Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Gente,

Me tirem uma dúvida que nunca tinha parado para pensar nela, to querendo pegar um i7-10700F e estava olhando o tipo da memoria dele é DDR4-2933 mas a MB que quero pegar é uma Z490M Gamming e ela aceita desde 2133MHz até 4400MHz, então eu posso usar qualquer memória que a MB aceita ou devo usar a frequencia que o processador pede ?

Eu atualmente tenho um i5-8400 que nas especificações dele o tipo de memória é DRR4-2666 e a minha MB aceita de 2133 a 2666Mhz mas utilizo nele pentes de 2400Mhz e nunca tive problema, enfim não sei porque mas acabei apresentando problemas nesta nova configuração que quero montar.

Postado
5 minutos atrás, xistudo disse:

então eu posso usar qualquer memória que a MB aceita ou devo usar a frequencia que o processador pede ?

Você pode colocar essas opções de 2133MHz até 4400MHz mas o processador vai limitar valores maiores que ele aceita você coloca 4400MHz mas o processador limita no 2933MHz

1 minuto atrás, 0biel0 0 disse:

você coloca 4400MHz mas o processador limita no 2933MHz

Mas caso tente colocar um valor menor que 2933MHz se eu não me engano ele vai funcionar no valor menor que 2933MHz. 

• Curtir 1
Postado

@xistudo

A frequência de RAM especificada pela Intel (ou AMD, pois é o mesmo princípio) seria o MÁXIMO, que a fabricante garante que funciona.. Isso é uma coisa..

O que a placa-mãe informa é que ela te dá a opção de utilizar frequências maiores, pois ela é liberada pra fazer OC de RAM.. Muito provavelmente, você verá um "(O.C)", do lado de certas frequências pois, acima de certo patamar, já é considerado overclock, pois foge daquilo que Intel ou AMD, especificaram..

Dito tudo isso, poderia usar RAM 3600MHz nesse PC Z490 + 10700?? Sim.. Poderia até usar no seu atual.. O que vai limitar a velocidade de operação da RAM, primeiramente, seria o processador.. Ela ficaria travada, na frequência máxima que ele suporta.. Se a placa-mãe permitir OC na RAM, daria pra passar esse limite.. Aí, o teto vira aquilo que o controlador de memória da CPU suportar ou o que a placa-mãe pode fazer..

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...