Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olha pessoal eu fiz uma adaptação em uma caixa amplificada  mf 580 usb colocando uma placa decodificador bluetooth e peguei alimentação da outra plaquinha dela usb e desliguei a antiga , pelo esquema percebir que ja mecheram nela alimetacao vem da fonte simetrica vai pro 7805  ai peguei  alimentação  5v de lá  para a plaquinha  decodificadora que tem um 78m05 só que a plaquinha  acho que  precisa de 12 volts só que funcionou ai não verifiquei a temperatura do 7805 ai queria saber se tem risco de algo queimar ou esquentar além do normal?

• Membro VIP
Postado

Para alguém lhe responder com ânimo e mais chances de acerto, você deve dar mais detalhes.

19 horas atrás, Marcos vinicius Ferreira disse:

mf 580

Tem fotos da eletrônica original?

colocando uma placa decodificador bluetooth

Qual? Link.

peguei alimentação da outra plaquinha dela usb e desliguei a antiga

Não está fácil imaginar isso sem margem para dúvidas.

percebir que ja mecheram nela

Ficou pior ainda!

pelo esquema

Ué! Se você tem o esquema, por que ele já não está aqui no tópico?

alimetacao vem da fonte simetrica

Qual fonte? Poste fotos ou link.

a plaquinha  acho que  precisa de 12 volts só que funcionou

Temos que ver qual é o significado de "funcionar", nas suas palavras.

RESPONDENDO...

A datasheet da Toshiba especifica entrada a partir de 7 volts. Para uma regulação em 4 mV. Com 8 volts na entrada se obtém regulação em 2 mV. Nisso dá pra imaginar que tensões de entrada menores terão regulação mais pobre.

(ERRATA: o parágrafo acima está desconsiderando a corrente de saída)

Mas lembre que você já está fornecendo uma tensão regulada. Não sei dizer as implicações disso, ainda. Talvez os gráficos da datasheet ajudem.

78m05.jpg.e0982faaffba3d328905448390a532ce.jpg

Ou seja, na teoria deste gráfico, 5V de entrada corresponde a menos de 4V de saída. Mas funciona! Quero dizer: passa.

a plaquinha acho que  precisa de 12 volts só que funcionou

Ela pede 12V comercialmente, apenas para não pedir 7 ou 8V. Poderia falar em 9V. Preferiram falar nos 12V de um automóvel qualquer. Deve ser isso.

Com dissipação de muito calor, o 78M05 poderia receber até 35V.

queria saber se tem risco de algo queimar ou esquentar além do normal

Esquenta com tensões de entrada maiores, não com menores.

O "porém" da sua gambiarra é o seguinte:

Sua plaquinha bluetooth certamente aproveitaria os 12V, no fluxo de amplificação de som. Mas você está entregando menos da metade, então será muito menos potência!

Quem está precisando dessa regulação de tensão feita pelo 78M05 é a parte do bluetooth. Só que o circuito integrado responsável provavelmente não reclama de receber somente 4V.

• Curtir 1
Postado

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1947336520-placa-decodificador-usb-p-caixa-ativa-mp3-fm-aux-bluetooth-_JM

Veja bem  amigo não e gambiarra e sim um erro que cometi ao verificar a tensão na substituição de uma placa decodificadora  antiga  que funciona com 5 volts por outra mais nova que fucina ate 18 volts regulada por um 78m05 que sai 5 volts. Queria saber se na tese alimentar a placa 👆 ai do ML com 5 volts poderia causar um consumo excessivo de corrente e queimar o LM7805 da caixa amplificada mf580 usb?

MF580-USB.pdf

Como no caso o lm7805 limita a tensão a 5 volts e a plaquinha pode pedir mais e isso não pode causar o aquecimento?

A plaquinha decodificadora consome mais potencia no pendrive, ou no cartao , ou no bluetooth?

Corrigindo não e LM7805  e  sim L7805!

O tecnico que mexeu na caixa, puxou a alimentação dos capacitores da fonte simetrica para o L7805 regular  a 5 v ! não sei se isso é certo fazer!

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, Marcos vinicius Ferreira disse:

JK-6836BT.jpg.28d4b94e882032b5e6f999a927407fcb.jpg

não é gambiarra, e sim um erro que cometi ao verificar a tensão na substituição de uma placa decodificadora  antiga, que funciona com 5 volts, por outra mais nova que funciona com até 18 volts, regulada por um 78m05 (que sai 5 volts)

Eu assumi que você tinha deliberado as diferenças, já que abriu o tópico para tratar delas, por isso assumi que "você quis" as novas configurações e que seria assim o que se conhece por "gambiarra".

Nem importa. Sigamos.

