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Memória não funciona em PC novo


Ir à solução Resolvido por clhard,

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Montei um PC com uma placa-mãe Gigabyte Z591 D, processador i7 11700K, memórias Corsair CMN16GX4M2Z3200C16W (2 x 16GB), SSD M.2 Corsair MP600, Gen 4 4x, 500GB e water cooler Cooler Master, masterliquid ML240L V2. A fonte, Corsair CS-750 e placa de vídeo, Galaxy GTX 980, foram aproveitadas do PC antigo.

Após toda a montagem liguei o PC para fazer a instalação do SO (Windows 10) ele iniciou mas travava na instalação do SO, ou então apresentava msgs de erro na instalação que eu tinha que abortar. Entrava na BIOS e também travava.

Em tempo: As memórias foram instaladas nos slots A1 e B1, por recomendação no manual da placa-mãe, pois os demais (A2 e B2) só são utilizados para instalação de quatro módulos.

Após testar memória por memória em cada um dos dois slots verifiquei que com a memória M1 em qualquer dos dois slots o PC iniciava, mas com a memóría M2 em qualquer um daqueles slots (A1 e B1)  conseguia entrar na BIOS mas travava, ou não iniciava.

Conseguir testar as duas memórias com o programa MemTest86, que resultou positivo (passou no teste) da memória M1 e deu falha na memória M2.

Com esse resultado (capturei os resultados dos teste com o celular) fui a loja e pedi a troca daquele par, no que fui prontamente atendido.

Instalei as memórias trocadas e liguei o PC. Nem sinal de vida, nada de boot ou acesso à BIOS, é como se ele estivesse desligado, apesar de todos os componentes estarem ligados e ativos.

Novamente testei memória por memória nos slots e novamente apenas uma delas funcionou, sendo que com a segunda o PC nem dava boot.

Então fiz a instalação do SO com apenas uma das memórias e assim ficou.

Antes de voltar à loja para reclamar dessas novas memórias levei elas para um técnico que testou com o programa do Windows e ambas funcionaram, tanto em single e dual, com o detalhe que a placa-mãe e o processador eram de 9ª geração.

Diante desse resultado fiz consulta ao suporte da GIGABYTE que apenas me respondeu que a memória não constava da lista das memórias compatíveis...pode isso!

Insisti que a resposta era insuficiente e eles responderam que se uma memória não consta da lista é porque não passou no teste de compatibilidade ou ainda não foi testada, em suma, não resolveu nada.

Então meus amigos, esperando que tenha sido claro nas explicações, pergunto se alguém sabe me dizer o que pode estar acontecendo, ou indicar algum procedimento.

Obrigado!

Postado
40 minutos atrás, clhard disse:

Diante desse resultado fiz consulta ao suporte da GIGABYTE que apenas me respondeu que a memória não constava da lista das memórias compatíveis...pode isso!

Listas tipo QVL não são listas de compatibilidade, são listas para referência que mostram modelos que foram testados. Toda DDR4 é 100% compatível com sua MB, exceto as SODIMM ou ECC.

40 minutos atrás, clhard disse:

Em tempo: As memórias foram instaladas nos slots A1 e B1, por recomendação no manual da placa-mãe, pois os demais (A2 e B2) só são utilizados para instalação de quatro módulos.

Estranho isso. Pela topologia de memórias atual o normal seria A2 e B2, isso datando desde DDR3. 

 

40 minutos atrás, clhard disse:

Gigabyte Z591 D

Presumo que seja a Z590 D? Se for, então no manual explicita claramente:

image.png.a2e59bb8b6914e697d1be689ef3f5dd9.png

Ou seja, o correto seria popular o slot A2 e o B2 para o uso de apenas dois módulos.

40 minutos atrás, clhard disse:

Conseguir testar as duas memórias com o programa MemTest86, que resultou positivo (passou no teste) da memória M1 e deu falha na memória M2.

Isso significa que uma memória está morta, normal. Lembrando que memórias não suportam impacto, então uma pequena queda pode matá-las, seja no manuseio ou no transporte.

