Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

boa noite, desejo comprar um nobreak para proteção e para salvar arquivos em caso de oscilações de energia, por isso peço aos colegas (de preferência que tenham bom conhecimento de eletrônica) me dizerem dentre esses modelos qual destes é o menos pior (comparando componentes internos e nivel de proteção de subcarga, sobrecarga, curtos, e até raios etc...) sei que muitos vão dizer que não vale usar nobreaks baratos e que só vale a pena os de 2000va para cima, mas por favor se atentem somente em responder a dúvida da melhor forma possível sem querer me fazer desistir da comprar ok (ou que pelo menos me dê uma outra solução efetiva que não seja o protetor iclampe 5 ok). segue os modelos para comparação e análises

sms / new station (ust 700 bi) 0027915  700va      -  nhs / mini iii 700va       - intelbras / xnb 720 bivolt (4822010) 720va

apc/microsol / bz700bi-br 700va     -  ts shara / powerups 700va 1bs / bivolt     - lacerda / new orion premium 800va preto

desde já agradeço à que me responder de forma séria e técnica ajudando na minha escolha

• Amei 1
Postado
15 minutos atrás, Pseudonomio disse:

sms / new station (ust 700 bi) 0027915  700va

Senoidal por aproximação, estabilizador interno.

Isso não protege seu PC, ajuda a queimar mais rápido.

http://smslegrand.com/uploads/1/0/5/5/105549193/manual_new_station.pdf

17 minutos atrás, Pseudonomio disse:

nhs / mini iii 700va

Problema desse é ele ser semi-senoidal.

Se seu PC tem uma fonte de qualidade, o correto é nobreak senoidal Puro, sem estabilizador interno.

Esse não fala nada sobre estabilizador interno, só estraga mesmo na parte de ser semi-senoidal.

https://www.nhs.com.br/produtos/mini-iii-120v-700va/

19 minutos atrás, Pseudonomio disse:

intelbras / xnb 720 bivolt (4822010) 720va

Semi-senoidal novamente.

http://backend.intelbras.com/sites/default/files/2020-10/XNB 720 VA - Datasheet_0.pdf

21 minutos atrás, Pseudonomio disse:

apc/microsol / bz700bi-br 700va

Senoidal por aproximação e estabilizador de 3 estágios.

https://download.schneider-electric.com/files?p_File_Name=DMVA-8RQGUL_R3_BR.pdf&p_Doc_Ref=SPD_DMVA-8RQGUL_BZ&p_enDocType=User+guide

23 minutos atrás, Pseudonomio disse:

ts shara / powerups 700va 1bs / bivolt

Semi-senoidal e estabilizador interno.

O fabricante já alerta para não usar em pcs que possuem fontes com PFC Ativo.

https://tsshara.com.br/produto/nobreak-powerups-700va-monovolt-115v/

24 minutos atrás, Pseudonomio disse:

lacerda / new orion premium 800va preto

Senoidal por aproximação.

https://www.gibsonnet.com.br/nobreak-lacerda-ups-new-orion-premium-800va-e-s115v-6-tomadas

25 minutos atrás, Pseudonomio disse:

e que só vale a pena os de 2000va para cima

Na verdade não é só vale a pena os de 2000VA pra cima, tem as vezes de 1500VA que é decente, só precisa olhar bem as especificações do produto e achar o indicado.

Por isso é bom ter a configuração completa no tópico também, as vezes algum modelo que está vendo pode acabar sendo fraco para manter o PC ligado.

E também é por isso que sempre é indicado nobreaks mais caros, por ter melhor qualidade e ser mais adequado para pcs, se seu PC tem uma fonte com PFC Ativo, colocar um desses nobreaks não vai ajudar, se a fonte queimar você perderá a garantia do mesmo jeito.

Vejo o pessoal falar que é uma boa esse aqui https://www.kabum.com.br/produto/108786/nobreak-gamer-ragtech-one-up-nitro-2000va-1400w-senoidal-RGB-trivolt-4590?gclid=CjwKCAjw-sqKBhBjEiwAVaQ9a9U43tCs0_sGvQnxRg7D6QU4Avv7fD72tufI8HDcaLUd-KBN0vpqIBoCmyEQAvD_BwE

Espera mais um pouco, para ter mais opiniões de pessoas que saiba melhor que eu.