Queria saber se, em tese, alimentar a placa 👆 aí do Mercado Livre, com 5 volts, poderia causar um consumo excessivo de corrente e queimar o LM7805 da caixa amplificada MF580 USB?

O LM7805 entrega até 1,5A, enquanto o 78M05 chegaria a, no máximo, 500 mA — caso regulasse para 5V. Porém, como vimos, ele vai entregar apenas quatro volts e alguma coisa, aos "consumidores" da plaquinha.

A plaquinha decodificadora consome mais potência no pendrive, ou no cartão , ou no bluetooth?

Das três funções, durante a atividade, provavelmente é a bluetooth a que mais consome.

Citação

- Versão do Bluetooth: 5.0 com Microfone para Atendimento de Telefone Celular
- Suporta: USB, TF card
- Formato suportado: mp3, wma, wav, entre outros
- Saída de Canais: 2 Canais
- Nível de Saída de Linha: Aproximadamente 150mV RMS
- Cartão de memória flash USB / SD / MMC até 32GB
- Cor: Preta
- Material: PCB + ABS
- Faixa de Frequência do FM: 87,5 a 108MHZ
- Tensão de alimentação: 5V à 12V
- Tamanho: Largura 10,7 cm x Altura 2,5 cm x Profundidade 2,8 cm

Ou seja, ela não amplifica. Apenas decodifica. Então desconsidere o seguinte (que havia dito):

5 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Sua plaquinha bluetooth certamente aproveitaria os 12V, no fluxo de amplificação de som.

Não existe tal fluxo de amplificação nesta plaquinha! Por isso foi importante você nos mostrá-la...

O fabricante pede uma tensão maior ou igual a 5V. Ele vai tentar regulá-la para 5V. Falar em 12V é mais pelo marketing (mercado automotivo). E ele mesmo, o fabricante, desprezou as questões com os tais quatro volts internos. Vai dar certo...

@Marcos vinicius Ferreira

O ideal para o tópico seria estudar os consumos projetados para a plaquinha. Tem como você nos dizer o CI?

PS.:

Note que o próprio fabricante da plaquinha decodificadora está lhe respondendo que você pode, sim, alimentá-la com apenas 5V. 

• Curtir 1
Postado
9 horas atrás, alexandre.mbm disse:

O LM7805 entrega até 1,5A, enquanto o 78M05 chegaria a, no máximo, 500 mA — caso regulasse para 5V. Porém, como vimos, ele vai entregar apenas quatro volts e alguma coisa, aos "consumidores" da plaquinha.

Das três funções, durante a atividade, provavelmente é a bluetooth a que mais consome.

Como você disse e realmente o correto vai ser estudar o consumo do CI agora eu não vou poder te passar por que não tô disponível para tirar a foto mas logo posto. Então 4v x 0.5A = 2 w no máximo sera que uma plaquinha dessa irar consumir isso tudo? Se tivesse aqui um L7812 já trocava esse L7805 e acabava a questão!

• Membro VIP
Postado
3 horas atrás, Marcos vinicius Ferreira disse:

não tô disponível para tirar a foto

Uma foto seria interessante para conhecermos o circuito em volta. Quanto ao CI, o que se quer é o código para se buscar a datasheet.

4v x 0.5A = 2 w

P = V × i

P = 5 × 0,5

P = 2,5 Watts

Este é o limite que o 78M05 está projetado para entregar. Não significa que o criador da plaquinha decodificadora decidiu exigir dele a esse ponto. Pelo contrário, não seria uma boa prática.

Também não significa que essa é toda a potência consumida "entrante" na plaquinha. A regulação do 78M05 desperdiçará potência em calor, para além desses 2,5W.

Eu não faço ideia do que circula num 78M05 quando a entrada é apenas 5V.

Se tivesse aqui um L7812 já trocava esse L7805 e acabava a questão!

Um 7809! Menos perda...

Mas seja qual for a substituição, certifique-se de que tem a tensão adequada saindo em D12. Na verdade, isso não basta; eu não sei qual é a "potência capaz" nesse ponto (saída do enrolamento).

CHEGANDO NA SOLUÇÃO...

Simplesmente meça a corrente consumida pela plaquinha decodificadora bluetooth!

Experimente as várias funções.

Atenção! Comece na escala de 10A. Apesar de que eu duvido de que o projeto contemple mais do que 500 mA.

• Curtir 1
Postado
49 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Mas seja qual for a substituição, certifique-se de que tem a tensão adequada saindo em D12. Na verdade, isso não basta; eu não sei qual é a "potência capaz" nesse ponto (saída do enrolamento).

