Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos,

Estou com o seguinte problema no meu desktop: o mesmo só inicia (mas não apresenta video ) caso eu retire o processador.

Segue os testes que realizei na máquina com 2x placas-mae diferentes:

ASUS B85M-E

- Fiz o teste de Post minimo (máquina não inicia, o cooler do processador roda mas para em seguida)

- Fiz o teste de trocar a RAM de slots (testei com 2x RAM e 4x slots)

- Fiz o teste de tentar iniciar o PC sem o conector do processador  (máquina não inicia, o cooler do processador roda mas para em seguida)

- Fiz o teste de iniciar a máquina sem o processador (pino do processador estava conectado e a máquina inicia, o cooler do processador roda e só para caso a máquina seja desligada)

- Já tentei reset de BIOS removendo a CMOS (sem sucesso)

Gigabyte GA-B85-HD3

Fiz o teste de Post minimo (máquina não inicia, o cooler do processador ameaça rodar mas para em seguida)

- Fiz o teste de trocar a RAM de slots (testei com 2x RAM e 4x slots)

- Fiz o teste de tentar iniciar o PC sem o conector do processador  (máquina inicia, o cooler do processador roda mas para em seguida)

- Fiz o teste de iniciar a máquina sem o processador (pino do processador estava conectado e a máquina não inicia)

- Fiz o teste de iniciar a máquina sem o processador (pino do processador não estava conectado e a máquina inicia, mas para em seguida)

- Já tentei reset de BIOS removendo a CMOS (sem sucesso)

Um resumo do histórico dessa máquina: eu montei ela em meados de 2016 e depois de alguns anos de uso, a mesma começou a apresentar problemas de POST, para contornar isso eu sempre retirava a RAM e limpava com uma borracha e depois com um pincel removia a sujeira que ficava nela. Eu troquei a placa da ASUS pela da Gigabyte, acreditando que fosse algum problema com a placa-mãe, visto q só retirar os pentes e testar em outros slots e com outras RAMs não resolvia, bem o problema pareceu que tinha sido resolvido. porém depois de 1 mes os mesmos problemas de POST começaram a ocorrer com a nova placa-mãe. Neste ultimo mes o problema se agravou e a maquina só iniciava se os contatos da RAM fossem limpos com a borracha e as mesma fossem encaixados em determinados slots da placa-mãe (os dois primeiros da placa da ASUS e nos dois ultimos na placa da Gigabyte) e agora eu creio que o processador morreu de vez, pois como falei nos testes que fiz, os sintomas sao os mesmo e acho muito difícil ser um problema estão similar nas duas. Infelizmente as unicas coisas que não consegui isolar sao a Fonte e processador (nesse caso porque a placa da Gigabyte começou a apresentar o problema quando o conector do processador está conectado)

Alguém poderia me ajudar informando se tem mais algum teste a ser feito para isolar melhor essa falha? Ou se com esses testes fica claro que é realmente o processador o causador de todo esse problema?

Desde já agradeço toda o tempo gasto e esforços tentado me ajudar com esse problema.

Configuração:

Intel core i3 4160

ASUS B85M-E rev. 1.02 /Gigabyte GA-B85HD3 rev. 2.0

8 GB Hyperx fury DDR3 1600 MHz

Corsair CX 500 W model CMPSU-500CX V2 (80 Bronze)

Geforce 960 2GB

Postado

@Firmino Filho Qual é seu modelo de fonte? Usa estabilizador?

Para diagnosticar seu problema é indicado reassentar o processador, observando se há algum pino amassado no socket, limpar as memórias e seus slots usando isopropanol (nunca use borracha, isso é um quebra-galho que considero extremamente equivocado). Os slots podem ser limpos com um pincel ou escova embebido em isopropanol e a memória com um papel absorvente molhado de isopropanol, limpando apenas os contatos e evitando os componentes da PCB. Sempre que vir falhas de inicialização, a primeira coisa a fazer é resetar a BIOS usando o jumper CLR_CMOS com o PC desconectado da tomada. Um reset prolongado, durando mais de 20 segundos, é importante quando a falha é persistente. Memórias em XMP podem falhar, então desligar o XMP é importante para o diagnóstico (o reset de BIOS fará isso). Placas mãe que sofreram dano podem se recusar a operar em dual channel, então testar uma memória por vez também é importante. Faça o teste de um módulo por vez usando o memtest86 assim que possível.

Obs.: retirar o processador e a máquina "ligar" não quer dizer nada, pois ela vai sempre falhar no POST sem a CPU. Ou seja, ela não ligou. Ainda sim procurar pinos amassados no socket ou contatos escurecidos/falhos na CPU é importante para completar o diagnóstico. Lembre-se de que ter um buzzer conectado na placa-mãe pode facilmente te poupar de horas de trabalho ao te oferecer códigos de erro.

• Curtir 2
Postado

@WOZ Dods  utilizo uma fonte da corsair cx500 80 plus bronze e não faço uso de estabilizadores. Sobre limpar os contatos, esqueci de informar, mas já realizei esse procedimento também, com um limpa contato especifico para componentes eletronicos. Reset da BIOS e teste dos slots já foram feitos também, como informado no post, com 2x RAMs (testados um de cada vez) em todos os slots das placas-mae que possuo.

Agradeço pela ajuda e fico no aguardo para alguma outra ideia que possa ajudar a isolar melhor essa falha.

Edit 1: não ha pinos amassados no socket do processador.

Edit 2: informei sobre os testes com e sem processador/com e sem o pino de energia do processador, pois os resultados sao diferentes e talvez ajude em uma resoluçao ou alguém tenha tido o mesmo problema e saiba qual seria o principal causador da falha.

Postado
12 minutos atrás, Firmino Filho disse:

com um limpa contato especifico para componentes eletronicos

Eu sempre recomendo o uso de isopropanol que é menos arriscado. Alguns limpa contatos podem conter solventes e cada tipo de solvente tem um tipo de risco diferente. Os que não tem solventes ainda deixam uma película para trás que pode não ser ideal em todas as aplicações.

13 minutos atrás, Firmino Filho disse:

com 2x RAMs (testados um de cada vez) em todos os slots das placas-mae que possuo.

E ainda sim o PC não ligou?

14 minutos atrás, Firmino Filho disse:

OBS: não ha pinos amassados no socket do processador.

Verificou pontos escurecidos tanto nas memórias quanto nos pinos da CPU?

Postado
3 minutos atrás, WOZ Dods disse:

E ainda sim o PC não ligou?

Exatamente, permanece com o mesmo comportamento.

7 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Verificou pontos escurecidos tanto nas memórias quanto nos pinos da CPU?

Os pinos da CPU estão oks, mas em uma das RAM ha algumas partes mais escurecidas sim, vou arrumar uma outra RAM e testar, mas acho que talvez não seja esse o problema, visto que uma delas esta, aparentemente, normal e mesmo sem as RAM instaladas no equipamento, o mesmo apresenta a falha de POST informada no inicio do topico.

• Curtir 1
Postado
18 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Firmino Filho Memórias você só vai saber se estão saudáveis rodando o memtest86. Algumas quando queimam o PC para de ligar, mas outras ligam e travam o PC. 

Eu testei as RAMs em outra máquina e ambas estão funcionais e a RAM (funcional) de outra maquina no meu PC com problemas e falha de POST permanece do mesmo jeito que informei no primeiro post 😑

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!