Mas, complemente o tópico com o que será ligado nesse nobreak.

• Curtir 2
Postado
5 horas atrás, Pseudonomio disse:

sei que muitos vão dizer que não vale usar nobreaks baratos e que só vale a pena os de 2000va para cima,

pra especificar algo, você teria q pelo menos citar qual é a sua config ai para termos ideia..

mas nobreaks bons mesmo, vão ser caros.. bem caros por sinal.. não adianta tb investir num nobreak de 700VA se você tem uma configuração q vai demandar algo alem disso, por menor tempo q seja, afinal de contas é preciso dimensionar as cargas de consumo para estimar alguma coisa

• Curtir 2
Postado

@elder nauvirth muito obrigado pelas orientações, mas realmente necessito que me indique qual desses que citei seria o menos pior patra adquirir, segue abaixo minha configuração:

placa-mãe asus prime h310m 1151, processador i3 9100f, fonte aerocool / kcas-600w (possui essas proteções: ovp / uvp / opp / scp / sip; cooler: 12cm, não tenho certeza se tem pfc ativo)  e placa de video rx 580 4gb 256bits

quem puder sanar minhas dúvidas ou sugerir alguma proteção (que não seja um nobreak de 1500va para cima, ficarei grato)

@rodrigo.dcvieira

muito obrigado pelas orientações, mas realmente necessito que me indique qual desses que citei seria o menos pior patra adquirir, segue abaixo minha configuração:

placa-mãe asus prime h310m 1151, processador i3 9100f, fonte aerocool / kcas-600w (possui essas proteções: ovp / uvp / opp / scp / sip; cooler: 12cm, não tenho certeza se tem pfc ativo)  e placa de video rx 580 4gb 256bits

quem puder sanar minhas dúvidas ou sugerir alguma proteção (que não seja um nobreak de 1500va para cima, ficarei grato)

• Curtir 1
Postado
3 minutos atrás, Pseudonomio disse:

fonte aerocool / kcas-600w (possui essas proteções: ovp / uvp / opp / scp / sip; cooler: 12cm, não tenho certeza se tem pfc ativo)

Embora a KCAS não seja mais uma fonte recomendada.

Tem sim PFC Ativo.

Realmente cai no que falei, nenhum dos nobreaks de 700~800VA citados irá servir.

A solução seria mesmo esperar para investir em um bom de 1500VA, que seria até melhor do que um de no máximo 800VA, e garantir que não vai danificar seu PC.

• Curtir 1
Postado

@elder nauvirth  então tu realmente confirma que nenhum desses citados irá me ajudar? tu acha que se comprar o famoso iclampe 5 já é suficiente para minha proteção?

nem mesmo aquele que tu disse que não possui estabilizador interno (nobreak mini iii 700va) me serviria?

e por favor me diga especificadamente quais diferenças nos componentes e proteções existentes nesses de 1500va para cima, e as vantagens que apresentam em relação aos de 800va para baixo, obrigado, ah tu conhece o faller? teria como pedir para ele dar suas opiniões e sugestões sobre esse tema aqui?

• Curtir 1
Postado

@Pseudonomio Sim, nenhum desses nobreaks irá lhe servir bem.

Eles podem até manter seu PC ligado, mas o estrago de ter um nobreak ruim no PC é pior.

Infelizmente esses nobreaks listados são todos igual a um estabilizador.

E sim, um Clamper Energia 5 ou até mesmo o Energia 8 será mais que suficiente para proteger seu PC de problemas com surtos de tensão, não mantém o PC ligado quando acaba a energia, mas protege sem queimar ele.

É uma ótima saída até poder realmente investir em um nobreak mais caro.