A fonte está que me lembro desse jeito ai 👇 talvez o técnico alterou devido a um raio sei la 🤔 ai peguei do +5 para alimentação da plaquinha decodificador ai do ML

20211010_131131.jpg

• Membro VIP
Postado
Citação

20211010_131131.jpg.3db72b08c8c4b71cc992e921dbc3dd53.jpg

Substitua ou melhore essa fonte. Ela está muito primitiva.

Você tem 12VAC e 6V retificados. Não dá pra substituir o 7805. Aliás, ele está aí de gaiato. O som dos milagres...

Os 16V simétricos também não estão existindo.

Update

Esta foi a 580 que achei:

usb_580-fm.jpg.5e5b9a8004f1deaaf0e67030ffafbf0a.jpg

Você está trolando?!

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Marcos vinicius Ferreira disse:

Não. É essa [caixa] não!

Pois o PDF que você compartilhou conosco parece se referir a ela. O fabricante é a Frahm. O produto custa quase mil reais! O documento está num site de esquemas eletrônicos.

SOLUÇÃO

Elimine o LM7805. Após a retificação dos 12V, meça a tensão. Deverá ser uns 6V. Se for por aí, experimente colocar um capacitor de 2200 uF por 10 ou 16V. Talvez possa ser até de 1000 uF, tranquilamente. Afira novamente tensão. Se estiver OK, dentro da faixa dos 5-12V, alimente a plaquinha decodificadora com ela.

Atenção! Na plaquinha pode ter capacitor de 16V. Você não pode correr o risco de estourá-los...

Dessa forma, sem o LM7805, antes da plaquinha você ainda terá uma fonte de tensão contínua (direta). Só não será regulada. Não precisa ser. Quem vai regular será o 78M05 da plaquinha.

Os capacitores são importantes para que a energia tenha uma qualidade suficiente à sensibilidade da plaquinha.

Citação

esta:]

4-0.jpg.e8e5129a3b65b78b9263a0a56267336c.jpg

Já não importa. Leia acima. Deverá funcionar. Boa sorte!

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

A segunda imagem que eu mostrei, tipo ilustração, fora apontada por você. Já estamos na terceira caixa 580. Mas não importa. Elas são todas do mesmo nível, validando minhas opiniões.

Hoje você tem só a madeira, dessa caixa. A eletrônica é outra. Perdemos tempo...

Em todo caso, já temos de concreto o direcionamento sobre o que você pode vir a fazer na fonte que está aí.

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Eu havia pensado por aqui:

subs_lm7805.jpg.080791128b89e2786273a8f6ee201e18.jpg

Pressupondo que o arranjo atual não está problemático. Mas, de fato, eu não sei lhe dizer das implicações sobre a simetria.

Eu preciso encerrar minha participação de hoje. Até outro dia!

@Marcos vinicius Ferreira, sugiro que você crie outro tópico. Algo como:

Fonte simétrica e fonte não-simétrica a partir de um mesmo trafo

• Obrigado 1
Postado
54 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Eu havia pensado por aqui:

subs_lm7805.jpg.080791128b89e2786273a8f6ee201e18.jpg

Pressupondo que o arranjo atual não está problemático. Mas, de fato, eu não sei lhe dizer das implicações sobre a simetria.

Eu preciso encerrar minha participação de hoje. Até outro dia!

@Marcos vinicius Ferreira, sugiro que você crie outro tópico. Algo como:

Fonte simétrica e fonte não-simétrica a partir de um mesmo trafo

Ok

• Membro VIP
Postado
10 horas atrás, Marcos vinicius Ferreira disse:

Era um fio da fonte quase em curto.

Você fala de que?

10 horas atrás, Marcos vinicius Ferreira disse:

Jheb

14f28

ufj546

2051

Esses são os códigos escritos no circuito integrado (A3) à nossa direita?

Citação

ci-plaquinha-decodificadora.jpg.9ffd89e75810058179ab4be7f8ddb899.jpg

O Google não está ajudando...

• Membro VIP
Postado

Está estranho. Nunca vi uma especificação assim. Penso que está errado.

Onde você pegou?

Update

A respeito de simetria e trafo compartilhado, não cheguei a uma resposta, ainda. Mas olhe neste fórum:

Também tem videoaulas sobre fontes simétricas, no YouTube:

Estou sem tempo para estudar isso com você. Basicamente seria analisar gráficos de tensão, corrente e potência, antes e depois da retificação.

Postado
3 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Está estranho. Nunca vi uma especificação assim. Penso que está errado.

Onde você pegou?

Update

Não é da descrição da placa do ML

Observei tudo que você postou mas a única solução pratica seria trocar o l7805 ou retificar como eu fiz lá no desenho e depois cassar uma forma de baixar a tensão ou fazer um duplicador de tensão depois do L7805. Obrrigado por as ajudas ai

17 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Você fala de que?

Ac DC da fonte em curto na parte simetrica

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...