Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teclas Falhando após 3 anos de uso


Posts recomendados

Tenho um teclado mecânico Motospeed Ck104 a três anos e recentemente algumas teclas começaram a falhar. Gostaria de saber qual é o melhor produto indicado pra eu limpar lá dentro pra voltar a funcionar normalmente, por que já vi gente falando pra usar WD-40, outras falando pra usar álcool isopropílico e outras falando pra usar limpa-contato, cada uma dizendo porque não se deve usar alguma das três, umas dizem que o Wd-40 não é ideal pois vai criar algum tipo de camada, ou porque meleca o teclado inteiro e essas coisas, aí tem gente que fala q o álcool é ruim porque pode danificar as partes de plástico do teclado e por aí vai. Já vi gente usando o álcool e não parece ser nada demais, o cara só dá um pingo com o switch apertado e pronto, volta a funcionar, mas não sei, não quero danificar o teclado, enfim, por favor me ajudem nessa confusão, desde já agradeço!!! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Algo me diz que você não tem ar comprimido pra remover poeiras né? Nem eu... O meu a cada 3 anos eu viro de cabeça pra baixo e dou batidinhas... sai um tanto de resíduo. Como você mesmo percebeu, não existe padrão de comportamento. Se sua tecla for facilmente removível, remova-a, dê as batidas, use álcool (não gel), secador de cabelo e tenta a sorte.

 

Em tempo... do meu note não funcionava a muito usada tecla 1. Fui remover a do lado pra colocar no lugar e quebrei. Ficou ainda + banguela. Mas não contava como minha astúcia: remapeei a semi inútil F11 pra usar como 1 😁

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Hisodoun, bom dia!

TODAS as três "soluções" são gambiarras pois as três contém substâncias químicas que atacam o policarbonato usado em topos transparentes de switch e também atacam o policarbonato que está misturado ao náilon nas peças opacas e foscas da maioria dos switches. O WD40 deixa um revestimento que não é feito para isso, visto ele ser um removedor de ferrugem e o tipo de lubrificação que ele deixa ser focado para funcionar bem em dobradiças e fechaduras, mas não com peças de plástico onde um lubrificantes baseados em silicone como os Krytox GPL205G0 ou graxa pra impressora T2 ou T3 têm melhor aplicação, conforme inúmeros testes feitos por entusiastas. O miolo de POM não será afetado, mas a carcaça que contém partes com policarbonato ou náilon misturado com policarbonato poderá sofrer erosão ou danos.
Elas "funcionam" pois retiram camada de sujeira na folha de contato, que pode estar adicionando mais massa de forma a aumentar o tempo de vibração, ou adicionam uma camada que absorve a energia térmica e mecânica gerada pela vibração, diminuindo o tempo dela, mas conforme dito anteriormente, irá ao longo termo afetar os materiais, isopropanol é a opção mais segura pois ele se evapora rápido, mas não é recomendado pelas empresas pois ele ataca ABS muito mais que WD40. As pessoas tendem a colocar as keycaps de volta assim que aplicam o alcool e, pelos vapores ficarem presos ali naquela cavidade, acabam por degradar e trincar o plástico, por isso se for usar alguma dessas soluções, use isopropanol e espere meia hora para tudo se evaporar antes de colocar a tecla de volta, dura menos mas ao menos não é um efeito contínuo de erosão como o resíduo do WD40.
O ideal para limpeza mesmo seria remover cada um e limpar em cuba ultrasônica com água desmineralizada e depois refazer a lubrificação dos miolos onde interceptam a folha de contato.
O que causa duplo clique é chattering, causado pela fadiga do material das folhas de contato chegando a tal ponto que o tempo em que ela vibra antes de firmar contato excede o tempo que a controladora espera para registrar um novo contato. A solução é trocar o switch, já que é inviável trocar a folha de contato, ou programar a controladora para esperar um tempo maior.
Switches Outemu não costumam durar mais de dois milhões de cliques, visto que comumente apresentam problema de fadiga nas folhas de contato com menos de dois anos, então sugiro que coloques Gateron em teu teclado caso decidas enviar a um profissional para efetuar a troca.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!