• Curtir 1
Postado

@elder nauvirth  outra coisa soi prestam nobreaks senoidal, se for semi-seinodal não é tão bom assim certo?  e por aqui não tem lojas vendendo esse iclampe 5, e eu tenho um protetor  semelhante a este https://www.americanas.com.br/produto/62298310?pfm_carac=produtos patrocinados&pfm_index=1&pfm_page=product&pfm_pos=product.1&pfm_type=vit_spacey&api=b2wads&chave=b2wads_5d823dc7d6a2760f56ae6dd3_23077259000136_62298310_8a2c88e0-3f42-4b74-a819-e0f5a2073283&sellerid=23077259000136&sellername=vuc solucoes&pos=2&offerid=5efcdd0e79bf8430cbf483df        só que modelo padrão antigo com 3 pinos, acha o bom o suficiente ou devo tentar achar esse iclampe 5 em algum lugar?

• Curtir 1
Postado

@Pseudonomio Só nobreak senoidal puro realmente presta para usar no seu PC com sua fonte.

Na verdade tem lojas vendendo sim o Clamper Energia 5.

https://www.kabum.com.br/produto/129393/filtro-de-linha-5-tomadas-iclamper-energia-5-protecao-contra-raios-branco-dps-10871

Esse filtro de linha da loja Americanas é padrão velho, ainda usando fusível para proteção, os clamper usa tecnologia mais nova e melhor, usar fusíveis é coisa já antiga.

E o padrão de tomadas já é o novo que está valendo para todo o território nacional.

• Curtir 1
Postado

@elder nauvirth sim, porém sou do rio, e aqui só vi em niteroi e moro uns 35km de lá, esse modelo atual do icample 5 realmente possui os mesmos componentes de proteção do antigo?  esse do lacerda que estou usando mesmo tendo                       - fusível de proteção elétrica incluso - chave liga/desliga luminosa - supressor de picos de tensão - protetor contra sobrecarga   é inferior a esse iclampe 5 né?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Pseudonomio disse:

@elder nauvirth sim, porém sou do rio, e aqui só vi em niteroi e moro uns 35km de lá, esse modelo atual do icample 5 realmente possui os mesmos componentes de proteção do antigo?  esse do lacerda que estou usando mesmo tendo                       - fusível de proteção elétrica incluso - chave liga/desliga luminosa - supressor de picos de tensão - protetor contra sobrecarga   é inferior a esse iclampe 5 né?

Filtro de linha de verdade só os da Clamper mesmo, amigo. 

Aqui tem um tópico sobre a análise de alguns modelos e marcas de filtros de linha:

21 minutos atrás, Pseudonomio disse:

@elder nauvirth outra coisa só serve nobreaks que não tenham estabilizador integrado? poia pelo que vi aqui mesmo os de 1500va todos tem praticamente

Sem estabilizador só os Nobreaks caros mesmo.

• Curtir 2
Postado
1 hora atrás, Pseudonomio disse:

Os filtros de linha da marca Clamper não usa fusível.

Eles tem um sistema de proteção diferente e com a chave liga/desliga que é um microdisjuntor que desarma quando dá sobretensão.

No interior os componentes são diferentes dos filtros básicos.

Em loja fisica é difícil mesmo achar os Clamper, mas vale a pena a compra mesmo que online.

Nobreaks mais caros elimina o estabilizador interno, mas aquele de 1500VA que citei o link já vi falar que é bom, mesmo para fontes com PFC ativo.

• Curtir 1
Postado

@Elder Nauvirth Desculpa a pergunta tu é tecnico em eletrônica ou tem conhecimento avançado em informática elétrica? como sabe de todas essas informações? se não for abusar muito de tua boa vontade pode ver para eu uns 4 modelos bons de Nobreaks de 1500va que não tenham estabilizador ok

@Éric H.X Desculpa a pergunta tu é tecnico em eletrônica ou tem conhecimento avançado em informática elétrica? como sabe de todas essas informações? se não for abusar muito de tua boa vontade pode ver para eu uns 4 modelos bons de Nobreaks de 1500va que não tenham estabilizador ok

• Curtir 1
Postado

@Éric H.X muito obrigado pelas orientações, desculpe a indagação, porém se não são técnicos como chegaram as conclusões sobre nobreaks que me disseram? lembro que tem um membro antigo aqui conhecido se não me engano por André Faller que era tecnico em eletrônica ou engenheiro elétrico se não estiver  enganado, poderia contactá-lo para que eu tire dúvidas mais técnicas e precisas com ele? desde já muito obrigado

• Curtir 1
Postado

@Pseudonomio Caro amigo, não sou técnico e nem formado em nada.

