Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, pessoal.

Eu tenho um SSD Samsung 970 EVO NVMe M.2 onde já fiz diversas formatações simples, instalações de Windows, etc.

Nesse caminho acredito já ter pegado alguns vírus, reduzido o desempenho do SSD e outros errinhos que cometi (como converter para MBR ou GPT, encriptar e depois não conseguir desencriptar os dados)... Então decidi que quero passar meu SSD a limpo antes de instalar o novo Windows 11 (baixado do site da Microsoft).

Minha placa-mãe é a ASRock B460M-HDV e pela BIOS não consigo liberar essa formatação zero-fill. Já tentei o Secure Erase do software Samsung Magician, o HD Low Level Format, o Hirens Boot CD e nenhum tem permissão para formatar o SSD com o Windows instalado na partição (sim, só tenho esse SSD e a formatação tem que ser através de boot).

Já tentei todas as configurações possíveis na BIOS, já desativei secure boot, fast boot. Não existe modo Legacy ou CSM na BIOS ou qualquer outra configuração que permita a formatação.

Alguém pode me ajudar? O que posso fazer?

• Membro VIP
Postado

E o "diskpart clean" dentro da mídia de instalação do Windows? Tentou? É simples. Tem centenas de tópicos a respeito aqui e em toda a internet. Se quiser zerar toda a área do SSD, "diskpart clean all", como comentado no seu outro tópico:

Postado

@Marcos FRM Como assim dentro da mídia de instalação do Windows? Aquela formatação pela instalação do Windows não é um zero fill. Aquilo ali só tira a primeira linha de comando, mas os arquivos continuam lá dentro. Quero uma formatação pesada, para realmente apagar tudo. O comando "diskpart clean all" formata bem rápido, não acredito que seja uma zero fill também

• Membro VIP
Postado

Inicie pela mídia de instalação do Windows. Depois de selecionar o layout do teclado, pressione Shift+F10 para abrir o prompt de comando. Nele, digite diskpart (sempre pressionando Enter ao final de cada comando). Dentro do diskpart, digite list disk . Confira o número do disco de acordo com o tamanho. Digite select disk X (trocando "X" pelo número do disco). Depois digite clean ou clean all . Quando o comando finalizar, digite exit e fecha a janela do prompt de comando. Prossiga a instalação. Seu SSD estará limpo e a janela posterior, onde selecionamos onde será instalado, dirá que existe apenas "espaço não alocado". Não é requerido criar cada partição manualmente. Se quiser usar o esquema padrão de particionamento, basta deixar marcado "espaço não alocado" e prosseguir. Todo o particionamento será feito automaticamente pelo instalador.

clean apaga (zera) os primeiros e últimos 1 MiB do disco apenas. Isso é o suficiente na maioria dos casos, pois elimina qualquer vestígio de particionamento MBR/GPT. Se você quiser que todo o disco seja escrito com zeros, use clean all .

Como comentado no outro tópico, clean all é, do ponto de vista prático, um secure erase.

• Membro VIP
Postado

A questão é: vale a pena considerando que "diskpart clean all" terá praticamente o mesmo efeito?

Essa GUI do Parted Magic chama por baixo do capô o hdparm ou NVMe (do pacote NVMe-cli); podem ser usados em qualquer distribuição:

http://forum.notebookreview.com/threads/secure-erase-hdds-ssds-sata-NVMe-using-hdparm-NVMe-cli-on-linux.827525/

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!