40 minutos atrás, clhard disse:

memórias Corsair CMN16GX4M2Z3200C16W

Aproveitando para avisar, não só não precisa constar a memória no QVL, mas elas também não precisam ser adquiridas em kits/pares. Fora do Brasil esses kits servem para reduzir o preço das memórias, mas aqui é o único lugar que só serve para encarecê-las. Seja como for, comprar duas separadas ou juntas é exatamente a mesma coisa. Te garanto que não há qualquer tipo de paridade especial ou mágica no fato de que dois produtos vieram na mesma embalagem por mais que alguma pessoa biruta tenha lhe dito o contrário.

40 minutos atrás, clhard disse:

Novamente testei memória por memória nos slots e novamente apenas uma delas funcionou, sendo que com a segunda o PC nem dava boot.

Você testou essa segunda memória em outro slot?

40 minutos atrás, clhard disse:

Antes de voltar à loja para reclamar dessas novas memórias levei elas para um técnico que testou com o programa do Windows e ambas funcionaram, tanto em single e dual, com o detalhe que a placa-mãe e o processador eram de 9ª geração.

Engraçado técnico testar com o programa do windows, que é mestre em dar falsos resultados, mas ok. 

40 minutos atrás, clhard disse:

Insisti que a resposta era insuficiente e eles responderam que se uma memória não consta da lista é porque não passou no teste de compatibilidade ou ainda não foi testada, em suma, não resolveu nada.

Então meus amigos, esperando que tenha sido claro nas explicações, pergunto se alguém sabe me dizer o que pode estar acontecendo, ou indicar algum procedimento.

Se eu ouvisse isso do representante da Gigabyte eu quebraria o pau MUITO. Afinal na QVL se lê claramente: • Memory modules listed as above is for reference only. Due to massive memory models in market, we can only verify some of them.

Então aparentemente o representante não sabe ler ou não aprendeu nada sobre o que a marca vende, pois fora do Brasil é muito comum você questionar isso com os representantes e eles te corrigirem como no texto da QVL, que isso é apenas lista de referência.

 

Agora vamos tentar solucionar seu problema.

Primeiramente faça um reset de BIOS usando o jumper CLR_CMOS da placa-mãe por pelo menos 40 segundos. O reset prolongado é uma mandinga minha, mas já salvei muita placa-mãe que outros técnicos classificaram como "morta" dessa maneira. Faça o procedimento com o PC desconectado da tomada SEMPRE. Depois disso, limpe os dois slots de memória com uma escovinha, se possível embebida em isopropanol. Faça isso com a MB de pé, ainda dentro do gabinete, para que qualquer sujeira caia caso esteja alojada no slot. Espere o isopropanol secar 3 minutos e instale as memórias com a MB DEITADA, pois isso garantirá encaixe correto. Observe as laterais das memórias se todos os contatos estão inseridos até o fim e nivelados de ponta a ponta de cada módulo. Se estiver tudo OK, ligue o PC e veja se funciona. Se não funcionar, entre no Windows, baixe o @BIOS no site da Gigabyte, instale, rode, atualize sua BIOS por ele, tente novamente o que citei. 

 

Se MESMO assim não funcionar, reassente seu processador observando se há algum pino torto no socket ou sujo/escurecido no processador. Se houver algum curto ou pino amassado, o segundo canal pode ficar comprometido. Um teste secundário seria usar ambas as memórias no mesmo canal (A1 e A2 ou B1 e B2), comprovando se é problema na memória ou na MB, apesar de que o processador você só teria certeza testando em outra MB.

 

Ps.: O programa Memtest86 detectou que uma memória está com falha. Isso pode ser por que veio morta ou por que a placa-mãe/processador a matou. Já vi acontecer exatamente a mesma coisa. Um processador em curto matava memórias justamente da corsair. Por sinal descobri que eram memórias de um certo lote da Corsair que tinham esse problema e desde então não comprei mais corsair, apesar de ser uma das marcas que mais comprei até então. Foi um período longo de dor de cabeça e um cliente extremamente insatisfeito, então eu realmente prefiro não arriscar novamente, especialmente depois de ter visto que o problema estava no lote e que o mesmo ocorreu com lotes de fontes no ano seguinte.

