAT7?  Sua conexão de rede é gigabit e a da internet de modestos 0,3 gigabit, bem dentro dos limites de CAT5E.

A rede mesh com os POD interligados por cabo é claro muito mais eficiente por definição. E muitas vezes é a única solução, como em casas com porão e sotão e tal.

Deve procurar aparelhos que permitam a conexão do canal de controle --- ethernet backhaul --- via cabo. Nem todos aparelhos são assim.

E se são deve fazer a conexão em duas fases: primeiro conecta o POD master à rede. Depois conecta os POD adicionais um a um ao master via cabo para eles fazerem o pareamento e trocarem as credenciais e tal, com um cabo curtinho bem na sua frente. Uma vez que acendeu a luzinha verde já era. Leva segundos. Aí você liga todos os POD ao mesmo switch ou roteador, em paralelo.

image.png.aef3171fadac476bb59cd6d05beb9ea4.pngO problema da conexão como desenhou é claro: basta seguir as linhas azuis. É claro que TODO o tráfego para o terceiro aparelho vai passar pelos dois outros. Todo o tráfego para o segundo vai passar junto com o do terceiro pelo primeiro.

E claro que todos eles tem a mesma performance. E o backhaul tem as mesmas informações. Por isso deve ligar os 3 ao mesmo switch em paralelo. Só liga em série na hora da instalação inicial. Se eles estiverem em paralelo os algoritmos mesh fazem as contas e dirigem o tráfego para o lugar certo, sem você pagar a conta de todo o encaminhamento inútil.

Postado

@arfneto Eu desta vez fiz toda a ligação via cabo e usando o computador, pois o aplicativo é péssimo. O que não consta no manual e eu descobri ontem eh que se eu configurar o primeiro, basta eu ligar o segundo ponto do Mesh no primeiro ja configurado via cabo e aguardar uns 3 ou 4 minutos que ele vai configurar o novo Mesh a partir do primeiro... então eu de peguei o primeiro, liguei em serie com o segundo...  com cabo cat7 ( vention aliexpress) 20m (usando ethernet 1 com internet 2 )... e aconteceu o q eu queria.. levei o segundo pra um ambiente bem distante e com barreiras... e quando liguei o segundo aparelho e ele sincronizou funcionou normalmente do jeito que eu queria.. atingido ai cerca de 300 mb/s.... então como tenho 6 pontos pra instalar... fiquei com algumas duvidas....voce indica que a ligacao não seja feita em seriei eh isso? tipo a figura a seguir...

1089465828_CapturadaWeb_26-4-2023_13171_www.clubedohardware_com_br.jpeg.6aedc7b7967499eb99a9a563a2cc6f86.jpeg

Ou seja, dessa forma eles funcionariam como uma unica rede? pra onde eu me deslocar serei direcionado para o melhor sinal? ou o correto eh ligar todos em serie?

Segunda duvida... todos os points que eu for adicionando precisar ser configurados a partir do primeiro?  independente se for ou não em serie?

por fim, como eles estão vindo no switch gigabit.. eles todos devem ficar com a velocidade limitada ai 300 e pouco mb/s devido a distribuicao por meio de cabo?

OBS: Switch é gigabit, os cabos sao CAT7 ja montados de fabrica.

Postado
8 minutos atrás, TiagoVeraspsnbr disse:

Ou seja, dessa forma eles funcionariam como uma unica rede? pra onde eu me deslocar serei direcionado para o melhor sinal? ou o correto eh ligar todos em serie?

Segunda duvida... todos os points que eu for adicionando precisar ser configurados a partir do primeiro?  independente se for ou não em serie?

por fim, como eles estão vindo no switch gigabit.. eles todos devem ficar com a velocidade limitada ai 300 e pouco mb/s devido a distribuicao por meio de cabo?