As informações que passo são de acordo com o que já vi falando por aqui mesmo no fórum e também em outros lugares.

Claro que pode ficar ali aquele pé atrás por receber informação de alguém que não tem formação e nem mesmo é técnico, mas fique tranquilo, as informações podem ser vistas em vários tópicos por aqui no fórum e repassadas por qualquer pessoa que esteja disposto e saiba o que falar para responder a dúvida.

Já vi vários artigos que o amigo @faller  já respondeu, e se bem me engano tem artigos que ele fez, encontra-se não só aqui, como em outros fóruns também.

• Curtir 1
Postado

@Éric H.X Estava pesquisando por Intelbras EPS 301 E ME DEPAREI COM ESSE PROTETOR https://www.boadica.com.br/produtos/p129736/energy-lux-protetor-multifuncional-330m-preto-monovolt

SERÁ QUE ELE É BOM MESMO, OU MAIS UM FALSO PROTETOR?

@Elder Nauvirth

Estava pesquisando por Intelbras EPS 301 E ME DEPAREI COM ESSE PROTETOR https://www.boadica.com.br/produtos/p129736/energy-lux-protetor-multifuncional-330m-preto-monovolt

SERÁ QUE ELE É BOM MESMO, OU MAIS UM FALSO PROTETOR?

• Curtir 1
Postado

@Pseudonomio Engraçado que dizem protetor, mas montado com corpo de estabilizador, embora tenha nome diferente para fazer as pessoas comprarem.

Site do fabricante nem abre.

Procurei na internet por ele e achei mais fotos, aparentemente usa fusível ainda, ou seja, padrão antigo.

Pelo tamanho dele não duvido de ter um trafo dentro, bobina igual as que tem e estabilizadores ou alguns outros eletronicos.

https://www.qualitech.info/protetor-multifuncional-energy-lux-330va-bivolt115v-preto-21296.html

Não passa muita confiança.

• Curtir 1
Postado
Em 29/09/2021 às 22:49, Pseudonomio disse:

@elder nauvirth ih rapaz acabei de ver um link do próprio ch que o moderador me inviou há pouco e nele diz que os atuais iclampe 5 tem usado componentes de qualidade baixa e até meio falsos veja

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1503943-filtro-de-linha-por-dentro-indeletra-clamper-etc-versão-20/

Não é questão de ser falso, é que caiu a qualidade da chave microdisjuntora em 2 modelos do iClamper 5 que testei. Essas chaves custam muito muito barato mas só vendem em lotes de 5 mil peças no Alibaba e outros sistes de Taiwan por exemplo.

Isso não é o fim do mundo mas aliado ao barramento meio fino eu prefiro sempre o Iclamper8 ou Embrastec. Os modelos EP301 da Intelbras sao bem decentes: tem fusivel termico, varistores, capacitor X e Y.

Se você quer só proteger sem filtrar usa o iClamper pocket

Eu confesso que ainda espero há 4 ou 5 anos que a Clamper melhore seus produtos, são pequenas mudanças mas que eles se recusam a fazer não sei por qual motivo. Mas em geral é confiável. Lembrando que para o total funcionamento é preciso ter aterramento na sua casa e bem feito, preferencialmente TN-S

Lembrando que o EPS301 e 302 da Intelbras tem filtragem. Não precisa utilizar em todos aparelhos. Hoje em dia as TVs, videogames e fontes tem etapa de filtragem. A vantagem dele que ele tem fusiveis térmicos grudados ao varistor, e pelo preço vale a pena.

Imagem-6-scaled.jpg

• Curtir 1
Postado

@donzmaker Obrigado pela resposta, aproveitando tua boa vontade me esclarece outras dúvidas, tu disse que não necessita por esse modelo ocket em todas tomadas, se eu pôr numa principal e depois ligar o filtro de linha da iclampe 5 teria uma proteção "mais reforçada"? e porque o iclampe 8 está3 melhor eles estão usando bons componente nele ainda? ára terminar se eu pôr um nobreak desses baratos e depois um filtro iclampe 8 além de proteger minimizaria os efeitos danosos que o nobreak faz as fontes como muitos dizem? aguardo tua resposta ok

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!