A despeito de tudo isso, se fosse você solicitaria a troca dessas memórias por de outra marca/modelo na loja onde comprou, ou a devolução com reembolso. Marcas que recomendo são G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e Adata/XPG (sim, ainda indico corsair, só não compro mais, sou rancoroso). 

Se outras memórias apresentarem o mesmo problema, aí sua placa-mãe ou CPU precisará ser trocada, o problema é como saber sem ter outros para testar.

 

Lembrando, testes de memórias devem sempre ser feitos com o memtest86, carregando na inicialização do PC via pendrive, com apenas um módulo instalado por vez. É muito comum haver alguma instabilidade de sistema e o teste falhar por que as duas memórias estão instaladas juntas e a MB não conseguiu manter ou o DC ou o XMP.

 

Ps.2: Estava passando o olho na QVL antes de fechar a página da MB e vi lá que até nela a instrução é para o uso dos slots A2 e B2. Como disse, esta é a topologia atual de memórias e vi poucas MBs que tiveram topologia revisada nos últimos anos, mas mesmo elas ainda usam essa mesma configuração, pois é mais fácil para o usuário instalar as memórias quando não teve a preocupação de fazê-lo antes de instalar o cooler, fora que alguns nem tem a experiência (ou competência) para entender que a ventoinha do cooler de torre sai justamente para facilitar isso.

Postado
4 horas atrás, WOZ Dods disse:

Listas tipo QVL não são listas de compatibilidade, são listas para referência que mostram modelos que foram testados. Toda DDR4 é 100% compatível com sua MB, exceto as SODIMM ou ECC.

Entendi, então teoricamente elas teriam que funcionar

4 horas atrás, WOZ Dods disse:

Estranho isso. Pela topologia de memórias atual o normal seria A2 e B2, isso datando desde DDR3.

Você está certo, houve um equívoco da minha parte, citei A1 e B1 quando deveria ter citado A2 e B2, onde de fato foram colocas as memórias.

4 horas atrás, WOZ Dods disse:

Presumo que seja a Z590 D? Se for, então no manual explicita claramente:

image.png.a2e59bb8b6914e697d1be689ef3f5dd9.png

Ou seja, o correto seria popular o slot A2 e o B2 para o uso de apenas dois módulos.

Sim, é a Z590 D...mais um equívoco meu...e novamente confirmando A2 e B2...como está no manual

4 horas atrás, WOZ Dods disse:

Isso significa que uma memória está morta, normal. Lembrando que memórias não suportam impacto, então uma pequena queda pode matá-las, seja no manuseio ou no transporte.

Quer dizer que perdi a memória!!!!...ai meu Deus!!!

Não houve impacto e nem queda...tive o maior cuidado na instalação

4 horas atrás, WOZ Dods disse:

Aproveitando para avisar, não só não precisa constar a memória no QVL, mas elas também não precisam ser adquiridas em kits/pares. Fora do Brasil esses kits servem para reduzir o preço das memórias, mas aqui é o único lugar que só serve para encarecê-las. Seja como for, comprar duas separadas ou juntas é exatamente a mesma coisa. Te garanto que não há qualquer tipo de paridade especial ou mágica no fato de que dois produtos vieram na mesma embalagem por mais que alguma pessoa biruta tenha lhe dito o contrário.

Bom saber disso amigo, obrigado.

Agora onde está, se é que existe, um Órgão público que regulamente e obrigue as empresas a esclarecer isso...só lá fora mesmo né

4 horas atrás, WOZ Dods disse:

Você testou essa segunda memória em outro slot?

Sim, testei nos slots A2 e B2...agora falei certo...rs

4 horas atrás, WOZ Dods disse:

Engraçado técnico testar com o programa do windows, que é mestre em dar falsos resultados, mas ok.

novamente bom saber disso...👍

4 horas atrás, WOZ Dods disse:

Se eu ouvisse isso do representante da Gigabyte eu quebraria o pau MUITO. Afinal na QVL se lê claramente: • Memory modules listed as above is for reference only. Due to massive memory models in market, we can only verify some of them.

Então aparentemente o representante não sabe ler ou não aprendeu nada sobre o que a marca vende, pois fora do Brasil é muito comum você questionar isso com os representantes e eles te corrigirem como no texto da QVL, que isso é apenas lista de referência.

e era o SUPORTE da Gigabyte heim!!!...acho que por isso fiz uma avaliação ruim do atendimento

4 horas atrás, WOZ Dods disse:

Agora vamos tentar solucionar seu problema.

