Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi, estou com o seguinte problema:

Comprei um notebook usado que não estava entrando no windows, então tentei formatar e instalar o windows 7 porém na etapa expandindo arquivos deram alguns erros falando que a pasta ou arquivo tal estava inacessível ou corrompida. Reiniciei ele e , seguindo um post na internet, exclui todas as partições até ficar apenas espaço não alocado e clique em avançar. Então ele travou na etapa copiando arquivos no 0% por mais de uma hora, desliguei ele pelo botão power. Conectei ele no meu outro note pelo usb e aparece unidade f: 100mb e a unidade g: no formato raw, sem tamanho nenhum e eu não consigo nem clicar com o botão direito nela, nem acessar o gerenciador de discos, fica só carregando. Também não consigo abrir programas de gerenciamento de discos como crystal disk info que só abre depois que eu desconectar o usb. Já tentei alguns comando no cmd como /f e o clean no diskpart mas também trava.

Se alguém tiver alguma ideia de como recuperá-lo mesmo que seha só pra armazenamento externo já seria ótimo.

O note é um cce ultra thin u25 e o HD é um wd 500gb.

Postado

@jorel221 após excluir uma partição você tem que criar outra!

Faça o seguinte procedimento:

Na tela de instalação do windows aperte SHIFT + F10 após isso o cmd vai ser aberto!

No cmd digite:

diskpart

list disk

select disk 0 ou o numero referente ao HD

clean

Após isso crie uma nova partição no HD pela instalação do windows :)

O Windows não pode ser instalado em local não alocado!

• Curtir 1
Postado

@KeyaruYT Obrigado pela resposta, bem, pra minha sorte eu acabei de formatar ele pelo meu xbox 360, estava com pouca esperança mas deu certo, ufa. Ok agora ele está em formato fat32 e no crystal disk info está em alerta amarelo, com dois itens em amarelo:

Reallocated Sectors Count, atual: 200 Pior valor: 200 Limiar: 140

Current Pending Sector Count, 200, 200 e 0

Será que tem como resolver e instalar o windows nele ou é melhor usar como armazenamento externo?

• Moderador
Postado

@jorel221

"Uncorrectable Sectors Count" = Existem bad blocks no seu HD (setores defeituosos, causados por danos físicos).

"Current Pending Sector Count" =  Indica a existência de setores cuja escrita ou leitura de dados falhou e é necessário uma análise para detectar se a falha pode ser corrigida ou se é um defeito físico.

"Reallocated Sectors Count" = Já existem bad blocks físicos no seu HD que foram marcados para não serem mais utilizados (por exemplo, é um campo minado onde as bandeiras já foram colocadas indicando onde estão as minas).

Causas do bad block:

- Pancadas no gabinete

- Desligamento repentino (forçar o botão power, queda de energia ou puxar da tomada)

- Instabilidade na rede elétrica (oscilações e/ou raios)

- Uso de fonte bomba

- Uso de estabilizador

Apesar da existência de bad blocks físicos não significar necessariamente que o HD vai pifar da noite pro dia, não é nem um pouco recomendado continuar o utilizando pois ele está com defeitos.

Para marcar esses setores defeituosos para não serem mais utilizados, abra um CMD como administrador e digite CHKDSK /R, tecle Enter, tecle S e enter novamente e reinicie o PC. Esse comando irá analisar o HD por completo em busca de setores defeituosos, marca-los para não serem mais utilizados e tentar reparar eventuais arquivos corrompidos (o procedimento pode levar algumas horas para ser concluído, seja paciente e não interrompa o processo).

PS: NÃO FAÇA ESSE PROCEDIMENTO caso você esteja num dia em que a rede elétrica se encontra instável (como em dias de chuvas fortes e/ou caindo raios)

A decisão de continuar utilizando o HD ou não é sua, mas fica ai as recomendações.

• Curtir 1
Postado

Obrigado vou tentar as dicas, acho que a situação dele está bem ruim mesmo. Como eu disse eu consegui formatar pelo xbox, depois formatei para ntfs no PC e tentei escanear erros com o HD Tune, com o quick scan mostrou só 1 bad block porém deu umas travadinhas em certas partes até a marca dos 91gb depois foi bem rápido. Tentei o scan normal mas o HD Tune simplesmente trava. Fui para o HDD Regenerator com a opção escanear e reparar, em meia hora 0,03% 165mb 48 setores ruims reuperados de 48, em huma hora 0,09% 435mb 58 de 85. Ou seja ia demorar dias, cancelei a operação e tentei particionar o disco, diminui o tamanho para 100gb que eu imagino ser o setor que está ruim só que quando eu vou criar a outra partição com o espaço não alocado ele trava até eu desconectar o usb e ele volta a ser raw e inacessível, tentei o Minitool Partition e deu no mesmo. No HD Sentinel a performance está 100% e a saúde 89%, as temperaturas normais também.

• Moderador
Postado

@jorel221 Já vi casos do HDDRegenerator e mesmo o chkdsk /r do Windows levar dias para terminar, exatamente devido a quantidade monstruosa de bad blocks. O ideal seria deixa-lo rodar até o final (o que sabemos que é inviável em vários casos) para permitir a recuperação dos dados, mas de resto, o descarte do HD deve ser levado em conta.

• Curtir 1
Postado

Infelizmente acho que não vai ter jeito mesmo, fiz o chkdsk /r mas acho que não fez diferença, ele ainda estava demorando até pra reconhecer via usb. Depois fiz o zero fill com o HD Tune Pro que demorou 6h e melhorou um pouco, estava reconhecendo rápido e consegui criar mais de uma partição.

Fui tentar instalar o windows novamente, criei uma partição de 150gb (possível setor ruim) e outra de 320gb para o windows, sobrou cerca de 10gb que deixei como não alocado.

A etapa expandindo arquivos estava demorando muito e a cada 8% ficava de 10 a 20 min parada, até que aos 35℅ deu erro, acho que corrompeu a partição.

Agora ele já não esta formatando mais nem pelo xbox, nem pelo cmd ou via software.

• Moderador
Postado

@jorel221 Isso porquê não adianta criar partição para "isolar" bad blocks pois a ferramenta de criar partições não serve pra isso. Se o HD está com 90GB de bad blocks, eles podem estar espalhados por toda a superfície do disco rígido, ou seja, a partição não irá "isola-los" pois ela é criada de maneira a isolar um pedaço linear do disco rígido, e não para detectar os 90GB de bad blocks em toda a superfície e "isola-los".

Eu sempre vejo alguns usuários recomendando a criação de partição com esse objetivo, mas isso é puro mito. A ferramenta que realmente isola bad blocks é o chkdsk, e como existe uma quantidade absurda de setores defeituosos em toda a superfície do disco rígido, ela irá levar várias horas e dependendo do caso, vários dias para ser concluída.

O mesmo vale para a formatação zerofill. A utilidade dela está restrita a impossibilitar a recuperação de dados do disco rígido, e não para recuperar bad blocks. Existem três parâmetros no S.M.A.R.T. para detectar bad blocks, sendo que apenas 1 deles faz referência a possíveis defeitos lógicos, que é o Current Pending Sector Count. Esse de fato, se for apenas um defeito lógico, será corrigido com a formatação zerofill (sendo que o chkdsk /r ou /f também o corrigirá), agora, se forem defeitos físicos, que são identificados pelos parâmetros Uncorrectable Sectors Count e Reallocated Sectors Count, obviamente que não adianta querer recorrer a este tipo de formatação pois estamos falando de defeitos físicos na unidade, e não de algo que pode ser "consertado" via software.

image.png

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...