Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, boa tarde ou boa noite.
Então gente, meu PC anda muito quente e eu estou querendo comprar mais coolers por conta disso já que atualmente só uso o cooler box do processador..
Nesse mesmo site, me recomendaram uma Gammax 400 v2, mas eu queria saber se só esse air cooler seria o suficiente para rodar os jogos em uma qualidade alta com uma boa refrigeração.
No caso, se eu preciso comprar fans e se sim, quais?
Meu setup:

RTX 3060 ASUS KO
Ryzen 5 5600x
B450 Aorus M
Cooler Master 650w
2x memória RAM de 3000mhz Geil Orion 8gb
Gabinete Galax Quasar White
HD 1TB
SSD 480GB 

Desde já, agradeço muito!

Postado

@fab.vitor

Se o gabinete não tem fans, o cooler sozinho não vai fazer esse milagre todo.. É bom ter algum ar circulando..

https://www.kabum.com.br/produto/129006/cooler-fan-cooler-master-sickleflow-120mm-led-branco-mfx-b2dn-18npw-r1

Eu tenho 3 desses.. É a versão antiga, sem LED.. Bom fluxo de ar e requer algum controle de rotação, pois é meio barulhento, com rotação maior..

• Curtir 1
Postado

@fab.vitor a questão é que seu gabinete prejudica bastante o fluxo de ar no seu PC. Ele tem a frente fechada, apenas com entrada de ar nas laterais, isso deve atrapalhar a entrada de ar frio para o PC, e vai ainda pior se não usar ventoinhas.

E como foi dito pelo colega acima, não adianta muito colocar um cooler melhor no processador se a temperatura interna no gabinete continuar alta, ele só vai ficar "reciclando" aquele ar quente e nunca vai esfriar com eficiência o processador. As ventoinhas do gabinete servem para remover o excesso de ar quente e adicionar mais ar frio.

Desde que você faça um bom sistema de refrigeração no seu gabinete, o Gammaxx 400 vai dar conta tranquilamente do 5600X, ele é muito superior ao cooler box da AMD, e deve reduzir as temperaturas em no mínimo 15ºC comparado ao cooler box (considerando boas condições de circulação de ar).

Postado

A rotação máxima ideal para uma fan de 120mm é por volta dos 1200 RPM, acima disso o barulho começa a incomodar bastante, principalmente se você tem várias fans no gabinete. A fan indicada chega até 1800 RPM, segundo as especificações, imagino que deve ser insuportável ficar perto, eu já achei bastante incomodo quatro ventoinhas AF120 que chegavam até 1500 RPM. Agora mantenho elas entre 1100-1200 RPM.

Essa ventoinha aqui chega até 1300 RPM, é mais barata e tem um CFM muito bom para a rotação, deveria considera-la também. A desvantagem é a falta de controle via PWM, mas dá pra controlar via tensão na BIOS: https://www.kabum.com.br/produto/104382/cooler-fan-deepcool-xfan-120-120mm-preto-dp-fdc-xf120

Postado
2 minutos atrás, fab.vitor disse:

@GuilhermeGB @RS Faria Em que posição eu teria que colocá-las? Considerando que eu ''coloquei'' o Gammax 400v2 e a parte frontal é fechada?

No seu gabinete você precisaria ter no mínimo duas na frente, puxando ar frio, mais uma atrás tirando o ar quente e um em cima, também tirando o ar quente. É a configuração que eu uso.

20211011_181306.thumb.jpg.7a0ed307d9942713f975181a6737a56c.jpg

Postado
4 minutos atrás, fab.vitor disse:

@GuilhermeGB Mas o meu, na parte frontal é fechado!

Não importa, amigo, todo gabinete tem local para colocar fans na frente. Ele tem abertura nas laterais, apesar de não ser tão eficiente quanto uma frente totalmente aberta, é melhor do que nada. Se for apensar pra tirar o ar quente, coloque apenas uma fan traseira de 120mm ou 140mm (se seu gabinete suportar esse tamanho), mas o desempenho não será tão bom quando um sistema completo de refrigeração.

Postado

@GuilhermeGB O que estou querendo dizer é: tem como colocar sim fans na frente, mas como elas iriam puxar ar frio sendo que é fechado na frente? não tem nem saída e nem entrada de ar na frente, só nas laterais da frente.. não sei se estou sendo claro, mas se puder, pode pesquisar o modelo do gabinete e acho que entenderá..

Postado
5 minutos atrás, fab.vitor disse:

@GuilhermeGB O que estou querendo dizer é: tem como colocar sim fans na frente, mas como elas iriam puxar ar frio sendo que é fechado na frente? não tem nem saída e nem entrada de ar na frente, só nas laterais da frente.. não sei se estou sendo claro, mas se puder, pode pesquisar o modelo do gabinete e acho que entenderá..

Eu já dei uma olhada no seu gabinete, por isso estou dizendo isso. Quem vai ter que confirmar isso é você, mas pelas imagens, entende-se que isso são entradas de ar:

gabinete-gamer-galax-quasar-rgb-mid-tower-vidro-temperado-s-fan-white-s-fonte-gx600-wh_98211.thumb.jpg.5004bddaf36c89554e68b17ad9e095e3.jpggabinete-gamer-galax-quasar-rgb-mid-tower-vidro-temperado-s-fan-white-s-fonte-gx600-wh_98214.thumb.jpg.8c3d7bc295eec3a9a877df7894dac4eb.jpg

Postado
3 minutos atrás, fab.vitor disse:

@GuilhermeGB Entendi, muito obrigado! Mas em questão da falta de controle.. será que a minha placa-mãe tem os ''trem'' lá que é necessário para conectar os 4 fans?

Sua placa só dois conectores para fans do gabinete. Aqui mesmo eu uso todos os quatro num conector só por meio de um HUB FH-04.

https://www.pichau.com.br/controladora-deepcool-fh-04-4xfan-pwm-dp-f04pwm-hub

você pode usar splitter também, se preferir, exemplo:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1925721848-cabo-sleeved-multi-fan-4-cooler-fan-4-pin-splitter-pwm-27cm-_JM

Tem gente que diz que não é bom conectar 4 fans no mesmo conector da placa-mãe, pois muitos são limitados a 1A, e o consumo de 4 fans deve passar de 1A. Mas como eu uso os meus em rotação mais baixa que de fábrica, o consumo também é reduzido.

• 2 semanas depois...
Postado
35 minutos atrás, fab.vitor disse:

@GuilhermeGB Amigo, boa noite, deu pra comprar somente 3.. onde você acha que devo colocar as 3?

Coloque uma na parte de trás e as outras duas na frente. Lembre-se se instalar nas posições corretas, a de trás tirando o ar quente de dentro e as da frente puxando ar frio de fora.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...