Primeiramente faça um reset de BIOS usando o jumper CLR_CMOS da placa-mãe por pelo menos 40 segundos. O reset prolongado é uma mandinga minha, mas já salvei muita placa-mãe que outros técnicos classificaram como "morta" dessa maneira. Faça o procedimento com o PC desconectado da tomada SEMPRE. Depois disso, limpe os dois slots de memória com uma escovinha, se possível embebida em isopropanol. Faça isso com a MB de pé, ainda dentro do gabinete, para que qualquer sujeira caia caso esteja alojada no slot. Espere o isopropanol secar 3 minutos e instale as memórias com a MB DEITADA, pois isso garantirá encaixe correto. Observe as laterais das memórias se todos os contatos estão inseridos até o fim e nivelados de ponta a ponta de cada módulo. Se estiver tudo OK, ligue o PC e veja se funciona. Se não funcionar, entre no Windows, baixe o @BIOS no site da Gigabyte, instale, rode, atualize sua BIOS por ele, tente novamente o que citei. 

A placa é nova, comprei junto com o resto. minbha pergunta é: Se eu fizer o reset da BIOS ou sua atualização eu perco a garantia?

Quantos aos demais procedimentos entendi perfeitamente.

4 horas atrás, WOZ Dods disse:

Se MESMO assim não funcionar, reassente seu processador observando se há algum pino torto no socket ou sujo/escurecido no processador. Se houver algum curto ou pino amassado, o segundo canal pode ficar comprometido. Um teste secundário seria usar ambas as memórias no mesmo canal (A1 e A2 ou B1 e B2), comprovando se é problema na memória ou na MB, apesar de que o processador você só teria certeza testando em outra MB.

OK, entendido!

4 horas atrás, WOZ Dods disse:

Ps.: O programa Memtest86 detectou que uma memória está com falha. Isso pode ser por que veio morta ou por que a placa-mãe/processador a matou. Já vi acontecer exatamente a mesma coisa. Um processador em curto matava memórias justamente da corsair. Por sinal descobri que eram memórias de um certo lote da Corsair que tinham esse problema e desde então não comprei mais corsair, apesar de ser uma das marcas que mais comprei até então. Foi um período longo de dor de cabeça e um cliente extremamente insatisfeito, então eu realmente prefiro não arriscar novamente, especialmente depois de ter visto que o problema estava no lote e que o mesmo ocorreu com lotes de fontes no ano seguinte.

Caramba...só espero que não seja isso o caso da minha

4 horas atrás, WOZ Dods disse:

A despeito de tudo isso, se fosse você solicitaria a troca dessas memórias por de outra marca/modelo na loja onde comprou, ou a devolução com reembolso. Marcas que recomendo são G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e Adata/XPG (sim, ainda indico corsair, só não compro mais, sou rancoroso). 

Sim, vou tentar os procedimentos que você orientou e caso não funcione vou solicitar a troca.

4 horas atrás, WOZ Dods disse:

Se outras memórias apresentarem o mesmo problema, aí sua placa-mãe ou CPU precisará ser trocada, o problema é como saber sem ter outros para testar.

Realmente, mas eu tentarei fazer o RMA relatando os problemas, e se eles não detectarem defeito eu pago o frete de volta...paciência...rs

4 horas atrás, WOZ Dods disse:

Lembrando, testes de memórias devem sempre ser feitos com o memtest86, carregando na inicialização do PC via pendrive, com apenas um módulo instalado por vez. É muito comum haver alguma instabilidade de sistema e o teste falhar por que as duas memórias estão instaladas juntas e a MB não conseguiu manter ou o DC ou o XMP.

