Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala pessoa beleza, então tenho algumas dúvidas em relação as memórias , eu queria fazer um upgrade no PC e colocar umas memórias mais rápidas. A minha dúvida é

o seguinte, a placa-mãe e o processador pode limitar as velocidades delas? caso eu pegue (2x) Memórias de 16gb, 3200Mhz ou 3600Mhz ?

No meu caso a placa-mãe só tem dois slots de memória, e tmb como eu trabalho com programas muito pesados, tem hora que as minhas memórias não estão dando conta.

alguém da um help ai, e me explica por gentileza, sei tmb que tem o X.M.P, mais sou muito leigo nisso.

----------- CONFIG DO PC --------

Processador Intel Core i5-10400F, Cache 12MB, 2.9GHz (4.3GHz Max Turbo), LGA 1200

(2x) Memória Husky Gaming, 8GB, 2666Mhz, DDR4, CL19

Placa-Mãe ASUS EX-B460M-V5

Placa de Vídeo MSI NVIDIA GeForce GTX 1650 D6 Ventus XS 4G OC, 4GB, GDDR6

Fonte Gigabyte GP-P550B 550W, 80 Plus Bronze

Postado

@Kohari E no meu caso, estou com uma i3 9100F, ASUS B360 TUF GAMING/BR,

2x8 2666mhz, eu tava com elas em overclock a 3200mhz, só que parou de dar video, removi elas, coloquei novamente e deu video, só que elas ficaram com a frequencia 2400mhz, e fui la e subi a frequencia para 3000mhz e novamente não deu video, tive q retirar e colocar dnv pra da video e elas agr estão com 2400mhz, o que pode ser? devo trocar?

Postado

@Lucas Martin Silva pode sim, de 2 formas: a limitação do barramento e a limitação da capacidade do chipset lidar com frequências altas. Alguns chipsets e processadores são limitados de fábrica a trabalhar com alguma frequência. Por exemplo, o Core i3 9100 trabalha com memórias de até 2400mhz. O i5 9400 lida com até 2666. Essa é a limitação de fábrica. Contudo, processadores e chipsets de placa-mãe mais caros conseguem lidar com frequências maiores, principalmente aqueles que tem o clock destravado (na intel é a série K). Nesses casos, você precisa ler as informações do processador e do chipset para ver até quanto eles lidam. Ainda assim, não é garantia que vão conseguir lidar com a velocidade que você quer.

Cada chipset e processador é único e tem desempenho diferente de outro do mesmo modelo. Dois Core i7 9700k aguentam velocidades máximas diferentes, mesmo sendo o mesmo modelo. Aí é questão de você testar e ver até onde aguentam. Contudo, velocidade de memória não é algo que faça uma diferença muito grande no desempenho geral. Se você conseguir colocar a 3600 ou 3200, mantendo o XMP, já está ótimo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!