Como te disse, nem todos esses aparelhos tem a possibilidade de trafegar o backhaul via cabo.  Se os que comprou tem deve CLARO usar porque é muito melhor. Por outro lado não é porque pode ligar um ao outro via cabo que eles vão usar o backhaul via cabo, consulte a documentação.

Deve configurar todos a partir do primeiro e leva alguns segundos e não minutos, em geral. Faz isso com um cabo curtinho, um do lado do outro. Não há razão pra sair andando com eles antes de estarem pareados, e depois que estiverem pode colocar onde quiser desde que tenham contato com a rede.

Eu te expliquei porque não deve ligar isso em série, e é a mesma e clara razão de NUNCA fazer isso. Todo o tráfego para quem vem depois vai passar por todos. Só se faz isso quando não tem alternativa. Veja o que expliquei no primeiro post. Imagine 5 POD e se num certo momento cada um está usando 150 mbps. 750 vão passar pelo primeiro e 600 vão seguir adiante... O segundo recebe 600 mas só 150 são pra ele e 450 vai repassar. Essa é a maneira simples de gastar recurso e dinheiro a toa em redes, mesh ou convencionais.

17 minutos atrás, TiagoVeraspsnbr disse:

Esses são aparelhos para conexão de rede. NADA tem a ver com eventuais 300 mbits que tenha contratado para acesso a internet.

Nada tem a ver sequer com a internet. 

Se você tiver um servidor de mídia em sua rede hospedando milhares de vídeos e músicas pode ter um tráfego enorme em sua rede doméstica sem chegar nada da internet, apenas vendo filmes em suas TV a partir de seu PC rodando por exemplo Plex e instalado no porão...

Deco X50 da TP-Link, COVR X-1860 da D-Link são exemplos de modelos que podem trafegar o canal de controle via cabo. 

Esse modelo C-1213 é sim compatível com ethernet backhaul.

Direto do suporte 

image.png.93b70aae501d851e2cf8339e423599b7.png

E se vê que isso é opcional, apenas porque todo mundo quer apenas esperar a luinha verde e nem olhar para o resto. Por isso muitos desses aparelhos sequer oferecem a opção.

Entenda que muitas vezes é a única opção: sua rede mesh pode ser dividida em duas por estar em duas regiões entre as quais wifi não passa nem a pau com um mínimo de qualidade, como garagens no subsolo e andares para cima numa casa grande.

Postado

@arfneto obrigado, eu entendi sim... eu comprei o COVR 6 unidades... problema que o manual eh péssimo e não deixa nada claro. Vou sincronizar todos os 5 a partir do primeiro usando cabo na sincronização.... e então farei exatamente isto... vou ligar todos em paralelo no switch,  pois eu ja deixei na obra cabos que saem do switch e chegam em ambiente como muitas barreiras ja pensando em por um roteador comum... depois descobri a rede mesh...então onde houver o problema do "sótão".. eu chego com um POD já sincronizado do principal através de cabo.. outros lugares eu posso fazer ate troca de informações entres eles.. sem cabos por não ter tantas barreiras.

valeu demais pela ajuda!

@arfneto O meu eh o COVR1103 e ele é sim compatível com ethernet backhaul. Segundo site do fabricante. Outra, no teu caso tu consegue separar o sinal 2.4G e 5G? pra mim mostra rede única!

Postado
1 hora atrás, TiagoVeraspsnbr disse:

outros lugares eu posso fazer ate troca de informações entres eles.. sem cabos por não ter tantas barreiras.

Mesmo que não tenha barreiras é melhor sempre usar o backhaul via cabo. E imagino que tenha entendido o problema do tráfego em cascata entre eles. Deve evitar TODO tráfego que puder.

O lance da rede única é só o nome. Vai conectar a 2,4 ou a 5Ghz (ou 6Ghz no caso de wifi6E) conforme os aparelhos negociem. O problema às vezes é que não se tem certeza se ele está trocando de 2.4 para 5 conforme um dispositivo se aproxima de um POD...

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...