Sim, foi exatamente como eu fiz...inicializando via pendrive...e testando um módulo de cada vez

4 horas atrás, WOZ Dods disse:

Ps.2: Estava passando o olho na QVL antes de fechar a página da MB e vi lá que até nela a instrução é para o uso dos slots A2 e B2. Como disse, esta é a topologia atual de memórias e vi poucas MBs que tiveram topologia revisada nos últimos anos, mas mesmo elas ainda usam essa mesma configuração, pois é mais fácil para o usuário instalar as memórias quando não teve a preocupação de fazê-lo antes de instalar o cooler, fora que alguns nem tem a experiência (ou competência) para entender que a ventoinha do cooler de torre sai justamente para facilitar isso.

perfeito!!!

4 horas atrás, WOZ Dods disse:

Engraçado técnico testar com o programa do windows, que é mestre em dar falsos resultados, mas ok. 

Voltando a esse assunto, independente do teste dar falsos resultados, há que se destacar que a memória que possivelmente está com problema funcionou no PC usado no teste, pois com ela o windows iniciou e ele entrou no app de teste. Então pode-se concluir que ela não estaria com defeito?

O PC usado para no teste tinha um processador i3 9100 e a placa-mãe H310M-E  R2.0/BR (informação passada pelo técnico).

Por fim agradeço por seus esclarecimentos e orientação...aliás foi uma aula..😀

Postado
Em 15/10/2021 às 17:51, clhard disse:

Entendi, então teoricamente elas teriam que funcionar

Se estiverem saudáveis e a placa-mãe também, sim.

Em 15/10/2021 às 17:51, clhard disse:

Quer dizer que perdi a memória!!!!...ai meu Deus!!!

Não houve impacto e nem queda...tive o maior cuidado na instalação

Se deu erro no teste, provavelmente está morta. Outras coisas que podem causar erro são memória mal encaixada ou configuração de BIOS errada.

Em 15/10/2021 às 17:51, clhard disse:

Bom saber disso amigo, obrigado.

Agora onde está, se é que existe, um Órgão público que regulamente e obrigue as empresas a esclarecer isso...só lá fora mesmo né

Não sei se é a questão tributária, baixa demanda ou simplesmente uma pratica comum dos lojistas, mas é o normal do nosso mercado já faz muito tempo. Ocasionalmente vemos promoções onde vale mais a pena comprar o kit, mas isso é bem mais raro do que promoções de pentes avulsos.

Em 15/10/2021 às 17:51, clhard disse:

A placa é nova, comprei junto com o resto. minbha pergunta é: Se eu fizer o reset da BIOS ou sua atualização eu perco a garantia?

Quantos aos demais procedimentos entendi perfeitamente.

Reset de BIOS é procedimento de configuração padrão. Tem que ser feito em diversas circunstâncias e o fabricante destina um circuito próprio só pra isso desde sempre. Nem o reset nem o update violarão sua garantia, a menos que você erre ao fazê-lo, o que caracterizaria mal uso. 

Em 15/10/2021 às 17:51, clhard disse:

Realmente, mas eu tentarei fazer o RMA relatando os problemas, e se eles não detectarem defeito eu pago o frete de volta...paciência...rs

Se realmente apresentou problema em outro computador, então vai apresentar no deles também. Lembrando, que para testes deve-se sempre fazer o reset de BIOS antes de começar, pois uma configuração errada por causar erros nos testes e acusar um falso positivo.

Em 15/10/2021 às 17:51, clhard disse:

Voltando a esse assunto, independente do teste dar falsos resultados, há que se destacar que a memória que possivelmente está com problema funcionou no PC usado no teste, pois com ela o windows iniciou e ele entrou no app de teste. Então pode-se concluir que ela não estaria com defeito?

O PC usado para no teste tinha um processador i3 9100 e a placa-mãe H310M-E  R2.0/BR (informação passada pelo técnico).

Por fim agradeço por seus esclarecimentos e orientação...aliás foi uma aula..😀

Memórias podem "funcionar" até serem preenchidas ao ponto onde o defeito está. Como internamente elas tem bancos que vão sendo preenchidos durante o uso, há circunstâncias onde você só verá a falha em testes ou durante uso intenso do computador. No geral se você instalar a memória sozinha e ela não passar no teste, então você deve repetir o teste em outro slot após outro reset de BIOS para se certificar de que realmente está com defeito. Confirmado o erro, é problema na memória com certeza, especialmente se outra memória passar no teste.

