Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos!

Estou enfrentando alguns problemas com meu PC recém montado. De tanto futucar por aí cheguei a pegar um testador de fonte pra verificar se descubro a razão do meu problema aqui. Estarei fazendo o teste e de olho no PG (Power Good) que é onde está a suspeita, mas também gostaria de informações acerca de valores normais para saber se minha fonte passa no teste.
A fonte é uma Superflower Leadex III 750w

Como disse, o Power Good é o que vou olhar de cara, mas vou avaliar os demais valores para
-12V
+12v2
5VSB
+5V
+12v1
+3.3V

Quais seriam os valores de referência pra esses parâmetros?

Desde já agradeço!

Postado

@RS Faria Fala, brow!

O PC funciona super de boa sem nenhum tipo de problema. Mas AS VEZES quando desligo ele, ao ligar ele só dá uma giradinha leve nas fans, chega a piscar a luz da interface de áudio que tenho (scarlett solo 3rd gen) e apaga tudo. Depois disso não liga de jeito nenhum a n ser que EU TIRE DA TOMADA E COLOQUE DE VOLTA.
Achando uma parada bem estranha, mas como tá tudo na garantia vim perguntar porque se for o caso é melhor ver isso logo. Eu já olhei tudo e n vi nada estufado, nenhum capacitor nem nada. Eu o montei e tb n tive nenhum problema durante a instalação. 

Superflower leadex III 750. Tudo novinho, Ryzen 5600x, RTX 3060ti e uma msi mpg b550 gaming.

O lance é esse mistério aí....

você saberia dizer o parâmetro normal pro PG tb?

Postado

@KBorealis

Tive de olhar na Internet, mas seria 5V.. Mas é estranho isso de ligar bem uma vez e depois, não ligar mais..

Esse sintoma de ligar rapidinho e desligar é comum em PCs com algo em curto ou que teve superaquecimento.. Pois tem proteção pra ambos os casos.. E tirar a fonte da tomada, não resolveria nenhum desses casos.. 

Esse PC no seu perfil, tem ele ainda?? Seria bom testar outra fonte aí.. Se é que o problema é ela..

Postado

@RS Faria bro, o resultado do PG vai ser em milissegundos porque é uma latência. Só que não sei o valor normal pra minha fonte.

Cara, tenho o PC antigo, mas vou testar a fonte daqui a pouco pra ver o PG. Sim, é estranho, né? Eu suspeito da placa-mãe e cheguei a suspeitar de curto, mas já abri o PC e reconectei tudo dezenas de vezes.

Realmente o PC fica 100% tirando esse incoveniente. Pensei que pudesse ser curto do gabinete na placa-mãe, mas não identifiquei nenhuma área de contato impróprio.

A ideia do PG é que, segundo eu li, ele mostra o atraso que a fonte leva pra dar o "ok" pro sistema e assim ligar o CPU. Se esse "Ok" demora a chegar ele suspende a ligação e retorna o CPU ao estado anterior (desligado).

Isso é uma teoria, mas faz sentido, né? Vi em fórum na gringa, mas no fórum não é mencionado o valor adequado pro PG. Mas decidi tentar, o testador não é caro.

Quanto a tentar a outra fonte, depois do teste eu vou ver sim, mas como falei, o PC tá numa boa e liga quase sempre de segunda (no máximo terceira) depois de tirar e colocar na tomada. Por isso e pelo fato de eu ter 8 fans no gabinete eu não tento com a cx 650 por medo de não aguentar. Mas farei de o teste da fonte mostrar algo...

Postado

@KBorealis

Tinha olhado só a questão da tensão, não olhei o tempo.. E seria isso mesmo que mencionou: sinal da fonte pra placa-mãe, que ela tá pronta pra funcionar..

É um sinal de 5V, que deve aparecer entre 100 e 500 ms, após a fonte ser ligada.. Pelo que vi devia ser constante, não variar..

Mas, teste com a CX.. Pra esse fim, só teste de BOOT e tal, ela é mais que o bastante pra isso..

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!