Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, galera. Preciso da ajuda de vocês para fazer um upgrade no meu processador. Estou tendo gargalos de processador em diversos jogos como Path of Exile e New World.

Minha configuração atual:

Placa-Mãe Gigabyte Z370M Aorus Gaming, Intel LGA 1151, mATX, DDR4

Processador Intel Core i5-9600KF Coffee Lake Refresh, Cache 9MB, 3.7GHz (4.6GHz Max Turbo), LGA 1151, Sem Vídeo - BX80684I59600KF

2 x Memória Crucial Ballistix Sport AT Gray 8GB, 2666MHz, DDR4, - BLS8G4D26BFSTK

Placa de Vídeo EVGA NVIDIA GeForce RTX 2070 XC Ultra Gaming 8GB, GDDR6 - 08G-P4-2173-KR

SSD Corsair Force Series MP510, 480GB, M.2 NVMe, Leitura 3480MB/s, Gravação 2000MB/s - CSSD-F480GBMP510

Fonte EVGA 600W 80 Plus White 100-W1-0600-K

Eu sei que provavelmente eu devo ter que trocar a placa-mãe também para um novo processador. Não sei se vou precisar de novas memórias. Gostaria também de comprar um water cooler. Meu orçamento é em torno de 5 mil reais. 

Preciso de indicação para essas peças.

Agradeço desde já a ajuda de todos vocês. Obrigado!

Postado
7 minutos atrás, Danilo Trovathor disse:

Boa tarde, galera. Preciso da ajuda de vocês para fazer um upgrade no meu processador. Estou tendo gargalos de processador em diversos jogos como Path of Exile e New World.

Em que configuração (qualidade gráfica e resolução) está rodando os jogos e a quantos FPS?

Postado

Olha se o seu problema e apenas gargalos do processador, talvez não seja necessário a troca da placa-mãe apenas do processador, se você acha esse processador bom, compre um novo apenas.

Postado
14 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Em que configuração (qualidade gráfica e resolução) está rodando os jogos e a quantos FPS?

New World estou rodando no mínimo e na guerra o jogo fica 30 FPS.

Path of Exile eu rodo no médio e com muitos bichos e muita renderização a queda é bem grande, chega a uns 15 fps. Mas normalmente fica 144 fps.

5 minutos atrás, Tortheon disse:

Olha se o seu problema e apenas gargalos do processador, talvez não seja necessário a troca da placa-mãe apenas do processador, se você acha esse processador bom, compre um novo apenas.

O problema é que eu não sei qual processador comprar. Será que um Intel Core i7-9700K é melhor que um Ryzen 5 5600x? Eu preciso de um processador realmente bom, não queria me prender a compatibilidade e me frustar novamente. Claro que se existir um processador melhor que o Ryzen 5 5600x e que funcione na minha placa-mãe ficarei feliz.

Postado
2 minutos atrás, Danilo Trovathor disse:

Path of Exile eu rodo no médio e com muitos bichos e muita renderização a queda é bem grande, chega a uns 15 fps. Mas normalmente fica 144 fps.

O New World é um jogo que ainda sofre com problemas de otimização, um processador melhor provavelmente não deve ajudar. O Path of Exile eu não conheço sobre seu desempenho. De qualquer forma, se você comparar seu 9600KF lado a lado com processadores mais recentes na maioria dos jogos atuais, verá que a diferença é mínima, logo sua troca será investimento perdido.

Só lembrando que os jogos atuais não possuem otimização pra usar todos os threads desses processadores com 12, 16, 24 threads, logo investir num processador com mais threads agora não fará diferença nenhuma em jogos.

Postado
12 minutos atrás, Danilo Trovathor disse:

O problema é que eu não sei qual processador comprar. Será que um Intel Core i7-9700K é melhor que um Ryzen 5 5600x? Eu preciso de um processador realmente bom, não queria me prender a compatibilidade e me frustar novamente. Claro que se existir um processador melhor que o Ryzen 5 5600x e que funcione na minha placa-mãe ficarei feliz.

Eu entendo, a única coisa que você vai precisar checar e se o socket vai está de acordo com a CPU que você quer colocar, se você comprar um de LGA diferente vai precisar trocar a placa-mãe ocasionando um gasto maior.. e como o outro amigo citou, a diferença é mínima porque o seu cpu já é bom, então querer trocar por outro seria acho um tanto qnt desnecessário.

Postado
4 horas atrás, Flávio Pedroza disse:

E melhor investigar melhor a causa do problema primeiro. Monitore a porcentagem de uso do CPU e GPU e as temperaturas quando joga.

A temperatura da CPU fica em 70 graus na maior parte do tempo quando bem exigida. GPU não passa de 65. O uso da CPU fica quase sempre em 100%, GPU em torno de 40%.

Postado
3 horas atrás, Danilo Trovathor disse:

A temperatura da CPU fica em 70 graus na maior parte do tempo quando bem exigida. GPU não passa de 65. O uso da CPU fica quase sempre em 100%, GPU em torno de 40%.

Aparentemente há gargalo na CPU...Mas se colocar tudo no low realmente a GPU fica ociosa.

No entanto, nesse video com o Ryzen 5600X, o uso de GPU fica em 90% e a CPU em 40%:

Postado

Acredito que vale a pena esperar um pouco para ver no que vai das as novas gerações de processadores que estão vindo e também as memórias DDR5. 

Além desses 5K, você ainda consegue vender seu kit de processador, placa-mãe e memórias para ajudar a pegar outro kit com desempenho melhor. A nova geração vai chegar com um valor salgado, com ênfase nas memórias. Entretanto se o ganho de desempenho não te agradar, as gerações anteriores vão estar com um preço melhor do que o atual.

Postado

Essa temperatura você está medindo como?

https://www.cpuid.com/downloads/hwmonitor/hwmonitor_1.44.exe

Baixe o Hw monitor, deixe ele aberto, minimize, entre nos jogos, use bastante, faça dar os problemas, depois feche o jogo e reabra o hwmonitor que está minimizado.

Bata os prints onde mostra as temperaturas e frequências do seu processador, role até no fim, mostra as temperaturas também da sua placa de vídeo, cole as prints aqui, ai vamos ter um parecer da sua maquina e vamos dizer sem ''achismos'' pra tentar te ajudar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!