 

Seu maior problema será aguardar o RMA, que pode demorar e é provável que o representante solicite o envio de ambas as memórias se tiverem sido compradas em kit. Esclareça ao atendente que você não deseja deixar o PC parado e não tem outros módulos para usar e veja qual solução eles propõe. Afinal, deixar o cliente insatisfeito não deveria ser do interesse deles. 

Postado
Em 18/10/2021 às 07:20, WOZ Dods disse:

Se estiverem saudáveis e a placa-mãe também, sim.

Se deu erro no teste, provavelmente está morta. Outras coisas que podem causar erro são memória mal encaixada ou configuração de BIOS errada.

Não sei se é a questão tributária, baixa demanda ou simplesmente uma pratica comum dos lojistas, mas é o normal do nosso mercado já faz muito tempo. Ocasionalmente vemos promoções onde vale mais a pena comprar o kit, mas isso é bem mais raro do que promoções de pentes avulsos.

Reset de BIOS é procedimento de configuração padrão. Tem que ser feito em diversas circunstâncias e o fabricante destina um circuito próprio só pra isso desde sempre. Nem o reset nem o update violarão sua garantia, a menos que você erre ao fazê-lo, o que caracterizaria mal uso. 

Se realmente apresentou problema em outro computador, então vai apresentar no deles também. Lembrando, que para testes deve-se sempre fazer o reset de BIOS antes de começar, pois uma configuração errada por causar erros nos testes e acusar um falso positivo.

Memórias podem "funcionar" até serem preenchidas ao ponto onde o defeito está. Como internamente elas tem bancos que vão sendo preenchidos durante o uso, há circunstâncias onde você só verá a falha em testes ou durante uso intenso do computador. No geral se você instalar a memória sozinha e ela não passar no teste, então você deve repetir o teste em outro slot após outro reset de BIOS para se certificar de que realmente está com defeito. Confirmado o erro, é problema na memória com certeza, especialmente se outra memória passar no teste.

 

Seu maior problema será aguardar o RMA, que pode demorar e é provável que o representante solicite o envio de ambas as memórias se tiverem sido compradas em kit. Esclareça ao atendente que você não deseja deixar o PC parado e não tem outros módulos para usar e veja qual solução eles propõe. Afinal, deixar o cliente insatisfeito não deveria ser do interesse deles. 

Caro WOZ Dods, fiz o reset da BIOS, limpei os slots das memórias, veifiquei os pinos do processador...tudo conforme você indicou e nada, ou seja apenas uma das memórias funciona (nos dois slots).

Não consegui atualizar a BIOS, pois o aplicativo @BIOS não funcionou...deu um erro que não carregou a dll FBIOS.dll. Aliás nem o DVD que veio na caixa funciona, não consegui atualizar os drivers pelo Xpress Install (executei o run.exe o programa inicia mas não carrega as opções) então tive que baixar pelo site da Gigabyte e instalar manualmente.

Porém consegui levar as memórias pra testar no PC de um amigo. Resultando no mesmo problema (só uma das memórias funcionou). Testei as memórias dele (Gskill F4-2666C15D-16GVR, 2x8GB) na minha placa e elas funcionaram, em dual e single.

Então posso deduzir que o problema é mesmo de uma das minhas memórias?

  • Curtir 1
Postado
40 minutos atrás, clhard disse:

Então posso deduzir que o problema é mesmo de uma das minhas memórias?

Se testou outras e funcionou normalmente, agora sim dá para ter certeza de que o problema está nas memórias. Resta acionar a garantia e trocar.

  • Solução
Postado
12 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Se testou outras e funcionou normalmente, agora sim dá para ter certeza de que o problema está nas memórias. Resta acionar a garantia e trocar.

Perfeito!!!!...muito obrigado novamente

  • Curtir 1
Postado
Em 19/10/2021 às 13:16, WOZ Dods disse:

Se testou outras e funcionou normalmente, agora sim dá para ter certeza de que o problema está nas memórias. Resta acionar a garantia e trocar.

Caro WOZ Dods,

Levei as memórias na loja, eles testaram e confirmaram que uma delas realmente estava com defeito...Trocaram por outras...já instalei...tá funcionando...deu tudo certo!!!!!🙏

  • Curtir 1

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